Certificado ISO 27001

Como o design de experiência do usuário tem ajudado nas áreas da saúde

Como o design de experiência do usuário tem ajudado nas áreas da saúde
Segundo Jakob Nielsen e Dom Norman, design de experiência é "a experiência do usuário abrange todos os aspectos da interação do usuário final com a empresa, seus serviços e seus produtos” (2009).
Sumário

Segundo Jakob Nielsen e Dom Norman, design de experiência é “a experiência do usuário abrange todos os aspectos da interação do usuário final com a empresa, seus serviços e seus produtos” (2009).

Na área da saúde, muitas soluções para clínicas, hospitais, equipamentos e até mesmo fluxos de funcionamento foram criados e desenvolvidos a partir de diversas metodologias e processos envolvendo o design de experiência do usuário. Uma das métricas do UX Design é o design centrado no usuário, que busca suprir todas as necessidades de um usuário, tendo-o sempre como o centro para a criação de todas as funcionalidades e fluxos de usabilidade.

Como o design de experiência vem ajudando na oftalmologia?

Sendo o primeiro produto voltado para instituições de oftalmologia na América Latina, o Eyecare BI combina o design de experiência do usuário com o design de interface e diversos processos de usabilidade, garantindo que ao fim de tudo, o usuário que utiliza a plataforma, neste caso, o(a) profissional oftalmologista e seu time, estejam satisfeitos e felizes em usar o produto, além de ter seu tempo de trabalho otimizado e todos os dados organizados.

As etapas para desenvolver uma boa experiência do usuário começam sempre de um problema ou necessidade. Neste caso, a necessidade do oftalmologista era possuir um sistema que pudesse otimizar o tempo no dia a dia através de funcionalidades como preenchimento de prontuário, históricos de consultas e exames, agenda digital da instituição, financeiro e estoque e que, ao mesmo tempo, conseguisse agregar qualidade e segurança ao seu atendimento, bem como conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e o sigilo médico.

O UX Design mapeia toda a problemática e entrega a solução necessária para ter um usuário satisfeito no final. Um dos processos mais simples e eficazes é o “Golden Circle”, utilizado também dentro do UX Design, que nos traz o entendimento e a possível solução do problema com apenas três perguntas: Why? What? and How?,  Por que? O que? e Como? Essas três perguntas auxiliam na descoberta do problema e entregam um entendimento maior do usuário com a funcionalidade:

Entender a problemática (Why)

  • Por qual motivo o usuário necessita dessa funcionalidade?
  • Por que esse problema existe?
  • Qual dor essa solução irá resolver?

O que será feito (What)

  • Quais requisitos essa funcionalidade necessita para suprir as necessidades?
Porque como o que

Como o problema será resolvido (How)

  • Como iremos resolver esse problema?
  • Como juntamos todos os requisitos para uma única solução?

Depois que o protótipo é criado, entram as fases de teste de usabilidade, onde garantimos que a solução funciona e entrega o que o usuário necessita, ou seja, soluciona a dor que foi proposta e resolve o problema a fundo.

Tudo isso alinhado ao Design Thinking, que se concentra na empatia com o usuário. Ou seja, entende suas limitações, suas dores e as converte em benefícios e soluções eficazes que trazem valor para o usuário e a empresa.

Entre as metodologias existentes no Design Thinking, uma muito utilizada no UX Design é denominada Double Diamond. Ela possui quatro vertentes que propõe uma exploração do problema de forma ampliada, incluindo o maior número de variáveis possíveis para conseguir uma entrega de qualidade.

Como o design de experiência do usuário tem ajudado nas áreas da saúde

Descobrir

Os problemas e necessidades da oftalmologia entram nesse estágio.

Definir

Nessa etapa, definimos as prioridades dos momentos e iniciamos o processo de benchmarking, fluxograma e pesquisas.

Desenvolver

Com tudo definido, iniciamos o desenvolvimento através da Interface do Usuário e finalizamos com os desenvolvedores, que dão vida ao projeto.

Entregar

Na última etapa, testamos e validamos a nova feature para finalmente chegar ao usuário final, os oftalmologistas.

Portanto, entendemos que UX design vai muito além de uma simples criação de tela. Devemos ter em mente todo o processo por trás de um produto. Aqui apresentamos uma pequena parcela da metodologia utilizada dentro da Eyecare Health, pois o nosso propósito é democratizar o acesso à saúde ocular e transformar a maneira que a oftalmologia é feita.

 

 

Mais artigos

consulta com oftalmologista
Para Pacientes
Dr. Glauco Aquino

Consulta com oftalmologista: tire suas dúvidas! 

Neste post explicaremos diversos tópicos de curiosidade e dúvidas gerais sobre uma consulta ao oftalmologias. Primeiro um fato relevante é que uma pesquisa do Datafolha alerta: Somente um quarto dos brasileiros não vai ao oftalmologista. Essa falta de cuidado impede

Leia mais »
Moscas Volantes: Entenda as Causas e Quando Consultar um Oftalmologista
Para Pacientes
Dra. Raissa Carmo

Moscas volantes: o que são as imagens que borram a visão

Visão embaçada: O que são as imagens que lembram moscas volantes?

Começou a ver moscas volantes e não sabe o que é? Essas moscas podem estar associadas a problemas de visão? O que devo fazer para tratar? Como saber se devo me preocupar? Continue lendo o texto para esclarecer algumas dúvidas sobre o assunto.

Leia mais »
Cirurgia de Miopia
Para Pacientes
Dr. Luciano de Oliveira Souza

Cirurgia de Miopia: Tipos, Procedimentos e Resultados

A miopia, popularmente conhecida como “visão curta”, é um distúrbio refrativo que compromete a visão de objetos distantes. Esse problema ocorre quando o globo ocular é mais longo que o normal ou quando a córnea apresenta curvatura excessiva. Como resultado,

Leia mais »
Receita de óculos: descubra o que cada termo significa
Para Pacientes
Eyecare Health

Entendendo minha receita de óculos

Me diz uma coisa: você já foi ao oftalmologista, fez um exame de grau, saiu com uma receita de óculos, olhou e pensou: “Não entendi nada do que está escrito aqui!?” Muitos números, grau esférico, grau cilíndrico, sinais de (+)

Leia mais »