Atendimento marcado? Agora, é hora de aprender a ter uma consulta oftalmológica eficiente. Com algumas medidas antes, durante e depois do encontro com o médico, você ganha diagnósticos mais precisos, orientações personalizadas e um plano de cuidado que realmente funciona para você. Vamos às dicas:
Como ter uma consulta oftalmológica eficiente? Antes
Faça uma lista rápida de sintomas
Anote o que você sente, por quanto tempo e em quais situações piora ou melhora. Por exemplo: visão embaçada para longe/perto, dor de cabeça no fim do dia, queimação, coceira, “areia nos olhos”, dificuldade para dirigir à noite, sensibilidade à luz, moscas volantes… E por aí vai.
Dica: leve fotos dos seus olhos caso eles apresentem alterações, como vermelhidão ou secreções.
Reúna seus exames e informações
Leve seus óculos, lentes de contato (assim como a caixinha com o grau), receitas antigas, laudos de exames (retinografias, OCT, topografia) e lista de remédios, fitoterápicos (“naturais”) e colírios que usa.
Se usa lentes de contato…
Para que a avaliação do seu grau de óculos seja mais precisa, é recomendado que, pelo menos alguns dias antes da consulta, você evite lentes de contato. Se as lentes forem gelatinosas, suspenda o uso três dias antes. Agora se forem lentes rígidas, que podem “moldar” a córnea, é necessário até sete dias sem o uso. Mas confirme com o seu médico.
Organize a logística de deslocamento
Caso precise dilatar a pupila, prepare-se, pois a visão fica embaçada e a luz pode incomodar por algumas horas. Portanto, leve óculos de sol e programe-se para evitar dirigir com a vista embaçada após a consulta (pegue carona com algum familiar ou peça um carro por aplicativo).
Como ter uma consulta oftalmológica eficiente? Durante
Relate sua rotina visual
Você trabalha no computador? Quantas horas por dia passa em frente às telas? Dirige de noite? Pratica esportes? E a exposição ao sol? Tudo isso influencia na prescrição, na escolha de lentes e até no tipo de colírio receitado.
Diga o que espera do tratamento
Você prefere óculos, lentes de contato ou tem interesse em fazer cirurgia refrativa? Seus objetivos guiarão o oftalmologista na elaboração de um plano de tratamento que mais se adequa à suas necessidades.
Perguntas úteis para fazer:
- Quais são os efeitos colaterais do meu tratamento?
- Quando devo retornar e quais exames preciso repetir?
- Que hábitos podem prevenir doenças oculares?
- Minha condições sistêmicas devem mudar o meu cuidado dos olhos?
Como ter uma consulta oftalmológica eficiente? Depois
Use os colírios/medicamentos prescritos conforme a receita médica e saiba quando procurar o médico antes do retorno (sinais de alarme):
- Piora visual repentina;
- Dor ocular forte;
- Olho vermelho intenso;
- Secreção ocular;
- Trauma.
Check-list para não esquecer de nada
Lembre-se de levar no dia:
- Óculos e/ou lentes de contato;
- Lista de remédios/colírios;
- Exames antigos;
- Documento e carteirinha do convênio (caso tenha);
- Óculos de sol (em caso de dilatação pupila).
Se você tem diabetes/hipertensão:
- Medidas das glicemias;
- Medidas da pressão arterial.
Se a consulta é de criança:
- Caderneta de vacinação;
- Brinquedo/lanchinho para acalmar durante a espera.
Boa consulta!
Onde marcar uma consulta oftalmológica eficiente?
Se você busca praticidade na hora de marcar uma consulta oftalmológica eficiente, o Agenda Oftalmo é para você! Em poucos passos, você encontra os melhores especialistas por perto e seleciona o dia e o horário que se encaixam na sua rotina. É fácil e rápido!
Além disso, a plataforma reúne profissionais qualificados, permite comparar opções, visualizar avaliações e garantir um atendimento que realmente atende às suas necessidades. Tudo isso em um único lugar, pensado para tornar sua experiência mais simples, organizada e segura desde o primeiro clique. Acesse e garanta olhos mais saudáveis:
