Certificado ISO 27001

Decreto regulamenta portabilidade do vale-refeição e alimentação: entenda o que muda

Algumas novidades estão movimentando o mundo dos benefícios corporativos nos últimos dias. O governo publicou no último dia 31 de agosto um decreto que regulamenta o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) e oficializa a portabilidade dos pagamentos do vale-alimentação e do vale-refeição. Isso significa que o trabalhador terá o

Sumário
Decreto regulamenta portabilidade do vale-refeição e alimentação: entenda o que muda

Algumas novidades estão movimentando o mundo dos benefícios corporativos nos últimos dias. O governo publicou no último dia 31 de agosto um decreto que regulamenta o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) e oficializa a portabilidade dos pagamentos do vale-alimentação e do vale-refeição. Isso significa que o trabalhador terá o direito de decidir em qual cartão receberá os benefícios de refeição e alimentação – semelhante ao que ocorre com os salários.

Segundo a medida, publicada no Diário Oficial da União (DOU), a transferência de recursos passou a ser de responsabilidade das instituições encarregadas pela conta de pagamento e pode ser solicitada de forma gratuita pelo trabalhador. A portabilidade de recursos já estava prevista no novo programa e foi retomada pelo governo após a Medida Provisória 1.173/2023 perder a validade no dia 28 de agosto. O texto da MP estendia para 2024 o prazo para o governo regulamentar os pontos da Interoperabilidade e Portabilidade da Lei 14.442/22, referentes ao PAT.

A portabilidade, de acordo com a medida, deve abranger o saldo e todos os valores que venham a ser creditados na conta de pagamento e pode ser cancelada a qualquer momento pelo trabalhador. Além disso, a transferência poderá acontecer apenas entre instituições de pagamento que tenham a mesma natureza e que operem com o mesmo tipo de produto.

O que muda com o Decreto?

Portabilidade: o contato do funcionário será direto com a empresa do cartão benefício para o qual ele deseja migrar. No entanto, é necessária a regulamentação para que essa migração seja feita de forma segura. Por enquanto, ainda não é possível para as empresas de benefícios operacionalizar a portabilidade. 

Transferência do crédito integral: todo o saldo de benefício PAT pode ser transferido para o novo cartão de acordo com a preferência do funcionário. O trabalhador poderá receber o valor integral na nova bandeira e até mesmo cancelar o vínculo com esta a qualquer momento.

Proibição do rebate: o rebate já era proibido e este Decreto deixou o veto ainda mais claro. Desta forma, não podem ser feitos – ou solicitados – pagamentos de notas fiscais, faturas ou boletos pelas empresas facilitadoras, nem subsidiados aplicativos de academia e bem-estar.

Proibição do cashback: as empresas que oferecem benefícios PAT não podem oferecer cashback para os colaboradores. Isso significa que o consumidor não pode receber de volta, em dinheiro, parte do valor pago ao adquirir produto ou contratar serviço com o seu benefício.

O Ministério do Trabalho definirá, nas próximas semanas, como a portabilidade será operacionalizada. A ideia é que os trabalhadores possam escolher as operadoras dos benefícios que preferirem, independentemente da empresa que foi contratada por seus empregadores. A legislação deixa claro que o trabalhador é quem tem o poder na tomada de decisão sobre o cartão por onde deseja receber e nenhum valor adicional pode ser cobrado pela portabilidade.

Mais artigos

consulta com oftalmologista
Para Pacientes
Dr. Glauco Aquino

Consulta com oftalmologista: tire suas dúvidas! 

Neste post explicaremos diversos tópicos de curiosidade e dúvidas gerais sobre uma consulta ao oftalmologias. Primeiro um fato relevante é que uma pesquisa do Datafolha alerta: Somente um quarto dos brasileiros não vai ao oftalmologista. Essa falta de cuidado impede

Leia mais »
Moscas Volantes: Entenda as Causas e Quando Consultar um Oftalmologista
Para Pacientes
Dra. Raissa Carmo

Moscas volantes: o que são as imagens que borram a visão

Visão embaçada: O que são as imagens que lembram moscas volantes?

Começou a ver moscas volantes e não sabe o que é? Essas moscas podem estar associadas a problemas de visão? O que devo fazer para tratar? Como saber se devo me preocupar? Continue lendo o texto para esclarecer algumas dúvidas sobre o assunto.

Leia mais »
Cirurgia de Miopia
Para Pacientes
Dr. Luciano de Oliveira Souza

Cirurgia de Miopia: Tipos, Procedimentos e Resultados

A miopia, popularmente conhecida como “visão curta”, é um distúrbio refrativo que compromete a visão de objetos distantes. Esse problema ocorre quando o globo ocular é mais longo que o normal ou quando a córnea apresenta curvatura excessiva. Como resultado,

Leia mais »
Receita de óculos: descubra o que cada termo significa
Para Pacientes
Eyecare Health

Entendendo minha receita de óculos

Me diz uma coisa: você já foi ao oftalmologista, fez um exame de grau, saiu com uma receita de óculos, olhou e pensou: “Não entendi nada do que está escrito aqui!?” Muitos números, grau esférico, grau cilíndrico, sinais de (+)

Leia mais »
Visão Dupla: causas explicadas por médicos oftalmologistas
Para Pacientes
Dra. Raissa Carmo

Você conhece os motivos ou causas da Visão Dupla?

Chamamos de visão dupla ou diplopia o fenômeno visual quando o paciente começa a enxergar duas imagens ao invés de uma só. Podendo ocorrer quando apenas um olho está aberto, sendo neste caso, denominada diplopia monocular ou ocorrer quando os

Leia mais »