Gestão financeira e de estoque para clínicas oftalmológicas

Qualquer instituição que possua um CNPJ ativo com entrada e saída de dinheiro no caixa, necessita da administração destes números. É importante termos em mente que gestão financeira é diferente de controle financeiro, controle é simplesmente manter as contas em dia, gestão vai além, pois adiciona o planejamento na equação com o objetivo de obter bons resultados na lucratividade.

A gestão do estoque é tão importante quanto, pois de forma geral é responsável por controlar a entrada e saída de mercadorias e insumos necessários para o funcionamento da instituição, o bom gerenciamento do estoque é responsável por fornecer dados confiáveis para que a compra destes itens seja eficaz.

Uma clínica ou consultório oftalmológico é uma empresa com entrada e saída de dinheiro e com necessidades de gestão de estoque muito particulares, sendo assim, é indispensável que exista a gestão inteligente de todas essas variantes que influenciam na lucratividade e crescimento da organização.

Como realizar uma boa gestão financeira da minha clínica?

Pra começar, você tem que entender que uma boa gestão financeira leva em consideração a administração e o planejamento de todas as movimentações financeiras, veja bem, eu disse todas! Desde a compra da balinha que você oferece na recepção até a aquisição de um equipamento com a última tecnologia em exames oftalmológicos.

Para se ter uma ideia do quão importante é a gestão de todos os números e movimentações financeiras de uma empresa, em 1987 o presidente da American Air Lines, Bob Crandall, depois analisar maneiras de reduzir o custo da empresa, descobriu que 72% dos passageiros não comiam as azeitonas servidas na salada, foi então que ele decidiu retirar as azeitonas de todos os voos da companhia e conseguiu economizar 40 mil dólares por ano só com uma simples azeitona. Essa história ficou muito famosa no meio corporativo, alguns até dizem que o valor economizado foi bem maior, mas convenhamos, qualquer soma economizada faz diferença para o crescimento de uma empresa, concordam?

Vamos entender agora quais itens merecem atenção na gestão financeira de uma clínica oftalmológica, mas precisamos deixar claro que falaremos apenas de alguns dos mais importantes, o total de itens vai depender da subespecialidade da instituição.

Valor da Consulta

O valor que você cobra pela consulta precisa ser calculado primeiramente levando em consideração o custo da estrutura, sabemos que montar um consultório oftalmológico não é barato devido o preço dos equipamentos e instrumentos utilizados, esse é seu custo inicial. Depois vem os custos fixos mensais, como luz, água, internet, etc. E os custos fixos sazonais, como manutenção dos equipamentos, por exemplo.

Em seguida, entra na conta o coeficiente que dá valor ao seu conhecimento e experiência, ou seja, quanto o seu trabalho efetivamente vale, isso tudo somado aos honorários de sua equipe, versus o tempo médio gasto em cada consulta ou procedimento vai dar o valor da consulta.

Podemos ver que não é uma conta simples, por isso precisa ser feita com muita atenção aos detalhes, pois como mostramos no exemplo acima “cada azeitona conta”.

Estoque

Em muitas empresas o estoque pode ser o fator de sucesso ou fracasso nos lucros, por isso realizar uma boa gestão de estoque pode ser um fator determinante no crescimento de uma clínica ou consultório visto que é o único item que pode ser negociado em compras recorrentes e melhorar o lucro, depois disso as únicas alternativas seriam: diminuir o tempo de atendimento, o que pode ser perigoso para a manutenção da qualidade ou aumentar o valor da consulta.

A gestão do estoque depende diretamente:

  • Quantidade de insumos necessários para o funcionamento
  • Rotatividade de cada item
  • Espaço físico para armazenamento
  • Necessidades específicas de armazenamento (como controle de temperatura e humidade, por exemplo)
  • Mapeamento da quantidade de fornecedores por insumo
  • Prazo de entrega
  • Variação cambial, dependendo de onde o insumo é fabricado

Estes são apenas as principais variantes da administração de estoque, sendo assim, ter o controle eficaz e analisar dados confiáveis para a compra e gestão inteligente podem fazer muita diferença na lucratividade.

Sistema de Gestão Médica

Mesmo delimitando a quantidade de variantes ao básico para se fazer uma boa gestão financeira e de estoque, podemos ver que não é uma tarefa fácil. Vale lembrar que contar com a tecnologia e utilizar um bom sistema ERP, faz toda a diferença na agilidade e eficiência da gestão para o crescimento.

Veja algumas das vantagens de se usar um sistema de gestão médica:

  • Ganho de produtividade devido a automatização de processos financeiros
  • Redução de equívocos e erros causados pela influencia humana
  • Organização de fluxos de receitas e gastos
  • Registro de movimentações financeiras
  • Análise de resultados e processos internos
  • Segurança no armazenamento de dados
  • Emissão de relatórios que mostram a saúde financeira e pontos de melhoria

Escolher um bom sistema de gestão que esteja de acordo com suas necessidades também é muito importante, pois o sistema deve ser um facilitador de todo esse processo administrativo e não um complicador nessa hora aumentando a quantidade de trabalho que você já tem.

Agora que você entendeu um pouco sobre a importância de se fazer a gestão financeira e do estoque de sua clínica oftalmológica, fala conosco e conheça o Eyecare Bi, o único desenvolvido exclusivamente para as necessidades do oftalmologista.