Na hora de mandar fazer um óculos de grau, muita gente foca só na armação e acaba deixando a lente de óculos em segundo plano. Mas é justamente ela que faz toda a diferença no conforto e também na qualidade da sua visão.
Existem diferentes tipos de lentes, com características específicas para cada necessidade. Os tratamentos disponíveis hoje oferecem mais proteção, durabilidade e praticidade para o seu dia a dia.
Se você está em dúvida sobre qual lente escolher ou quer entender melhor como tudo funciona antes de comprar, este guia feito pela Eyecare é pra você.
Aqui, vamos te explicar os principais tipos de lente para óculos e como saber qual é a melhor para o seu tipo de necessidade.
Convergente ou divergente: o que são essas lentes de óculos?
Existem dois formatos de lentes de óculos: a convergente e a divergente. Elas determinam como a luz será direcionada até seus olhos, seja para você enxergar melhor de perto ou de longe.
Lente convergente
A lente convergente é indicada para corrigir a hipermetropia, que é conhecida como a dificuldade para enxergar de perto.
Ela tem um formato especial, porque é mais fina nas bordas e mais espessa no centro. Esse desenho faz com que os raios de luz que entram nos olhos se unam em um ponto focal ideal dentro da retina.
Assim, a imagem de objetos próximos fica mais nítida, facilitando atividades como leitura, uso do celular ou trabalhos manuais.
Lente divergente
De acordo com o estudo publicado na revista Ophthalmology por Holden, quase 50% da população mundial será míope em 2050. Ou seja, essas pessoas precisarão de uma lente divergente.
Seu formato é oposto ao da convergente: mais grossa no meio e mais fina nas bordas. A ideia aqui é “espalhar” a luz de forma que ela seja focada corretamente na retina, permitindo enxergar bem de longe.
Esses formatos são a base da lente de grau e determinam a correção visual necessária de acordo com cada caso.
Quais são os tipos de lentes de óculos?
Na hora de escolher uma lente para óculos, você vai se deparar com diferentes classificações, que têm a ver com a forma como a lente é construída e a função será cumprida para sua visão. Vamos falar das três: monofocal, multifocal e bifocal.
Lente monofocal
A monofocal é aquela que tem apenas um grau em toda lente. Ou seja, ela é feita para corrigir apenas um tipo de problema de visão, como miopia, hipermetropia ou astigmatismo (que pode existir concomitante à miopia ou hipermetropia).
É a lente de óculos mais comum e costuma ser indicada para quem ainda não precisa de correção para enxergar de perto e de longe ao mesmo tempo.
Lente multifocal (progressiva)
A lente multifocal (também chamada de lente progressiva) corrige mais de um problema de visão em uma única lente. Ela é indicada, principalmente, para quem tem presbiopia (dificuldade de enxergar de perto, comum com o avanço da idade) e precisa de visão clara para diferentes distâncias.
A lente multifocal não tem divisões visíveis entre os campos de visão, o que permite uma transição mais natural entre o olhar de perto e de longe.
Lente bifocal
A lente bifocal também corrige a visão para distâncias diferentes, mas se diferencia da multifocal, porque tem uma linha visível que separa os campos de visão. Normalmente, a parte inferior da lente é para perto e a superior para longe.
Embora esteja sendo menos utilizada por causa das multifocais, ainda é uma opção válida para pessoas que preferem uma transição mais direta entre os campos de visão, sem a adaptação necessária das multifocais.
Também pode ser indicada para quem tem dificuldade de se adaptar às lentes progressivas ou busca uma solução mais acessível em termos de custo.
Polarizadas, filtro azul ou alto índice: para que servem essas lentes?
Além dos tipos de lente de óculos citados acima, existem também variações específicas que trazem funcionalidades extras.
Elas ajudam a proteger os olhos ou a tornar o uso dos óculos mais confortável em determinadas situações.
- Lente polarizada: usada em óculos de sol para reduzir o reflexo da luz em superfícies como água ou vidro.
- Filtro de luz azul: bloqueia parte da iluminação emitida por celular, computador e outros dispositivos, o que faz reduzir o cansaço visual causado pela tela.
- Lente de alto índice: feita com um material mais fino e leve, mesmo em graus elevados.
Essas opções podem ser combinadas com a lente para óculos que você viu antes. Por exemplo, é possível ter uma lente multifocal com filtro de luz azul ou uma monofocal com alto índice.
Quais são os tratamentos que existem para as lentes dos óculos?
A lente de grau também pode receber tratamentos que aumentam sua durabilidade, e melhoram a visão em diferentes ambientes. Veja os principais:
Antirreflexo
Esse tratamento reduz os reflexos de luz que aparecem na lente, melhorando a nitidez da visão e ajudando na estética. Também facilita o uso em ambientes com muita luz artificial ou ao dirigir à noite.
Fotossensibilidade
Esse tratamento faz com que a lente escurece automaticamente quando exposta ao sol e volte a clarear em ambientes internos.
Essa lente é útil para quem quer praticidade e não gosta de trocar entre óculos de grau e de sol. É uma opção dois em um.
Antirrisco
O antirrisco cria uma camada protetora que reduz as chances de a lente riscar com o uso diário.
É especialmente recomendado para quem costuma manusear os óculos com frequência ou para quem guarda na bolsa ou no bolso.
Esses tratamentos ajudam a manter a lente para óculos em bom estado por mais tempo e oferecem mais conforto no uso diário.
Qual é o tempo de validade de uma lente de óculos?
Os óculos não tem uma data de validade, como um remédio, mas a lente pode deixar de atender às suas necessidades.
Porém, é possível dizer que as lentes duram entre 1 a 3 anos, dependendo do tipo de uso e das variações do seu grau.
Sinais como:
- dificuldade para enxergar com nitidez
- dor de cabeça frequente ou;
- arranhões visíveis na lente.
Podem indicar que está na hora de trocar e, mesmo que não haja sinais aparentes, o ideal é fazer revisões periódicas com um oftalmologista para verificar se o grau ainda está adequado.
Precisa se consultar com oftalmologista? Conheça o Agenda Oftalmo
Antes de escolher uma lente para óculos, é essencial passar por uma consulta com um oftalmologista.
Só um exame completo pode indicar qual é o grau certo e qual tipo de lente de óculos atende melhor ao seu caso. Se você ainda não marcou sua consulta, o Agenda Oftalmo pode te ajudar.
A plataforma conecta você a profissionais da oftalmologia de forma rápida e prática. É só escolher a data, o local e o profissional mais próximo, tudo sem complicação.