Certificado ISO 27001

Como o design de experiência do usuário tem ajudado nas áreas da saúde

Como o design de experiência do usuário tem ajudado nas áreas da saúde
Segundo Jakob Nielsen e Dom Norman, design de experiência é "a experiência do usuário abrange todos os aspectos da interação do usuário final com a empresa, seus serviços e seus produtos” (2009).
Sumário

Segundo Jakob Nielsen e Dom Norman, design de experiência é “a experiência do usuário abrange todos os aspectos da interação do usuário final com a empresa, seus serviços e seus produtos” (2009).

Na área da saúde, muitas soluções para clínicas, hospitais, equipamentos e até mesmo fluxos de funcionamento foram criados e desenvolvidos a partir de diversas metodologias e processos envolvendo o design de experiência do usuário. Uma das métricas do UX Design é o design centrado no usuário, que busca suprir todas as necessidades de um usuário, tendo-o sempre como o centro para a criação de todas as funcionalidades e fluxos de usabilidade.

Como o design de experiência vem ajudando na oftalmologia?

Sendo o primeiro produto voltado para instituições de oftalmologia na América Latina, o Eyecare BI combina o design de experiência do usuário com o design de interface e diversos processos de usabilidade, garantindo que ao fim de tudo, o usuário que utiliza a plataforma, neste caso, o(a) profissional oftalmologista e seu time, estejam satisfeitos e felizes em usar o produto, além de ter seu tempo de trabalho otimizado e todos os dados organizados.

As etapas para desenvolver uma boa experiência do usuário começam sempre de um problema ou necessidade. Neste caso, a necessidade do oftalmologista era possuir um sistema que pudesse otimizar o tempo no dia a dia através de funcionalidades como preenchimento de prontuário, históricos de consultas e exames, agenda digital da instituição, financeiro e estoque e que, ao mesmo tempo, conseguisse agregar qualidade e segurança ao seu atendimento, bem como conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e o sigilo médico.

O UX Design mapeia toda a problemática e entrega a solução necessária para ter um usuário satisfeito no final. Um dos processos mais simples e eficazes é o “Golden Circle”, utilizado também dentro do UX Design, que nos traz o entendimento e a possível solução do problema com apenas três perguntas: Why? What? and How?,  Por que? O que? e Como? Essas três perguntas auxiliam na descoberta do problema e entregam um entendimento maior do usuário com a funcionalidade:

Entender a problemática (Why)

  • Por qual motivo o usuário necessita dessa funcionalidade?
  • Por que esse problema existe?
  • Qual dor essa solução irá resolver?

O que será feito (What)

  • Quais requisitos essa funcionalidade necessita para suprir as necessidades?
Porque como o que

Como o problema será resolvido (How)

  • Como iremos resolver esse problema?
  • Como juntamos todos os requisitos para uma única solução?

Depois que o protótipo é criado, entram as fases de teste de usabilidade, onde garantimos que a solução funciona e entrega o que o usuário necessita, ou seja, soluciona a dor que foi proposta e resolve o problema a fundo.

Tudo isso alinhado ao Design Thinking, que se concentra na empatia com o usuário. Ou seja, entende suas limitações, suas dores e as converte em benefícios e soluções eficazes que trazem valor para o usuário e a empresa.

Entre as metodologias existentes no Design Thinking, uma muito utilizada no UX Design é denominada Double Diamond. Ela possui quatro vertentes que propõe uma exploração do problema de forma ampliada, incluindo o maior número de variáveis possíveis para conseguir uma entrega de qualidade.

Como o design de experiência do usuário tem ajudado nas áreas da saúde

Descobrir

Os problemas e necessidades da oftalmologia entram nesse estágio.

Definir

Nessa etapa, definimos as prioridades dos momentos e iniciamos o processo de benchmarking, fluxograma e pesquisas.

Desenvolver

Com tudo definido, iniciamos o desenvolvimento através da Interface do Usuário e finalizamos com os desenvolvedores, que dão vida ao projeto.

Entregar

Na última etapa, testamos e validamos a nova feature para finalmente chegar ao usuário final, os oftalmologistas.

Portanto, entendemos que UX design vai muito além de uma simples criação de tela. Devemos ter em mente todo o processo por trás de um produto. Aqui apresentamos uma pequena parcela da metodologia utilizada dentro da Eyecare Health, pois o nosso propósito é democratizar o acesso à saúde ocular e transformar a maneira que a oftalmologia é feita.

 

 

Mais artigos

5 causas do olho vermelho e como tratar cada uma delas
Para Pacientes
Dra. Julia Triglia

Olho vermelho: causas, sintomas e possíveis tratamentos

Uma das queixas mais comuns dentro da Oftalmologia é o olho vermelho. Por muitas vezes os pacientes se deparam de forma súbita com os olhos vermelhos, irritados, dolorosos ou inchados, e procuram o oftalmologista para investigação do quadro.  As causas

Leia mais »
tatuagem no olho
Para Pacientes
Eyecare Health

Tatuagem no olho? Saiba mais sobre o que é a tatuagem corneana

A tatuagem no olho, conhecida também como ceratopigmentação ou tatuagem corneana, consiste na coloração artificial da córnea através da utilização de um pigmento. Sua prática, na Oftalmologia, atinge finalidades tanto funcionais quanto estéticas. Mais especificamente, a técnica de tatuagem corneana

Leia mais »
Cirurgia Refrativa: Tipos, Benefícios e Recuperação
Para Pacientes
Dr. Giovanni Garotti

Cirurgia Refrativa: O que é, Tipos e Como é a Recuperação

A cirurgia refrativa representa um marco significativo na oftalmologia moderna, oferecendo uma solução duradoura para milhões de pessoas que buscam reduzir ou eliminar sua dependência de óculos e lentes de contato.  Este procedimento revolucionário utiliza tecnologia laser avançada para remodelar

Leia mais »
Lente de Contato: Tipos, Cuidados e Como Escolher
Para Pacientes
Dra. Raissa Carmo

Lentes de Contato: Guia Prático para Uso Seguro

As lentes de contato são uma alternativa para pacientes com erros refracionais, tais como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia, que têm o desejo de ter independência em relação aos óculos, seja por questões estéticas, seja por má adaptação ao uso

Leia mais »
Conjuntivite: Prevenção, Sintomas e Tratamento
Doenças oculares
Dra Julia Rosenblatt

Conjuntivite: Como Prevenir, Identificar e Curar

A conjuntivite é uma condição ocular muito comum que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Caracterizada pela inflamação da conjuntiva, a membrana fina que reveste a parte branca do olho e o interior das pálpebras, essa condição pode

Leia mais »
trabeculectomia
Para Pacientes
Dra. Sarah Mariz

Trabeculectomia: o que é, recuperação, riscos e custo da cirurgia

A trabeculectomia (também chamada por alguns de traubelectomia) é uma das principais cirurgias oftalmológicas utilizadas no tratamento do glaucoma. Esse procedimento é indicado quando o tratamento clínico, geralmente feito com colírios ou laser, não é suficiente para controlar a pressão

Leia mais »