Blefaroplastia Superior e Inferior: Tudo o que Você Precisa Saber sobre essa Cirurgia.

Você já se olhou no espelho e desejou poder voltar no tempo para recuperar a aparência jovem e vibrante ao redor dos olhos?

Se sim, você não está sozinho.

A área ao redor dos olhos é frequentemente uma das primeiras áreas do rosto a mostrar sinais visíveis de envelhecimento por conter a pele mais fina e frágil do corpo.

Sendo assim, flacidez, rugas e bolsas de gordura se tornam perceptíveis com o passar do tempo.

Felizmente, a blefaroplastia, também conhecida como cirurgia das pálpebras, oferece uma solução eficaz para essas preocupações estéticas.

Vamos explorar mais sobre esse procedimento, suas indicações, benefícios e possíveis complicações, para que você possa tomar uma decisão informada e entender como é possível rejuvenescer alguns anos com essa cirurgia.

Antes de começarmos, uma breve explicação da anatomia das nossas pálpebras.

As pálpebras superiores e inferiores são formadas por pele, músculos e algumas glândulas que ajudam a manter os olhos protegidos.

Além disso, mais profundamente elas apresentam um tecido que recobre nossas bolsas de gordura, chamado septo.

Esse tecido, com o envelhecimento, se torna frágil e permite o prolapso das famosas bolsas de gordura, o que leva o aspecto de envelhecimento e cansaço dos olhos.

Sabendo disso vamos lá.

Quais são as Indicações

A blefaroplastia superior (na pálpebra de cima) é frequentemente recomendada para pessoas que apresentam excesso de pele na pálpebra superior, flacidez ou bolsas de gordura que causam uma aparência cansada ou caída.

Existem casos em que essa cirurgia é indicada não somente por questões estética e sim funcional, por exemplo, nos casos em que o excesso de pele é tão grande que cobre o eixo da visão do paciente, impedindo que ele enxergue ou limitando o seu campo visual.

Por outro lado, a blefaroplastia inferior (pálpebra de baixo) é indicada para tratar bolsas de gordura, rugas e flacidez na pálpebra inferior.

Esses sinais de envelhecimento podem contribuir para uma aparência cansada e envelhecida, mesmo em pessoas jovens.

Quais são os Benefícios

Este procedimento pode ajudar a restaurar uma aparência mais jovem e alerta ao redor dos olhos, eliminando o excesso de tecido e proporcionando uma aparência mais definida.

Ao optar por uma blefaroplastia superior e inferior, os pacientes podem desfrutar de uma série de benefícios significativos:

  • Rejuvenescimento Facial: Estes procedimentos são altamente eficazes para rejuvenescer a área ao redor dos olhos, proporcionando uma aparência mais jovem e vibrante.
  • Melhora na Autoestima: Muitos pacientes experimentam um aumento significativo na autoconfiança e autoestima após a blefaroplastia, pois se sentem mais satisfeitos com sua aparência facial.
  • Aspecto Mais Alerta: A remoção do excesso de pele e gordura ao redor dos olhos pode fazer com que você pareça mais alerta e energizado, melhorando a sua aparência geral.
  • Resultados Duradouros: Embora o envelhecimento seja um processo contínuo, os resultados da blefaroplastia geralmente são duradouros e podem durar muitos anos, proporcionando uma aparência rejuvenescida por um longo período.

Quais as Complicações

Embora a blefaroplastia seja considerada uma cirurgia segura, como qualquer procedimento cirúrgico, existem alguns riscos potenciais e complicações a serem considerados:

  • Inchaço e Hematomas: É comum experimentar inchaço e hematomas ao redor dos olhos após a cirurgia. Embora isso seja normal e geralmente diminua ao longo do tempo, pode levar algumas semanas para desaparecer completamente.
  • Cicatrização Excessiva: Em alguns casos, pode ocorrer cicatrização excessiva, resultando em cicatrizes visíveis ao redor dos olhos. No entanto, um cirurgião habilidoso pode minimizar esse risco, utilizando técnicas avançadas de sutura e cuidados pós-operatórios adequados.
  • Secura Ocular: Após a cirurgia, alguns pacientes podem experimentar uma sensação temporária de secura nos olhos. Isso é geralmente tratável com colírios lubrificantes e tende a melhorar à medida que a cicatrização progride.
  • Assimetria: Em casos raros, pode ocorrer assimetria entre as pálpebras superiores e inferiores após a cirurgia. Se isso ocorrer, pode ser necessário realizar uma revisão cirúrgica para corrigir o problema e alcançar resultados mais simétricos.

É fundamental discutir todas as suas preocupações, expectativas e histórico médico com um cirurgião Oculoplástico experiente antes de decidir sobre a blefaroplastia.

Nós da Eyecare temos uma equipe muito qualificada para te atender, nós podemos realizar uma avaliação completa e personalizada para determinar se você é um bom candidato para o procedimento e ajudá-lo a entender completamente os riscos e benefícios envolvidos.

Em resumo, a blefaroplastia superior e inferior oferece uma maneira eficaz de rejuvenescer a área ao redor dos olhos, proporcionando uma aparência mais jovem, vibrante e descansada.

Ao compreender as indicações, benefícios e potenciais complicações desses procedimentos, você estará melhor equipado para tomar uma decisão informada sobre o seu rejuvenescimento facial.