Se você usa óculos ou lentes de contato e sonha com independência visual, provavelmente já ouviu falar em cirurgias refrativas.
Há algumas décadas, o mercado presenciou o surgimento do PRK, a técnica de cirurgia refrativa pioneira. As técnicas evoluíram ao longo dos anos e atualmente a técnica mais moderna é a SMILE.
Hoje existem 3 tipos de cirurgias refrativas: o PRK, em que a camada superficial do olho é removida e recebe aplicação de laser. O LASIK, no qual se levanta um pedaço da córnea antes de aplicar o laser e depois reposicionamos essa “tampa” (flap). E agora a SMILE que iremos abordar mais profundamente neste artigo.
A seguir, você entende como funciona a cirurgia refrativa SMILE, para quem é indicada, vantagens, riscos e como é a recuperação.
O que é a cirurgia SMILE?
SMILE, do inglês Small Incision Lenticule Extraction (Extração lenticular com pequena incisão) é uma das técnicas de cirurgia refrativa para corrigir erros refrativos (miopia, astigmatismo e hipermetropia).
Nela, um laser de femtossegundo esculpe uma lentícula no interior da córnea e cria uma incisão milimétrica. Por essa pequena abertura, o cirurgião remove a lentícula e a curvatura da córnea muda, corrigindo o grau. Não há corte de “flap” como no LASIK, nem remoção da camada superficial na córnea como no PRK.
Indicações e contraindicações
Indicações: Pessoas com mais de 18 anos, miopia com ou sem astigmatismo, hipermetropia (SMILEpro), grau estável e córnea com espessura adequada.
Contraindicações: Instabilidade do grau, córnea sem espessura adequada, ceratocone, cicatrizes corneanas, olho seco, infecções oculares ativas, gravidez/puerpério e algumas doenças sistêmicas descontroladas.
Como é o procedimento?
Inicialmente, é usado um colírio para anestesia local do olho e o paciente é posicionado sobre o equipamento com laser.
O laser criará uma lentícula dentro da córnea e fará uma pequena incisão. O médico descolará e irá retirar a lentícula pela microincisão, que cicatrizará naturalmente, sem a necessidade de pontos.
Confira abaixo:

Quais são as vantagens do SMILE?
A técnica SMILE, por não ter flap, não tem chance de descolamento do flap após um trauma. A incisão é pequena e tem menos impactos em nervos corneanos, tornando o pós-operatório menos sintomático e com menos riscos de complicações (ex: olho seco). Além disso, a técnica garante resultados bem estáveis a longo prazo.
Como é a recuperação?
Bem rápida! Mais rápida do que na técnica PRK.
Nas primeiras 48h a visão já fica funcional para muitas atividades, pode haver leve ardor, lacrimejamento e sensibilidade à luz. Nos dias seguintes, a nitidez melhora progressivamente e o grau vai se estabilizando gradualmente. O resultado é consolidado de 3-6 meses e nesse período devem ser tomados cuidados básicos como não coçar, usar colírios conforme prescrição, óculos escuros ao sol, controle do tempo de telas e evitar maquiagem/água de piscina até a liberação médica.
Quais são os riscos e efeitos colaterais?
Toda cirurgia tem riscos e a cirurgia refrativa SMILE não é diferente.
Os principais riscos incluem:
- Resíduo de grau
- Halos/reflexos noturnos temporários
- Olho seco (geralmente leve, transitório e com menos riscos comparado às outras técnicas)
- Infecção (raras)
- Complicações intraoperatórias (muito raras)
Resultados estáveis e visão nítida por muitos anos
A correção é realizada no estroma corneano – uma camada da córnea com alta estabilidade – contribuindo para uma manutenção do resultado a longo prazo.
No entanto, mudanças naturais da visão ao longo da vida (por exemplo, presbiopia após os 40 anos) podem exigir óculos para perto, como ocorreria mesmo sem cirurgia.
SMILE: inovação segura e eficaz na correção visual
A SMILE representa uma nova fronteira na cirurgia refrativa: microincisão, conforto no pós-operatório, baixa interferência na superfície ocular e resultados duradouros para miopia com/sem astigmatismo com eficácia e segurança comparáveis às técnicas consagradas em pacientes bem selecionados.
O passo mais importante é uma consulta com oftalmologista, que avaliará seus exames de grau e córnea, seu estilo de vida (profissão, esportes) e discutirá expectativas e indicará a técnica certa para você!
Obs: Este artigo tem fins informativos e não substitui a consulta com um profissional de saúde. Consulte seu oftalmologista para obter orientação personalizada sobre sua saúde ocular.
Quer saber se a cirurgia SMILE é indicada para você? Acesse o AgendaOftalmo e encontre um oftalmologista especializado em cirurgia refrativa perto de você.
 
				 
															 
															 
								
 
                                                                                                                                                                                                            


 
		
 
		
 
		