A Epidemia de Miopia: Impacto, Causas e Tratamentos Promissores

Um olhar sobre a miopia, uma condição ocular que afeta uma grande parte da população e tem consequências significativas na saúde e na qualidade de vida. Descubra as causas e desenvolvimento da miopia, bem como as tecnologias inovadoras em desenvolvimento e as opções de prevenção e tratamento disponíveis. Concluímos com uma visão das perspectivas futuras no campo da miopia.

Impacto da Miopia na Saúde e na Qualidade de Vida

A miopia é uma preocupação de saúde pública em muitos países do leste asiático, onde afeta de 80% a 90% dos formandos do ensino médio. Entre esses indivíduos, de 10% a 20% têm miopia patológica ameaçadora da visão.

A deficiência visual relacionada à miopia tem um impacto econômico significativo e um efeito significativo na qualidade de vida em relação ao funcionamento físico, emocional e social dos pacientes.

Estima-se que a perda de produtividade mundial causada por erros refrativos miópicos não corrigidos em 2004 seja de 268,8 bilhões de dólares internacionais, e o custo para enfrentar esse problema seja de US$ 28 bilhões.

A miopia patológica é particularmente devastadora, conferindo um risco aumentado de desenvolvimento de catarata, descolamento de retina, glaucoma e até mesmo cegueira.

A incidência rapidamente crescente da miopia combinada com suas significativas cargas sociais e econômicas tem impulsionado a pesquisa sobre fatores causais, tratamentos possíveis e esforços de prevenção.

Causas e Desenvolvimento da Miopia

O mecanismo exato do alongamento axial do olho é desconhecido. Os genes sozinhos não explicam a incidência da miopia, mas podem determinar a suscetibilidade de uma pessoa a fatores ambientais.

Muitos estudos de miopia em gêmeos, irmãos e pais mostraram uma maior prevalência de miopia em gêmeos idênticos em comparação com gêmeos fraternos e um risco aumentado de miopia com um maior número de pais míopes.

Estudos em animais mostraram que a miopia pode ser induzida em um olho privado de visão adequada; quanto maior o período de privação visual, maior a miopia induzida.

O Consórcio para Erro de Refração e Miopia (CREAM), o maior estudo genômico internacional de miopia e erro de refração já realizado, encontrou 24 variações genômicas associadas a um aumento de 10 vezes na prevalência de miopia.

Isso sugere que a miopia é multifatorial em vez de ser o resultado de um único mecanismo.

Tecnologias Inovadoras em Desenvolvimento

Várias empresas estão competindo para desenvolver tratamentos inovadores para combater a epidemia de miopia.

A CooperVision lançou dados de 4 anos de seu estudo com lentes de contato MiSight 1-Day Soft Contact Lens, que mostraram que essas lentes podem reduzir significativamente a progressão da miopia e o alongamento axial ao longo de 4 anos.

A Hoya está colaborando com uma equipe de pesquisa na lente de óculos Defocus Incorporated Multiple Segments (DIMS), que mostrou reduzir significativamente a progressão da miopia e o alongamento axial em um estudo clínico randomizado de 2 anos.

A Johnson & Johnson Vision está colaborando com instituições de pesquisa em Cingapura para desenvolver uma compreensão mais profunda do desenvolvimento e progressão da miopia, bem como terapias e métodos de prevenção.

A SightGlass Vision está desenvolvendo lentes de óculos para desacelerar a progressão da miopia em crianças.

A Sydnexis está desenvolvendo o SYD-101, um medicamento para desacelerar a progressão da miopia em crianças.

Prevenção e Tratamento da Miopia

A atividade ao ar livre tem se mostrado eficaz na prevenção da miopia, mas uma vez que a miopia começa a se desenvolver, o tempo gasto ao ar livre não parece interromper sua progressão.

A exposição à luz pode desempenhar um papel importante na prevenção da miopia, pois a liberação de neurotransmissores como dopamina e óxido nítrico inibem o alongamento axial.

O uso de lentes de contato que enfatizam o desfoque miópico periférico pode ajudar a diminuir a progressão da miopia.

O uso de óculos bifocais também tem sido estudado como uma forma de reduzir a progressão da miopia, através da redução do defoco hiperópico.

A atropina, um medicamento que dilata a pupila e limita a acomodação, tem sido amplamente estudada para o controle da miopia.

Estudos mostraram que a atropina pode reduzir significativamente a progressão da miopia e o alongamento axial.

Conclusão e Perspectivas Futuras

A miopia é uma condição ocular cada vez mais comum, mas a pesquisa em prevenção e tratamento está progredindo rapidamente.

Várias tecnologias inovadoras estão sendo desenvolvidas para desacelerar ou interromper a progressão da miopia.

Com um melhor entendimento das causas da miopia e o desenvolvimento de tratamentos mais eficazes, há esperança de que a incidência e os efeitos negativos da miopia possam ser reduzidos no futuro.