5 Estratégias de Crescimento para Clínicas Oftalmológicas com 5 a 9 Médicos

O crescimento e expansão para Hospitais de Olhos com 5 a 9 médicos envolve a adoção de estratégias de marketing digital, gestão eficiente e parcerias estratégicas.  Assim, no médio ou longo prazo  é possível consolidar e consequentemente expandir a atuação, seja digital e/ou física. 

A Eyecare Health difunde o uso da tecnologia a favor da oftalmologia em todos os setores: consultas, exames e gestão através do Eyecare BI. Reunimos as melhores experiências de uso do Eyecare BI em clínicas com 5 a 9 médicos para contribuir com o crescimento sustentável do seu negócio.

Leia até o final  e descubra estratégias para  fazer a diferença no marketing da sua clínica oftalmológica.

Estratégias de Marketing para Clínicas Oftalmológicas

A visibilidade é crucial para o sucesso de qualquer clínica oftalmológica. Investir em marketing digital pode fazer toda a diferença no posicionamento da sua clínica. Ao longo do tempo será vista como uma autoridade, uma referência e isso aumenta a confiança e o valor percebido dos seus serviços.

Vejamos  alguns formatos para serem estudados, a fim de direcionar da melhor forma para o seu público:

  • Redes sociais: Instagram, Facebook, Linkedin e Tik Tok são as mais populares. Exatamente por isso, é fundamental conhecer cada uma e entender em qual  o seu público está. A partir disso, definir o posicionamento e estratégia de conteúdo para cada uma.
  • Campanhas direcionadas: Através de tráfego pago, pode ser realizada nas redes sociais citadas acima e no Google e demais serviços de busca. São os anúncios e exatamente por envolver investimento financeiro precisam ser executados de forma assertiva.
  • Blog: É uma das ferramentas mais utilizadas para fortalecer a marca e permite maior aprofundamento dos conteúdos  que as redes sociais. Consequentemente aumenta a credibilidade perante os clientes e demais profissionais da área. Assim como as demais, precisa de atenção na definição de público e estratégias.
  • Site: É a “casa da empresa” na internet. Além dos conteúdos institucionais é recomendável hospedar o blog e assim marcar presença na rede de forma estabelecida.

Importante frisar que todas as estratégias e redes precisam conversar e convergir entre si. Por isso precisa de profissionais especializados.

5 Dicas para a Expansão de Clínicas de Oftalmologia

Expandir uma clínica oftalmológica requer uma abordagem estratégica. Identificar novas localidades estratégicas, com base em análises de mercado, pode orientar decisões de expansão. Além disso, garantir a capacidade de atendimento e a qualidade dos serviços são aspectos cruciais para o sucesso da expansão. Veja algumas dicas:

1.Gestão Eficiente para Clínicas Médicas

Uma gestão eficiente é o alicerce do crescimento sustentável. Implementar sistemas de gestão integrados, otimizar processos administrativos e investir em treinamento para a equipe são práticas essenciais.

 A utilização de ferramentas como o Eyecare BI pode facilitar a análise de métricas, proporcionando uma gestão mais informada e assertiva. Além de permitir o desenvolvimento do seu time, pois o Eyecare BI disponibiliza o acesso ao Eyecare Academy, nossa plataforma de educação continuada.

2.Utilizando Tecnologia para Crescimento

A tecnologia desempenha um papel fundamental na expansão de clínicas oftalmológicas. Como Eyecare BI é possível a implementação de prontuários eletrônicos e integrar com a teleoftalmologia. A melhoria na eficiência operacional afeta diretamente a experiência do paciente e abre novas oportunidades de crescimento.

3.Parcerias Estratégicas no Campo da Oftalmologia

Estabelecer parcerias estratégicas é uma abordagem inteligente para o crescimento. Colaborações com outras clínicas, laboratórios e instituições de ensino ampliam a oferta de serviços e atraem novos públicos. 

4.Análise de Mercado para Expansão de Clínicas

É fundamental fazer a análise orientada por dados assertivos e assim minimizar riscos. Nessa pesquisa alguns pontos importantes a serem considerados são: a demanda por serviços oftalmológicos na região almejada;  o comportamento do consumidor; a concorrência.

5.Mentalidade Estratégica

Com a mentalidade estratégica é possível vislumbrar oportunidades, minimizar riscos e buscar ferramentas assertivas para a gestão do negócio e desenvolvimento do time rumo à expansão. O curso online gratuito de Marketing Médico da Eyecare Health traz o conhecimento que você precisa para  desenvolver o time e crescer a sua  clínica oftalmológica no digital de forma sustentável.