Teleoftalmologia: confira as vantagens para médicos e pacientes

Você sabia que a Oftalmologia é uma das áreas da Medicina que mais investe em tecnologia para diagnóstico e tratamento de diferentes doenças? Para cuidar de um órgão tão importante como os nossos olhos, todos os anos contamos com novos recursos que nos auxiliam na preservação da nossa visão. Neste artigo, queremos contar um pouco para vocês de como a tecnologia, acompanhada da teleoftalmologia, auxilia no tratamento oftalmológico. Em primeiro lugar, vamos explicar algumas das tecnologias existentes para o diagnóstico e tratamento de diferentes doenças. Em seguida, queremos comentar como a teleoftalmologia trouxe excelentes oportunidades para o avanço da área.

Angio Tomografia de Coerência Óptica (OCT-A)

OCT-A é um aparelho que captura imagens da retina. Foi aprovada pelo FDA (Food and Drug Administration, uma agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos) em 2015 e pode promover dados relacionados à estrutura, fluxo e volume de vasos sanguíneos dos olhos. O diferencial dessa técnica é que ela é completamente não invasiva, ou seja, não requer injeção na veia para sua realização! Este exame produz “múltiplas fotos” da retina em diferentes ângulos e as une, formando uma imagem estrutural da retina através de diversos cortes. O OCT-A, além de permitir o diagnóstico de diversas doenças, doenças da retina, como doença macular relacionada a idade, retinopatia diabética e doenças vasculares oclusivas, é capaz de identificar quando há atividade dessas doenças, auxiliando de maneira efetiva no diagnóstico e tratamento das mesmas.

Tomografia de córnea

A tomografia de córnea é uma técnica de imagem 3D que caracteriza a superfície anterior e posterior da córnea, assim como a distribuição da espessura da córnea como um todo. Ela representou um avanço importante na oftalmologia, tanto para diagnóstico, prognóstico e planejamento terapêutico de diversas doenças da córnea, bem como para planejamento de alguns processos cirúrgicos, como a cirurgia refrativa, por exemplo.

Ultrassom Ocular

O ultrassom ocular é outro método não invasivo disponível na oftalmologia que pode providenciar informações detalhadas sobre estruturas internas e fluidos do nosso olho, incluindo retina, esclera, órbita, vítreo e cristalino. É capaz de detectar, por exemplo, quando há inflamação intensa dentro do olho ou mesmo descolamentos de retina. Essa tecnologia continua a se tornar cada vez mais portátil, sendo uma ferramenta diagnóstica rapidamente disponível e prática nas comunidades.

Cirurgia de femtossegundo assistida a laser

A cirurgia com femtossegundo oferece uma gama de aplicações na oftalmologia desde que foi aprovada pelo FDA, em 2002. Pode ser um método para ser usado durante a cirurgia de catarata e durante a cirurgia refrativa.

Além disso, também permite o implantes em casos de ceratocone e até mesmo a possibilidade de transplante de córnea. O grande ganho desse procedimento é que a precisão oferecida pelo laser femtosegundo permite um encaixe mais preciso da córnea doada com a do receptor. Esse encaixe faz com que a área de contato entre os tecidos receptor e doador seja maior, diminuindo o risco de rejeição e garantindo uma recuperação mais rápida.

Cirurgia de catarata (facoemulsificação) com NGenuity 3D

Através da tecnologia NGenuity 3D, durante a realização de cirurgia de catarata o médico visualiza a imagem do olho aumentada centenas de vezes, em uma tela 4k de 55 polegadas através de uma câmera posicionada durante a cirurgia. Com isso, o médico é capaz de realizar a cirurgia olhando diretamente para a televisão, e não através do microscópio, como é feito tradicionalmente. Consequentemente, essa técnica oferece alta resolução, obtém uma melhor visualização do olho do paciente, profundidade de imagem, claridade e contraste de cor. Por fim, também ajuda a minimizar a exposição do olho do paciente à luz.

Além desses cinco exemplos, poderíamos citar diversos outros recursos que contribuem para os mais diferentes diagnósticos e tratamentos nas subespecialidades da Oftalmologia. Entretanto, vale ressaltar a contribuição do avanço digital na nossa sociedade para o desenvolvimento da especialidade. Especialmente após o início da pandemia por covid-19 os países e seus sistemas de saúde ao redor do mundo se forçaram rapidamente a adaptar a inovações digitais e criação de serviços de teleatendimento para diminuir o impacto do risco de transmissão do vírus. No contexto da Oftalmologia, podemos dizer que a telemedicina propiciou o desenvolvimento de ferramentas para diagnóstico de diferentes patologias.

Saiba mais sobre a teleoftalmologia

A telemedicina permite aos médicos avaliar os pacientes remotamente. Essa ferramenta faz com que o cuidado à saúde chegue em áreas onde antes não havia médicos disponíveis, reduz o número de viagens necessárias e conecta pacientes com doenças raras a seus respectivos especialistas de maneira remota. Essas vantagens são especialmente válidas na Oftalmologia, onde a maior parte dos profissionais encontra-se em grandes cidades. Para queixas agudas, um estudo italiano de Mastropasqua e colaboradores (2020), no qual um protocolo de teleatendimento oftalmológico foi desenvolvido, foi observada uma resolução de cerca de 95% das causas de teleatendimento em oftalmologia. Portanto, essa ferramenta tecnológica torna-se promissora para resolução de quadros simples, de baixa complexidade e acompanhamento de patologias. Além disso, com o avanço da telemedicina, foram desenvolvidos recursos que hoje nos permitem fazer um exame oftalmológico bastante preciso, incluindo acuidade visual (que indica a clareza e nitidez de visão), exame de mobilidade ocular, exame de estrabismo, reflexos fotomotores, ectoscopia, entre outros.

Deu pra perceber a importância da tecnologia no campo da Oftalmologia? Na verdade, enquanto em todas as áreas da medicina se beneficiam de novos avanços tecnológicos, a Oftalmologia é desenvolvida para transformar a visão dos pacientes unicamente através desses avanços tecnológicos.

Nós, da Eyecare Health, acreditamos no poder da teleoftalmologia e de outras tecnologias para potencializar o acesso à saúde ocular e transformar a maneira que a área é feita!