O que é ceratocone? Como isso afeta minha vida?

O ceratocone é uma doença que acomete a córnea (tampinha transparente dos nossos olhos), uma estrutura muito importante para nossa visão, ela é a estrutura com maior poder refrativo do olho, isso significa que é a lente “mais forte” dos olhos, o cristalino também é uma lente importante, porém menos forte que a córnea. O ceratocone é uma ectasia corneana, ou seja, uma deformidade do tecido corneano que normalmente tem um formato arredondado, nessa doença a córnea assume progressivamente um formato de cone devido a alteração na resistência e elasticidade, dai vem o nome, ceratocone.

No mundo entre 0,5% e 3 % são acometidas pela doença, geralmente inicia na fase de adolescência de forma espontânea. É uma doença de pessoas mais jovens, geralmente tem componente genético acometendo pessoas da mesma família, mas existem fatores predisponentes e o principal é coçar os olhos. Por acometer uma população muito jovem compromete a produtividade e aprendizado dos pacientes, por isso deve se ter uma atenção para essa doença, afim de reconhecer precocemente e instituir o tratamento adequado. Então vamos lá saber um pouco mais?

Quais são as causas do ceratocone?

De 5 -27% dos ceratocones tem componente genético, é também uma doença relacionada a alergia ocular pelo fato de tal condição aumentar o ato de coçar os olhos, e coçar os olhos está relacionado ao aumento momentâneo da pressão intraocular e distorção da superfície ocular, provocando afinamento da córnea.

Quais são os sintomas do ceratocone?

  • Embaçamento visual
  • Hipersensibilidade a luz
  • Visão dupla ou com sombra
  • Halos sobre as luzes
  • Dor de cabeça

Tais sintomas são inespecíficos e podem representar muitas doenças oculares, porém alguns sinais podem apontar para esse diagnóstico, como embaçamento visual progressivo, trocas frequentes de refração (grau de óculos) com graus altos de miopia e astigmatismo em pacientes jovens que coçam muito os olhos, ou que tem alguém na família com essa condição.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico é feito pelo seu médico oftalmologista, através de um exame chamado Topografia Corneana que irá fazer um mapa da córnea, mostrando as áreas mais elevadas (curvatura) e finas da córnea, além de identificar o grau de astigmatismo. Esse exame também é utilizado para acompanhamento da doença na intenção de avaliar se houve progressão ou estabilidade do ceratocone.

Como é feito o tratamento?

O tratamento depende basicamente de 2 variáveis, a primeira é fase da doença (avançada ou não) e outro é a progressão das doenças. Tem por intenção reabilitação visual e conter a progressão da doença.

Em fases iniciais e paciente sem progressão do ceratocone é possível reabilitar a visão com óculos, geralmente a prescrição possui graus consideráveis de astigmatismo e miopia. Já as lentes rígidas são usadas quando os pacientes com óculos não conseguem oferecer uma boa visão para o paciente. As lentes utilizadas são rígidas que podem ser corneanas ou esclerais dependendo da irregularidade do ceratocone.

Para evitar a progressão existe o crosslinkg um procedimento cirúrgico onde é feito a aplicação de vitamina B12 e após exposição de luz UVA na córnea. Ela é usada para promover o enrijecimento do tecido córnea, tornando-o mais forte, evitando seu afinamento. Outro procedimento cirúrgico que pode ser feito é o implante de anel intraestromal, ou seja, um anel introduzido no meio da córnea, aplanando a curvatura da córnea. Percebam que nenhum desses tratamentos tem função curativa, somente de evitar a progressão.

Em casos muito avançados a única opção terapêutica é o transplante de córnea, onde retira-se a córnea doente e coloca-se uma córnea doadora saudável. A córnea doadora pode ser colocada como um todo, chamamos de transplante penetrante, ou somente substituir a parte mais externa da córnea doente, chamamos de transplante lamelar.

Lembrando que é uma cirurgia muito delicada, em que o paciente deve tomar muito cuidado a vida inteira para evitar rejeição do tecido doador e outras complicações. E muitos pacientes mesmo após o transplante de córnea devem usar óculos e lentes para reabilitação visual.

? Aproveite para ler: Como melhorar a visão? Checklist Fácil com 12 passos

Como afeta a Produtividade?

Como já foi dito, é uma doença de paciente jovens, aqueles que estão ingressando no mercado de trabalho ou se especializando. Pode causar graus variados de baixa visão interferindo no dia a dia desse paciente e consequentemente sua produtividade no trabalho e em outras atividades diárias. Por isso a importância do reconhecimento precoce, tratamento e acompanhamento com oftalmologista.

Nós da Eyecare Helath podemos cuidar disso, temos uma equipe preparada para te atender e investigar doenças como o ceratocone, não hesite, marque sua consulta!