Diabetes e a Saúde ocular: Mais de 1 bilhão com a doença até 2050

Pesquisa Sobre Diabetes e Impacto na Saúde

Uma pesquisa publicada no The Lancet trouxe números preocupantes sobre a diabetes, doença crônica causada pela produção insuficiente ou incapacidade da insulina de exercer seu efeito no organismo.

Esse hormônio é responsável por auxiliar o transporte do açúcar para as células do corpo, permitindo que essas se transformem em energia. Além disso, ela inibe a produção de glicose pelo fígado, diminuindo o nível dessa substância no sangue.

Impactos da Diabetes na Saúde Geral

A diabetes pode causar o aumento de glicemia e as altas taxas podem levar a sérios problemas de saúde, incluindo doenças cardíacas, nos rins, acidentes vasculares cerebrais, danos nos nervos e perda de visão.

Projeções Alarmantes para 2050

As estimativas projetam que, sem uma estratégia de mitigação eficaz, mais de 1 bilhão de pessoas viverão com diabetes até 2050 – cerca de 13% da população mundial que, de acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), será igual a 9,7 bilhões de habitantes. A doença é uma das principais causas de morte e incapacidade em todo o mundo.

Análise Global da Prevalência da Diabetes

As descobertas do estudo são baseadas na análise de dados de mais de 27 mil fontes em 204 países e territórios. Nesse entorno, os pesquisadores descobriram que 529 milhões de pessoas tinham a doença em 2021, sendo 96% de casos de diabetes tipo 2, complicação influenciada por fatores externos como hábitos não saudáveis, falta de uma dieta balanceada e de exercícios físicos. 

Diabetes e a Saúde Ocular: Consequências e Cuidados

Diversas alterações oculares podem ser causadas e/ou agravadas pela diabetes. As mais conhecidas são catarata e retinopatia diabética, porém, há outras complicações, como edema macular, glaucoma e até mesmo alterações oculares, como aumento do grau do óculos e visão borrada pela presença de níveis altos de açúcar no sangue.

Recomendações Médicas para Diabéticos

De acordo com o Dr. Glauco Aquino, Residente em Oftalmologia na Escola Paulista de Medicina – UNIFESP e Gerente Médico da Eyecare Health, a recomendação é que o primeiro exame oftalmológico, incluindo a dilatação e avaliação do fundo do olho, seja realizado assim que for feito o diagnóstico de diabetes do tipo 2. “Já em pacientes com diabetes tipo 1, a orientação é que essa avaliação seja feita entre 3 a 5 anos após o diagnóstico”.

A diferença de tempo acontece porque há um tempo maior entre o início dos sintomas e o diagnóstico de diabetes tipo 2. “Por isso, é mais comum no tipo 2 que a doença seja diagnosticada em um estágio em que já podem existir alterações no fundo do olho”, complementa Aquino. 

Importância do Monitoramento Regular da Visão

O Dr. Glauco finaliza ressaltando a importância da realização dos exames ao menos uma vez por ano. O intervalo entre as consultas pode ser menor de acordo com a necessidade, presença de complicações e o estágio em que a doença se encontra.

Aproveite para ler: Diabetes e os olhos: qual é a relação? Entenda!