Diabetes: os dois tipos afetam nossa visão!

Diabetes é uma doença muito conhecida em nosso meio. Tenho certeza que você conhece alguém que tem o famoso “açúcar no sangue”. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o diabetes atinge 422 milhões de pessoas no mundo todo, e, só no Brasil, 14 milhões apresentam a condição. E, apesar de muito conhecida, é uma doença, digamos, não muito compreendida. Poucas pessoas sabem que a diabetes tem consequências em todos os órgãos do nosso corpo, inclusive nos nossos olhos. Continue lendo que vamos explicar os motivos de que o açúcar alto no sangue pode prejudicar sua visão!

O que é Diabetes?

Diabetes Mellitus é uma doença caracterizada pela elevação da glicose (açúcar) no sangue. O grande causador dessa doença é a alteração no metabolismo da insulina. Insulina é um hormônio produzido no nosso pâncreas, esse hormônio é como se fosse uma “porta” que permite a entrada de glicose, sim a que nós ingerimos através da comida, nas células do nosso organismo. A glicose dentro das células é responsável por inúmeras atividades celulares, é o que “faz a nossas células funcionarem”. Agora pensem comigo: se, por algum motivo, essa porta de insulina se fechar, a glicose do nosso sangue não consegue entrar nas células. Permanecendo na nossa circulação, chamamos esse estado de hiperglicemia.

Quais são os tipos de Diabetes?

Diabetes tipo 1

Esse tipo está relacionado à destruição das células produtoras de insulina que ficam nos pâncreas. Isso acontece devido a um processo autoimune, ou seja, nosso próprio corpo produz anticorpos que vão atacar e destruir essas células. Em geral, esse tipo de diabetes está presente em crianças e adultos jovens, mas pode acontecer em qualquer faixa etária.

Diabetes tipo 2

Esse tipo é o mais comum. Nesse caso, a insulina é produzida, mas ela não consegue ter sua ação eficaz! Isso chamamos de resistência insulínica – pensem em uma “porta emperrada” por onde a glicose não consegue entrar na célula. Esse tipo de diabetes tem componente genético e também está relacionado ao aumento de peso e obesidade, alcançando principalmente adultos a partir dos 50 anos.

Independente do tipo de diabetes, a consequência final é igual: o acumulo de açúcar no sangue. E esse açúcar ao longo dos anos é muito danoso aos vasos. Ele causa lesões machucando aos poucos vários órgãos como rins, nervos, coração e inclusive os olhos que são muito delicados e suscetíveis à agressão da hiperglicemia.

Afinal, o que é Retinopatia Diabética?

É uma das complicações mais frequentes de quem tem o diabetes descontrolado, segundo a OMS 75% das pessoas que tem diabetes desenvolveram retinopatia. Como já foi citado, o açúcar em excesso no sangue machuca os vasos, inclusive aqueles que nutrem a retina (uma fina e muito nobre camada de tecido que temos nos olhos), esses vasos ficam tão machucados ao longo do tempo que eles vão se rompendo, deixando vazar sangue e líquido para nossa retina.

Tudo isso, se não for controlado e tratado, evolui para formas mais graves, levando a hemorragias, inchaço e descolamento de retina.

Quais são os sintomas da retinopatia diabética?

Assim como o diabetes, nas fases iniciais a retinopatia diabética é silenciosa e pode não provocar sintomas. Eles começam a aparecer quando a doença já machucou muito os olhos, ou seja, quando o quadro já é avançado e grave. Nesses casos, os sintomas são: visão embaçada ou distorcida; perda de visão central ou periférica, pontos ou manchas flutuantes no campo de visão, visão que transita entre borrada e clara; perda súbita de visão; nos casos de sangramento, visão noturna prejudicada, por fim cegueira.

Como é feito o diagnóstico da retinopatia diabética?

O diagnóstico da retinopatia diabética é feito pelo seu oftalmologista. Ele é o profissional que irá realizar o exame chamado fundoscopia, e, através de uma lente, conseguirá examinar a retina e identificar sinais sugestivos de lesão. E é muito importante destacar que todo paciente diabético, seja do tipo 1 ou tipo 2 deve ter avaliação oftalmológica, para diagnóstico precoce e acompanhamento, para que assim previna as formas graves da doença. É recomendado que o diabético do tipo 1 passe em avaliação oftalmológica após 5 anos do diagnóstico, e o tipo 2 o acompanhamento deve ser anual!

Tratamento para retinopatia diabética

Assim como o diabetes, a retinopatia diabética também não tem cura, mas tem controle e prevenção. E a principal forma de prevenção é simples: o controle e tratamento do diabetes. O diabetes bem controlado não provocará alterações na retina. Por isso, é importante que, além do acompanhamento do oftalmologista, o paciente deve se tratar com um médico clínico ou endocrinologista. Em relação aos tratamentos oftalmológicos, esses dependem do tipo de alteração que o paciente apresentar, e são necessários nos casos mais graves e poder ser: fotocoagulação a laser, injeções intraoculares e até cirurgias retinianas.

Por fim, se você tem diabetes, faça consultas regulares com seu oftalmologista! A prevenção e o diagnóstico precoce são as chaves para você não ter problemas visuais sérios e muitas vezes irreversíveis. Pensando nisso, nós da Eyecare temos uma equipe oftalmológica pronta para cuidar dos seus olhos! Entre em contato.