Qual é o impacto da ergonomia visual para os colaboradores? Entenda!

A ergonomia visual é uma área que estuda a relação entre o espaço de trabalho e o sistema visual humano. Seu objetivo é melhorar a saúde e a performance visual dos colaboradores. Isso previne problemas de visão e fadiga ocular, que impactam diretamente na qualidade de vida das pessoas. 

Nesta área da ergonomia, considera-se elementos como iluminação, contraste, cor, tamanho de caracteres e a posição no computador. Em outras palavras, trata-se de uma série de boas práticas que garantem a saúde ocular e o bem-estar geral dos funcionários. 

E você, quer trazer esses benefícios para a sua empresa? Então, continue lendo este artigo e aprenda de maneira prática e didática como melhorar a ergonomia visual em sua empresa. 

Conceitos de ergonomia e conforto visual 

A ergonomia visual é uma série de ações e procedimentos que visa melhorar a relação dos colaboradores com os equipamentos eletrônicos. Isso evita vários desconfortos oculares, entre eles: fadiga, olho seco e vermelhidão. 

Para colocar essas estratégias em prática, é preciso que o ergonomista entenda o perfil da equipe e as condições de trabalho a que são submetidos diariamente. 

Dessa maneira, você ajuda a diminuir a porcentagem da população mundial que pode desenvolver cegueira ou algum tipo de deficiência visual até 2050. 

É o que mostra uma análise internacional feita com a contribuição de estudiosos da da USP de Ribeirão Preto (SP). Acredita-se, aliás, que, em 30 anos, o número de pessoas com essas condições pode ser de 535 milhões.

Tal cenário é justificado em razão de diversos fatores. Os mais comuns são: 

  • Exposição excessiva a telas de smartphones;
  • Maus hábitos alimentares;
  • Envelhecimento da população. 

Uma vez que você já sabe a importância da ergonomia visual no trabalho, confira, no próximo tópico, algumas ações que devem ser implementadas por colaboradores e empresas para melhorar a relação dos homens com as máquinas. 

Como melhorar a ergonomia visual? Confira 7 dicas 

Entre as principais dicas de ergonomia visual, destacam-se: 

  • Consulte um oftalmologista;
  • Use EPIs;
  • Redobre a atenção ao uso de computador;
  • Configure o tamanho das fontes;
  • Tenha cuidado com o ar-condicionado;
  • Use colírios;
  • Cuide da saúde visual dos seus colaboradores.

Vamos a elas! 

1- Consulte um oftalmologista 

O primeiro passo para lidar com a ergonomia visual é agendar uma consulta com o oftalmologista. Esse profissional é capaz de identificar doenças silenciosas, que prejudicam a sua visão, como é o caso do glaucoma

Além disso, o médico checa se é preciso mudar as suas lentes dos óculos e ajuda a solucionar condições que prejudicam a sua performance no trabalho, tais como: 

  • Lacrimejamento excessivo ou olho seco;
  • Visão dupla, embaçada, escura ou turva;
  • Dor de cabeça constante;
  • Vermelhidão nos olhos;
  • Hipersensibilidade à luz;
  • Dor nos olhos;

2- Use EPIs 

Ao estimular o uso de EPIs no ambiente de trabalho, você protege os funcionários dos riscos que ameaçam a sua saúde e segurança. 

Um bom exemplo disso são os óculos de proteção, que funcionam como espécie de escudo contra agentes que são prejudiciais para a saúde ocular, tais como biológicos, químicos e físicos.

3- Redobre a atenção ao uso de computador 

Trabalhar em frente ao computador durante um período prolongado pode causar diversos danos oculares, tais como:

Para evitar esses problemas, recomenda-se que você faça um intervalo de 20 segundos a cada 20 minutos em frente ao equipamento. 

Além disso, cuide da sua postura em frente ao computador. Abaixo, você confere estas duas imagens feitas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que ensinam como sentar corretamente durante a sua jornada de trabalho. 

Posição incorreta 

Posição correta 

4- Configure o tamanho das fontes 

Outra dica importante de ergonomia visual é ajustar o tamanho das fontes dos textos. Aqui, você deve aumentar o zoom para que não seja preciso ficar muito próximo à tela do aparelho para compreender o conteúdo. 

5- Tenha cuidado com o ar-condicionado 

Quando o ar-condicionado está direcionado para os nossos olhos, eles tendem a ressecar. Além de causar ressecamento , esse cenário faz com que a vista fique mais vulnerável a outros problemas oculares. Portanto, analise o seu local de trabalho e, caso seja possível, altere o computador de lugar. 

6- Use colírios 

Ao usar colírios, principalmente em ambientes com ar-condicionado, você contribui para a hidratação ocular. Porém, antes de escolher essa opção de medicamento, lembre-se de agendar uma consulta com o seu oftalmologista, ok? 

? Aproveite para ler: Como escolher um oftalmologista? Saiba o que avaliar!

7- Cuide da saúde visual dos seus colaboradores 

A Eyecare Health desenvolveu o programa Benefício Visão, que tem como objetivo mapear, melhorar e solucionar problemas de saúde ocular dentro do ambiente empresarial. Esse programa é o único no Brasil que permite que empresas de qualquer porte ou ramo promovam a saúde ocular e, ao mesmo tempo, aumentem a produtividade no trabalho.

A detecção precoce de problemas de visão e doenças oculares pode prevenir danos irreversíveis e afastamentos temporários ou permanentes. Além de identificar problemas na saúde ocular, os exames de vista podem detectar doenças sistêmicas graves, como diabetes, hipertensão e tumores cerebrais, entre outras.

Próximos passos 

Esperamos que, até aqui, você tenha entendido tudo sobre ergonomia visual. E, além desse cuidado especial, recomenda-se que você conheça os ganhos de cuidar da saúde visual dos seus colaboradores com o Benefício Visão. 

Trata-se da solução ideal para que a sua empresa garanta o bem estar visual e a alta produtividade dos colaboradores. 


Quer saber mais? Solicite uma cotação agora mesmo e conheça todos os benefícios do Benefício Visão para a sua empresa.