Cansaço digital: veja como aliviar os sintomas durante a jornada de trabalho.

Blog Banner Eyecare

Conforme apontado por estudo conduzido pelas universidades federais de Minas Gerais, em 2020 houve aumento de cerca de 60% de nossa presença no universo digital e, com isso, estamos mais expostos a desenvolver o cansaço digital e suas consequências. Neste artigo vamos explicar um pouco mais sobre e trazer algumas dicas de como aliviá-lo.

Dados deste recente estudo realizado no Brasil, revelam que o tempo médio em frente a uma tela era cerca de 6.5 horas, aumentando assim, para uma média diária de 10 horas. Como consequência dessa mudança, houve também aumento no número de queixas relacionadas à exposição excessiva durante várias horas seguidas à dispositivos digitais, como é o caso de computador, telefone celular, televisões, entre outros. O cansaço visual digital ou fadiga ocular pode ser responsável pela redução da produtividade no trabalho, percepção de falta de dedicação do trabalhador, bem como aumento de afastamentos do emprego.

Quais seriam os principais sintomas relacionados ao cansaço visual digital?

Primeiramente, é importante saber identificar os principais sintomas relacionados ao cansaço visual digital para que haja mudança dos hábitos de trabalho e do ambiente. Sendo assim, os principais sintomas associados ao quadro são:

  • Dor de cabeça e dor nos olhos;
  • Vermelhidão ocular;
  • Ardência ou irritação ocular;
  • Olhos secos ou lacrimejamento excessivo;
  • Visão embaçada ou borrada;
  • Aumento da sensibilidade à luz;
  • Dores lombares e cervicais;
  • Dificuldade de concentração;
  • Tontura.

Principais dicas para aliviar os sintomas durante a jornada de trabalho

A seguir descrevemos algumas dicas que podem melhorar substancialmente os sintomas relacionados ao cansaço visual digital:

Faça exame oftalmológico de forma regular.

A consulta oftalmológica é importante para o diagnóstico de patologias oculares que podem estar agravando ou causando fadiga ocular. Alguns sintomas de cansaço visual podem ser reduzidos através da prescrição de lentes corretivas, bem como na adequação do óculos prescrito em relação à distância de trabalho. O uso de lentes antirrreflexo também é um recurso que pode ser recomendado pelo oftalmologista; este tipo de lente é capaz de reduzir o brilho, minimizando a quantidade de luz refletida pelas superfícies.

Realize pausas regulares durante a jornada de trabalho.

É recomendado que a cada 20 minutos de trabalho em frente à tela a realização de pausa por cerca de 20 segundos. Uma opção é desviar o olhar do computador por algum tempo e focar em alguma paisagem ou objeto há cerca de 6 metros para descanso visual.

Pisque os olhos com frequência!

Uma das causas de cansaço visual digital é a redução do piscar natural. Estima-se que, em frente às telas, piscamos cerca de um terço da frequência normal sendo responsável pelos sintomas de secura e irritação ocular. Uma alternativa seria o uso de colírios lubrificantes para melhorar os sintomas bem como a lubrificação ocular. Recomenda se então o uso de lagrimas artificiais sem presença de corticoide. Caso a necessidade de uso de colírio seja de várias vezes ao dia é importante escolher uma formulação sem presença de conservantes.

Banner Beneficio Visão

Ajuste a iluminação de telas e do ambiente de trabalho.

Ajustar algumas configurações nas telas de computador no trabalho podem auxiliar no conforto ocular. Alguns ajustes recomendados são: redução do brilho do monitor para que ele fique semelhante ao brilho do ambiente reduzindo assim a exposição da luz nos olhos, ajuste de tamanho das letras na tela bem como o contraste do texto, além disso alguns dispositivos possuem a capacidade de redução da emissão de luz azul. A luz azul é descrito como capaz de alterar o ciclo circadiano do nosso corpo, relacionado a uma boa noite de sono. Também recomenda se a preferencia por uso de iluminação indireta com luz de LED (branco- suave) para o ambiente de trabalho, as luzes fluorescentes são consideradas menos confortáveis para a visão.

Evite se posicionar de frente a janelas e embaixo de ventiladores e ares condicionados.

A exposição a luz solar direta de forma excessiva também é fator de causa de sintomas oculares, além disso posicionar-se embaixo de ventiladores e aparelhos de ar condicionado podem agravar sintomas de secura dos olhos.

Ergonomia é fundamental!

A postura no ambiente de trabalho em frente as telas também se associa a sintomas presentes em trabalhadores com sintomas de cansaço visual. O ajuste da mesa de trabalho, altura correta da cadeira e distancia em relação a tela podem auxiliar na regressão e resolução de tais sintomas. Recomenda se que o monitor fique a uma distancia média de 50 a 60 cm dos olhos. Bem como em uma inclinação de cerca de 10 a 15 graus abaixo dos olhos para manter um posicionamento confortável da cervical.

Por fim, reitera-se a importância da consulta ao oftalmologista na persistência ou agravamento dos sintomas. A prevenção e cuidado com a saúde ocular são fundamentais para uma melhor qualidade de vida do trabalhador bem como estão diretamente relacionadas com a maior produtividade no ambiente de trabalho.