Óculos de proteção: para quem é indicado? Descubra!  

Óculos de proteção são equipamentos de segurança essenciais para diversas atividades, sejam elas profissionais ou pessoais. O papel desses dispositivos é proteger os olhos de lesões causadas por detritos, partículas ou substâncias químicas. 

Esses óculos são fabricados em diferentes materiais, como policarbonato, o que garante resistência e durabilidade.

Os óculos de proteção são amplamente utilizados em ambientes de trabalho, especialmente em áreas que envolvem o manuseio de materiais perigosos ou operações de corte e soldagem. 

Eles também são comumente utilizados em atividades ao ar livre, como práticas esportivas e hobbies, incluindo tiro ao alvo, ciclismo e motocross. 

Adicionalmente, esses dispositivos são recomendados para profissionais de saúde que trabalham em contato com fluidos corporais, como sangue e saliva, e em atividades que envolvem o uso de equipamentos de alta tecnologia, como lasers e luzes intensas.

Você ou seus colaboradores fazem parte de algum desses grupos? 

Então, continue a leitura e descubra como garantir a proteção para os olhos do seu time. 

Qual é a função do óculos de proteção? 

O óculos de proteção funciona como uma espécie de escudo contra agentes que são prejudiciais para a saúde ocular, tais como biológicos, químicos e físicos. Assim, profissionais trabalham com mais confiança e produtividade, uma vez que os riscos de acidente diminuem. 

De maneira geral, esse equipamento de proteção é indicado para os profissionais que atuam nas áreas da saúde e médica, sobretudo, aqueles que ficam expostos a resíduos ou fluidos contaminantes. 

Também são recomendados para trabalhos que desempenham algum tipo de atividade com materiais corrosivos. Por exemplo: funcionários de indústrias químicas, farmacêuticas e laboratórios de pesquisa. 

Ademais, profissionais que lidam com construção civil, marcenaria e indústria metalúrgica também precisam de proteção, visto que há um risco aumentado de alguns materiais atingirem o olho, causando risco à saúde ocular

Quais são os principais tipos de óculos de proteção?

Existem diversos tipos de óculos de proteção. São eles:

Óculos tradicional 

Esse é o formato mais comum dos óculos de proteção e está disponível em diferentes tratamentos e cores de lente. 

Aliás, a variação dessas cores é pensada conforme a intensidade luminosa, a qual o funcionário está sujeito durante a sua rotina de trabalho.  

Por exemplo: lentes amarelas ou incolores são indicadas para espaços com baixa iluminação. 

Em contrapartida, as lentes escuras são comuns em ambientes com alta luminosidade.  

Além de tudo que falamos até aqui, é preciso destacar que o óculos tradicional filtra a maior parte dos raios UVA e UVB. 

Óculos de ampla visão

Os óculos de segurança de ampla visão, por sua vez, caracterizam-se por terem uma lente única, que facilita a visão panorâmica do colaborador. 

Esse modelo é indicado para atividades que geram poeiras em suspensão, fumos e partículas sólidas. Isso porque, o material se encaixa perfeitamente no rosto graças aos elásticos ajustáveis de silicone. 

Por isso, o óculos de ampla visão é usado com frequência em canteiro de obras, especialmente em trabalhos de demolição e perfuração. 

Adicionalmente, ele é bem-vindo na usinagem (proteção contra cavacos arremessados em alta velocidade) e madeireiras (serragem e estilhaços lançados).

Um benefício desse modelo de óculos é a sua cobertura na lateral dos olhos, uma vez que os formatos tradicionais falham ao proteger os trabalhadores nessa mesma área. 

Óculos de sobreposição 

Como o próprio nome indica, trata-se de um modelo que é utilizado de maneira sobreposta a outro óculos. Ou seja, é recomendado para profissionais que já usam óculos de correção visual (de grau). 

Esse modelo é um pouco maior e ainda traz uma lente com curvatura lateral, o que  garante um espaço entre os óculos, mantendo a área adequada de cobertura e visibilidade. 

Óculos com grau 

Os profissionais que trabalham com óculos de correção visual e atuam em regiões de risco podem escolher pelos óculos de proteção com grau.

Esse formato é indicado para colaboradores que atuam em atividades de risco continuamente e, por alguma razão, tiveram dificuldade para se adaptarem ao modelo de óculos de sobreposição. 

Podemos definir, portanto, que esse modelo de óculos desempenha duas funções importantes: corrige a visão do trabalhador e protege contra impactos, poeiras e partículas que surgem durante o dia a dia. 

Qual é a função de cada cor de lente? 

Existem, pelo menos, 9 tipos de cores para as lentes dos óculos de proteção e, para cada uma delas, há uma finalidade específica. 

Vamos entender cada uma delas! 

Cinza 

É comumente usada pelos funcionários que trabalham a céu aberto, visto que protege contra alta luminosidade e contra os raios solares. 

Marrom 

Com função parecida às lentes cinzas, a cor marrom é útil para espaços ou tarefas com alta luminosidade. 

Amarelo

O papel desta lente de contato é melhorar a visão do colaborador em dias nublados, ambientes de pouca luz ou com pouca visibilidade em virtude de neblinas. 

Verde 

É indicada para luminosidade de nível baixo ou quando o tom é mais escuro. Costuma ser usado em regiões de área de solda. Além disso, é responsável por filtrar os raios UV e IR em aproximadamente 99%. 

Laranja 

Essa lente de contato é semelhante aos dispositivos de lentes amarelas. Contudo, os modelos alaranjados são mais escuros, sendo indicados para dias ensolarados ou com iluminação mais intensa. 

Incolor 

Apesar dessa lente de contato não proteger contra a luminosidade, ela é ideal contra partículas volantes. Por isso, é utilizada por farmacêuticos, químicos, médicos, dentistas, motociclistas, entre outros profissionais. 

Azul e rosa 

Se você procura lentes para o descanso do colaborador, as cores azul e rosa são as melhores opções para você! Afinal, elas podem ser utilizadas não só em dias ensolarados, mas também em tarefas com iluminação moderada. 

INOUT

Por fim, e não menos importante, temos as lentes IN-OUT. Trata-se de um material que causa um efeito espelhado, sendo indicado para locais fechados, mas de forma intermitente. 

Um exemplo da sua utilidade é quando o funcionário precisa se deslocar de ambientes com variadas luminosidades. E, com esse dispositivo, ele não terá a sua visão prejudicada. 

Qual óculos de proteção é mais indicado para empresas? 

De maneira geral, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) orienta o investimento nos seguintes equipamentos: 

  1. Máscara com proteção lateral;
  2. Óculos flexíveis, janela de ventilação aberta;
  3. Óculos flexíveis, ventilação protegida;
  4. Óculos rígidos, ajuste acolchoado;
  5. Protetor facial, plástico;
  6. Óculos com proteção lateral tipo “persiana”.

E, para que você entenda, qual equipamento de proteção é mais indicado para sua empresa, a fundação desenvolveu esta tabela que corresponde aos números dos materiais acima. Confira:

Fonte: Fiocruz 

? Aproveite para ler: O que diz a NR 07? Entenda e saiba como aplicar

Como usar óculos de proteção?

Entre as principais dicas para usar óculos de proteção, estão:

  • Ajuste perfeitamente os óculos ao rosto, sem deixar qualquer tipo de abertura;
  • Redobre a atenção para que a haste ou elástico mantenham os óculos firmes no rosto, porém, sem causar desconforto durante o trabalho;
  • Use o óculos durante toda a jornada de trabalho;
  • Segure nas duas hastes, ao mesmo tempo, para colocar ou remover seus óculos
  • Higiene as lentes com água e detergente ou sabão neutro, tecido ou papel limpo e macio; 
  • Evite deixar que as lentes tenham contato com qualquer superfície. Sempre coloque os óculos com as lentes para cima; 
  • Não guarde o óculos nos bolsos traseiros das calças;
  • Jamais transporte o dispositivo com outras ferramentas manuais; 
  • Proteja o óculo de locais que recebem respingos de óleo, graxa, ácidos corrosivos, solventes ou qualquer substância que possa prejudicar a qualidade do material; 
  • Use óculos em perfeita condição. Troque os dispositivos quando observar a ausência de proteção lateral e elástico. Além disso, substitua as lentes quando elas estiverem danificadas ou riscadas. 

? Aproveite para ler: Como limpar lente de óculos? Produtos + Passo a Passo! 

Próximos passos 

Esperamos que, até aqui, você tenha entendido tudo sobre óculos de proteção. E, além desse cuidado especial, recomenda-se que você conheça os ganhos de cuidar da saúde visual dos seus colaboradores com o Benefício Visão

Trata-se da solução ideal para que a sua empresa garanta o bem estar visual e a alta produtividade dos colaboradores. 


Quer saber mais? Solicite uma cotação agora mesmo e conheça todos os benefícios do Benefício Visão para a sua empresa.