Qual lente escolher para a minha cirurgia de catarata?

O que é a cirurgia de catarata?

A catarata é uma doença na qual ocorre a opacificação do cristalino (lente interna do olho). Essa doença está estreitamente relacionada com o envelhecimento; entretanto, fatores como a exposição crônica à luz ultravioleta, tabagismo, uso de álcool, diabetes e uso de alguns fármacos podem acelerar esse processo.

O tratamento dessa patologia é exclusivamente cirúrgico, no qual haverá a substituição desse cristalino opacificado por uma lente artificial, denominada lente intraocular.

Essa cirurgia é um dos procedimentos mais realizados no Brasil e no mundo, e quando realizada por um oftalmologista especialista nesta área, há grandes taxas de sucesso e segurança, bem como melhorias na qualidade de vida e bem-estar.

Como a lente intraocular é um fator determinante para o sucesso visual do paciente, sua escolha é de extrema importância. Para isso, o oftalmologista deve lançar mão de uma série de exames oftalmológicos, bem como entender melhor o cotidiano do seu paciente, já que a escolha da lente deve atender à demanda visual específica de cada indivíduo.

Dessa forma, personalizando a escolha da lente, é possível reduzir a dependência de óculos e melhorar a qualidade de sua visão de forma definitiva.

Quais as opções de lentes intraoculares?

Existem diversos modelos de lentes intraoculares feitos de diferentes materiais.

De uma forma geral, as lentes podem ser rígidas ou flexíveis. Esta última apresenta uma tecnologia mais avançada, podem ser dobradas e entram por incisões menores que não necessitam de sutura ao final da cirurgia.

Além disso, as lentes específicas podem ser: monofocais, bifocais ou trifocais, com a tecnologia de toricidade (correção do astigmatismo) ou não.
Lente intraocular asférica monofocal: Corrige o foco visual apenas para longe. Ao final do pós-operatório, o paciente deverá usar óculos para perto.
Lente intraocular asférica bifocal: Corrige o foco para dois pontos distintos, para longe e para perto simultaneamente. Entretanto, a visão intermediária pode ficar comprometida. Um exemplo para a visão intermediária é o uso do computador.
Lente intraocular asférica trifocal: Corrige o foco para três pontos distintos, para longe, perto e intermediário. Diminuindo a necessidade do uso de óculos.

Atualmente, as lentes que entregam maior tecnologia são as lentes de foco estendido (EDOF). Essas lentes funcionam através de princípios físicos diferentes como a difração e o fenômeno de frentes de onda. Isso faz com que a energia luminosa, ao ser dividida, não fique dispersa, fazendo com que a ampliação do foco haja uma diminuição de aberrações ópticas como halos e glare.

Geralmente, essas lentes de foco estendido (EDOF) atuam em focos para longe e intermediário. Outra vantagem em usar essas lentes intraoculares é que existem estudos afirmando que elas são mais aceitáveis em olhos com diabetes, glaucoma, doenças de retina ou olhos operados de cirurgia refrativa ou problemas na córnea.

Indicações específicas

Após uma avaliação oftalmológica minuciosa, se houver alterações devido a causas estruturais como o caso de doenças de retina, glaucoma, opacidades corneanas, há um consenso de que as lentes monofocais são a melhor escolha para o paciente. Entretanto, o advento de estratégias para o planejamento cirúrgico, bem como o aparecimento de lentes de foco estendido (EDOF), podem alterar esse paradigma. Mas, caso o desejo do
paciente saudável seja obter a independência total dos óculos, a melhor escolha ainda são as lentes trifocais.

Conclusão

Lentes intraoculares são próteses que substituem o cristalino com opacidade (catarata). Há diferentes tipos de modelos e tecnologias envolvidas nessas lentes.

Sua escolha dependerá não só de uma análise oftalmológica completa, com a solicitação dos mais variados exames, mas também da capacidade do seu médico de entender qual é o objetivo do paciente com a realização da cirurgia de catarata.

Por fim, é preciso salientar que a cada ano que passa novas tecnologias são envolvidas a fim de assegurar uma melhora visual através dessas lentes.