O que são as imagens que lembram moscas volantes?

Você já notou pequenas manchas ou formas semelhantes a teias de aranha que se movem em seu campo de visão? Essas imagens, frequentemente chamadas de “moscas volantes”, são um fenômeno visual comum que muitas pessoas experimentam.

Neste artigo, vamos mergulhar no mundo dessas intrigantes manifestações visuais, esclarecendo o que são, por que ocorrem e quando podem ser motivo de preocupação.

Começou a ver moscas volantes e não sabe o que é?

Essas moscas podem estar associadas a problemas de visão?

O que devo fazer para tratar?

Como saber se devo me preocupar?

Continue a leitura para desvendar os mistérios por trás das moscas volantes e entender melhor este fenômeno..

O que são moscas volantes?

Esta queixa tão frequente nos consultórios de oftalmologia, popularmente conhecidas como moscas volantes, são as sujeirinhas flutuantes que podem aparecer no nosso campo visual, podendo aparecer de forma súbita em um ou ambos os olhos. Podem apresentar formato circular, em linhas ou pontos, sendo capazes de causar desconforto visual e dificuldade de visão quando surgem em grande quantidade.

As moscas volantes são causadas por um processo natural de envelhecimento. Dentro dos nossos olhos, há uma substância gelatinosa que compõe o globo ocular chamada de vítreo. Com o envelhecimento natural, o vítreo se altera ficando com consistência mais líquida soltando e afastando-se da retina.

Uma parte dessa gelatina forma grumos que flutuam dentro do globo ocular, causando um sombreamento na retina e formando as imagens que caracterizam as moscas volantes.

O paciente pode começar a enxergar pequenas moscas, insetos, manchas passando na visão, que mudam de posição com a movimentação dos olhos. Elas podem ser em pequena ou grande quantidade.

Algumas outras causas podem estar relacionadas ao aparecimento mais frequente das moscas volantes, como quadros de miopia. A forma do globo ocular dos míopes faz com que essas pessoas tenham mais chances de ter o descolamento do vítreo, sendo como consequência o aparecimento mais frequente das moscas volantes.

Os pacientes que passaram por cirurgias nos olhos, como cirurgia de catarata, podem apresentar o mesmo quadro. Devido às alterações internas que ocorrem na cirurgia de catarata, o vítreo se desloca e como consequência o aparecimento das moscas volantes pode ocorrer.

Pessoas com diabetes e também aquelas que sofreram alguns traumas na visão também podem apresentar este mesmo quadro.

Quais são os principais sintomas?

A percepção é bem simples. Em geral, o paciente começa a notar pequenas linhas, pontos ou cordões no campo de visão. Elas se movem lentamente no campo visual e podem mudar de posição conforme a movimentação dos olhos.

Usualmente, as manchas são mais visíveis ao olhar e focar em uma superfície branca ou de cor mais clara, bem como ao olhar o céu num dia claro. Elas podem ser mais presentes em situações de estresse e cansaço, causando maior desconforto visual que o normal.

? Como melhorar a visão? Checklist Fácil com 12 passos

Como saber se devo me preocupar?

Em geral o quadro associado às moscas volantes é benigno, mas quando ocorre um aumento e surgimento repentinos das moscas volantes, acompanhado da presença de flashes de luz, diminuição da qualidade visual ou borramento visual, são sinais de que outras alterações nos olhos podem estar associadas ao quadro, sendo estes considerados sinais de alarme deste quadro.

Vítreo posterior é uma estrutura ligada diretamente à retina. Durante o processo de descolamento pode ocorrer associado ao quadro descolamentos de retina, rasgaduras da retina e sangramentos;

Tais quadros podem necessitar de intervenção cirúrgica imediata. Sendo assim, caso apresente alguns dos sinais de alarme recomenda-se consulta imediata ao oftalmologista.

Existe cirurgia ou tratamento para as moscas volantes?

Em geral, não é necessária a realização de cirurgias ou tratamentos para a melhora das moscas volantes. Apesar de haver algum tempo para nos acostumarmos com elas, com o tempo o nosso cérebro consegue começar a ignorar essas manchas na visão, tornando cada vez menos incômodo.

Mas quando em grande quantidade ou com tamanho expressivo pode se indicar alguns tratamentos. Uma opção é o uso de YAG laser, no qual o oftalmologista consegue através da terapia a laser quebrar esse resíduos no vítreo, tornando-os menores e menos visíveis.

O uso da terapia à laser para o tratamento das moscas volantes não é considerado consenso e também não é muito utilizada. Também é possível realizar um procedimento chamado cirurgia de vitrectomia quando o incômodo é intenso ou compromete a visão.

Na cirurgia o médico oftalmologista remove o vítreo do olho retirando assim por consequência as moscas volantes. Nem sempre a vitrectomia é capaz de remover todas as moscas volantes e estas podem surgir novamente após a cirurgia.

Além disso, apesar de segura, a cirurgia é considerada um procedimento invasivo e apresenta riscos além do procedimento.

Bom, agora você já sabe um pouco mais sobre as moscas volantes. Caso surja algum sinal de alarme, não se esqueça de consultar com o oftalmologista!