Miopia, Muito Além do Grau

A miopia é um erro refracional multifatorial, causado pelo desenvolvimento desordenado de várias partes do globo ocular durante o processo de emetropização, que é afetado pelo ambiente e pela genética. É um olho com poder convergente maior que o necessário fazendo com que a imagem se forme a frente da retina, ou seja, desbalanço entre poder do olho e seu tamanho. Houve um aumento muito grande nos casos, principalmente na Ásia, onde 80-90% dos adultos jovens tem miopia.

Em 2010 estimava-se que 108 milhões de pessoas tinham baixa visão para longe devido a erros refrativos não corrigidos, gerando um impacto econômico de 202 bilhões de dólares por ano.

Estudos preveem que em 2050 entre 4,8 e 5 bilhões de pessoas terão miopia e 20% delas terão alta miopia. Isso significa que 50% das crianças se tornará míope 30 anos depois.

A miopia tem impacto na educação, na atividade física, no desenvolvimento psicológico e nas possibilidades de empregos futuros. Crianças com miopia precoce, acompanhada de altas taxas de progressão, tem maiores chances de serem altos míopes e consequentemente maior risco de glaucoma, catarata, degeneração macular miópica, descolamento de retina e neovascularização de coróide. Doenças que podem levar a cegueira irreversível.

Em algumas comunidades com alta prevalência de miopia, degeneração macular miópica é a causa mais frequente de cegueira, no Japão atinge 200 mil pessoas (12,2%).A miopia é um problema de saúde pública, é a principal causa de cegueira prevenível em crianças e adolescentes.

É importante orientar as famílias sobre o risco do excesso de uso de telas pelas crianças. As recomendações atuais da Sociedade Brasileira de Pediatria são as seguintes:

Entre zero e dois anos: nenhum tempo de tela
Entre três e cinco anos: no máximo 1 hora por dia
Entre seis e dez anos: no máximo 2 horas por dia
Entre onze e dezoito anos: de 2 a 3 horas por dia no máximo e não permitir “virar a noite” jogando.

No site da SBP existem outras recomendações que também abrangem a segurança da criança na internet.

Outra orientação de extrema importância é o estímulo a práticas de atividades ao ar livre com exposição a luz durante 2 horas, todos os dias.

Atualmente, existem possibilidades de tratamento para desacelerar a progressão da miopia, que devem ser associados a mudanças no estilo de vida (descritas acima).
O colírio de atropina que deve ser manipulado (a concentração aprovada pela Anvisa é de 0,01%, podendo usar concentrações mais altas de maneira offlabel).

O colírio de atropina 0,01% é prescrito para crianças entre 6 e 12 anos, com graus maiores -0,75 nos casos de progressão de miopia comprovada na seguinte posologia:
– 1 gota, uma vez ao dia por pelo menos 2 anos, até início da puberdade ou conforme necessidade
– O seguimento com biometria óptica anual é o padrão ouro.

A atropina já se mostrou segura, está em discussão qual a concentração mais adequada e ainda aguardamos liberação mais ampla pela ANVISA.

Lentes para diminuir a progressão de miopia são lentes com desenho que diminuem o defocus periférico na retina e diminuem o estímulo de crescimento do olho.

A Ortoceratologia também mostra eficácia alterando a refração da periferia do olho na direção miópica, diminuindo a velocidade da progressão da miopia. Suas contraindicações são olho seco, ceratite e no Brasil pouco acesso e seu alto custo.

Vale também lembrar que esses tratamentos são indicados para miopias axiais, por isso a importância da biometria.

Em conclusão, a miopia é uma doença mundial que está aumentando muito, as previsões de crescimento são grandes, o impacto socioeconômico causado pela alta miopia pode levas a complicações potencialmente fatais a visão. A melhor estratégia de tratamento é controlar a progressão da miopia.

Bibliografia:

Zhao C, Cai C, Ding Q, Dai H. Efficacy and safety of atropine to control myopia progression: a systematic review and meta-analysis. BMC Ophthalmol. 2020 Dec 7;20(1):478. doi: 10.1186/ s12886-020-01746-w. PMID: 33287746; PMCID: PMC7720573.

PROCESSO-CONSULTA CFM no 41/2017 – PARECER CFM no 8/2019

Re: Holden et al.: Global prevalence of myopia and high myopia and temporal trends from 2000 through 2050 (Ophthalmology 2016;123:1036-1042) OphthalmologyVol. 124Issue 3