Software médico: como a tecnologia auxilia no acompanhamento de pacientes com glaucoma

A tecnologia está presente nas nossas vidas o tempo todo e, muitas vezes, acabamos não percebendo a inserção dela no dia a dia. Atualmente, pedimos comida, conversamos com família e amigos, nos locomovemos e trabalhamos usando essa inovação. Por isso, dentro do consultório, isso não pode ser diferente. Já existem diversos exemplos de software médico que auxiliam no acompanhamento de agenda e indicadores das consultas. Aqui, você vai entender como a tecnologia pode ir além e ajudar na melhora da condição de algumas pessoas, como no caso do glaucoma. 

Não é novidade para ninguém que um dos principais desafios do tratamento dessa doença é a adesão do paciente. Afinal, nem sempre ele segue as recomendações, o que interfere, mais tarde, nos resultados. Assim, vamos explicar neste conteúdo, como realizar uma assistência médica eficiente com a ajuda do Glauco

Conheça o Glauco – aplicativo para acompanhamento de pacientes com glaucoma

Existem diversos tratamentos para o glaucoma, como cirurgias e laser. Mas, sabemos que o mais comum é o uso de colírios que previnem o avanço da doença. Nesses casos, a participação do paciente durante o tratamento é essencial.

Infelizmente, nem sempre essa tarefa é feita da maneira correta. Um estudo publicado pelo Journal Of Glaucoma mostrou que, 9 entre 10 pessoas pingam o colírio de forma errada nos olhos. Esse, inclusive, pode ser um dos motivos da falta de sucesso no controle da doença.

Foi pensando nesses desafios que a Eyecare Health desenvolveu o Glauco. Um aplicativo que ajuda a acompanhar com maior eficiência a jornada dos pacientes. Além de incentivá-lo a participar ativamente do próprio tratamento do Glaucoma. Ou seja, é a tecnologia conectando você e seus pacientes contra a cegueira irreversível.

O primeiro ponto positivo do aplicativo é a relação entre o doutor e o portador da doença. Com ele, você tem acesso a dados precisos sobre os seus pacientes e possui um canal de contato direto. Dessa forma, é possível compreender os hábitos, comportamentos, e acessar dados de aderência ao uso dos colírios durante o tratamento.

O seu paciente também entende a abordagem. O usuário do aplicativo acompanha cada passo do tratamento. Por exemplo: horários de medicação, tipos de colírios, histórico de medicamentos, conteúdos sobre a doença, entre outros dados. Tudo isso, com uma linguagem fácil e acessível.

Por fim, uma das partes principais: empoderar seu paciente. O Glauco mostra indicadores sobre a aderência ao tratamento, dados de saúde e demais conteúdos relevantes. 

Todos esses itens têm como objetivo melhorar o cuidado e a experiência dos pacientes durante a jornada pelo tratamento. Além disso, auxiliam a frear a progressão da doença. No próximo tópico, você entenderá como um software médico facilita na eficácia do seu trabalho.

Como um software médico auxilia na eficiência dos tratamentos

A agenda de papel já não é mais suficiente para quem deseja dar o próximo passo. Um software médico em nuvem, como o EyecareBI, focado em oftalmologia, permite que você acompanhe todos os seus pacientes de perto e gerencie as principais áreas da sua instituição de saúde. E mais: você pode acessar de qualquer lugar e a qualquer momento do dia. Nosso propósito é democratizar o acesso à saúde ocular e transformar a maneira que a oftalmologia é feita. Então, que tal conferir mais sobre a gente e sobre o Glauco no nosso site? Assim, você pode entender em detalhes como a Eycare Health pode ajudar! É só clicar aqui.