Você conhece os motivos ou causas da Visão Dupla?

Chamamos de visão dupla ou diplopia o fenômeno visual quando o paciente começa a enxergar duas imagens ao invés de uma só. Podendo ocorrer quando apenas um olho está aberto, sendo neste caso, denominada diplopia monocular ou ocorrer quando os dois olhos estão abertos sendo denominada de diplopia binocular, sendo esta a mais comum.

A diplopia binocular e monocular podem ser diferenciadas e identificadas quando se fecha um dos olhos já que a diplopia binocular desaparece ao fechamento de um dos olhos. Em geral, os pacientes se queixam dessa condição da saúde visual usando termos como “dupla visão”, “ver duas imagens”, “imagens fantasmas”, “imagem repetida” ou “imagens com dupla visão” para se referirem a diplopia.

O significado da palavra diplopia deriva de duas palavras gregas, sendo essas: “diplous” que significa duplos e “ops” que significa olho.

Episódios de diplopia temporária podem ocorrer relacionadas ao cansaço, consumo excessivo de álcool e drogas.  Porém, se persistente ou com outros sintomas associados é necessário avaliação medica do oftalmologista para o diagnostico correto.

Causas da visão dupla: confira as 7 principais!

Existem diversas doenças sistêmicas e também doenças oculares que podem causar a diplopia, abaixo descrevemos algumas causas de visão dupla mais comuns:

CERATOCONE

O ceratocone é uma doença degenerativa ocular que acomete a córnea, os sintomas mais comuns relacionados ao ceratocone são baixa de visão e fotofobia, no entanto, alguns casos o ceratocone pode distorcer as imagens de forma a causar percepção de duas imagens sendo assim um caso de diplopia monocular.

CATARATA

A catarata é uma alteração ocular devido a perda de transparência do cristalino, que é a lente natural do olho. Em geral, causada pelo envelhecimento natural do organismo.  Para que um paciente enxergue com nitidez, a luz que incide nos objetos e chega até os olhos deve atravessar o cristalino e chegar ate a retina, quando há a opacidade do cristalino, isto é a caracará, pode ocorrer distorção e desvio da luz emita pelos objetos e assim, causar diplopia, neste caso de diplopia monocular, isto é, visão dupla percebida quando um olho está aberto.

ASTIGMATISMO

O Astigmatismo é um erro refracional que provoca alterações na visão relacionada a distorção das imagens que pode ser em diversos graus e assim, afetar mais ou menos a visão. Muitas vezes o astigmatismo vem associado de miopia e hipermetropia que também são erros refracionais, isto é, erros de grau. Os sintomas mais relacionados ao astigmatismo são: turvação visual, dificuldade de enxergar para longe e perto, dor de cabeça. Além disso, o astigmatismo pode causar visão dupla monocular.

ESTRABISMO

O estrabismo é também causa de diplopia, neste caso de diplopia binocular, isto é, quando os dois olhos estão abertos. Há vários tipos de estrabismo e estes podem afetar a forma de percepção das imagens. São eles: estrabismo horizontal, vertical, convergente, divergente, acomodativo, intermitente, etc. Na maioria dos casos, o estrabismo quando presente desde a infância não é causa de visão dupla, já que no desenvolvimento visual o cérebro é capaz de “esquecer” a imagem de um olho formando assim uma imagem única, isso se não corrigido na infância.

PROPTOSE

A proptose ocular ocorre quando o globo ocular está mais proeminente do que o habitual. Algumas doenças sistêmicas como orbitopatia de graves ou doença de graves, tumores e lesões em orbita ocular podem causar proptose. A localização anteriorizada do globo ocular pode causar visão dupla, neste caso diplopia binocular.

AVC

O acidente vascular cerebral (AVC) ou mais popularmente conhecido como derrame pode também afetar a visão a depender da localização acometida no AVC. Pode causar baixa de visão e também diplopia, que neste caso é diplopia binocular.

TRAUMA

Trauma em face, orbita e a lesão de músculos da orbita podem afetar a mobilidade ocular e o posicionamento fisiológico do globo ocular podendo causar visão dupla.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre visão dupla e os principais sinais alarmantes. Procure algum oftalmologista de nossa equipe caso tenha mais alguma dúvida sobre o assunto ou caso tenha algum sintoma relacionado.