Visão e bem-estar: a saúde começa pelos olhos!

Qual a primeira coisa que você faz ao acordar? Abrir os olhos, certo? Por aí começa! Nossos olhos são a ponte para um novo dia que está começando. A luz do dia entra em nossos olhos como forma de energia eletromagnética. Como assim? Ocorre através das células que compõem a nossa retina, essa energia é transformada em estímulos químicos que irão despertar desejos, sentimentos, vontades e sobretudo nosso bem-estar.

Incrível, não acha? Através de impulsos nervosos são iniciados estímulos visuais que são responsáveis pelas experiências e percepções da vida!

Hoje sabemos que saúde não é apenas a ausência de doença, e sim um estado completo de bem-estar físico, mental e social! Nossa visão é uma peça muito importante nesse complexo conceito de saúde e podemos provar! Continue lendo para entender!

Visão e desenvolvimento

Antes de tudo, você sabia que a visão faz parte do nosso desenvolvimento? Tudo que somos hoje é consequência de um processo de evolução que começa na nossa infância. Mesmo que no nascimento nós não nos enxerguemos muito bem, ao longo do tempo, o sistema visual vai se desenvolvendo e aos 4 anos está completamente “pronto”, sofrendo alguns aperfeiçoamento até 10 anos de idade. Ao longo desse período, nossos olhos aprendem a diferenciar cores, perceber profundidade, movimentos e ter sensibilidade. Todas essas habilidades são determinantes para a comunicação, sociabilidade e independência, e já desde pequeninos nossos olhos nos proporcionam qualidade de vida, autoestima e perspectiva para o futuro.

O ato de se olhar no espelho muitas vezes nos revela autoconhecimento nos proporcionando percepção de autoestima.

Visão e bem-estar social

É importante você saber que nossos olhos influenciam nossa postura, coordenação manual, inteligência e personalidade! Infelizmente a perda visual está associada a um aumento de depressão e ansiedade. Além disso, a perda visual envolve o paciente em um processo de luto e reabilitação, além do preconceito e a exclusão social, que infelizmente está presente em nossa sociedade. Diante de tudo, é importante você saber que existem causas de cegueira evitáveis, como catarata e erros relacionados ao não uso de óculos, além de glaucoma, Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) e retinopatia diabética. Em todas essas doenças, o diagnóstico precoce determina uma possível reabilitação visual, evita o avanço das doenças e suas possíveis complicações. Por isso o acompanhamento e avaliação oftalmológica são tão importantes.

Desde pequeninos nossos olhos nos proporcionam qualidade de vida, autoestima e perspectiva para o futuro.

Visão e alimentação

Para a nossa alimentação, além dos estímulos olfativo e gustativo, o estímulo visual é importantíssimo para despertar a vontade e o desejo por se alimentar. Quanto mais atraente visualmente o alimento, mais é a sua vontade de comê-lo. Lembrando que existem nutrientes que também são necessários para manter a qualidade visual. A vitamina A é um deles, além das vitaminas E e C. Todas elas são antioxidantes e auxiliam no combate aos radicais livres e previnem o envelhecimento. Essas vitaminas estão presentes em alimentos roxos, vermelhos e alaranjados. E mais uma vez a visão através da percepção das cores faz parte do conceito de saúde, lembrando que alimentos mais coloridos são mais “atraentes” aos olhos.

Quanto mais atraente visualmente o alimento, mais é a sua vontade de comê-lo. Lembrando que existem nutrientes que também são necessários para manter a qualidade visual. A vitamina A é um deles, além das vitaminas E e C. Todas elas são antioxidantes e auxiliam no combate aos radicais livres e previnem o envelhecimento.

? Como melhorar a visão? Checklist Fácil com 12 passos

Visão e autoestima

Talvez esse seja um dos tópicos mais importantes. Já sabemos que o conceito de saúde envolve bem-estar e autoestima. A autoestima é definida por Rosenberg como um conjunto de sentimentos e pensamentos do indivíduo sobre seu próprio valor, competência e adaptação. Existem estudos que revelam que pacientes com baixa qualidade visual apresentam também baixos níveis de autoestima em comparação a pessoas que possuem a visão dentro do normal. Isso vai muito mais além da questão estética, mas inclui também o autocuidado, aceitação, autoimagem, satisfação corporal e outros. Afinal, o ato de se olhar no espelho muitas vezes nos revela autoconhecimento nos proporcionando percepção de autoestima.

Por fim, depois de toda essa informação, conseguimos provar e informar o quanto os nossos olhos são significativos para compor a nossa saúde! E por isso, você deve prestar atenção e cuidado para esse sentido tão especial que é a nossa visão. Nós da Eyecare Health temos uma equipe qualificada de Oftalmologistas, dispostos a cuidar da sua saúde, afinal ela começa pelos olhos! Entre em contato.

Referências:

Evans J. R, Fletcher A. E, Wormald R.P.L; Depression and Anxiety in visually Older People; VOLUME 114, ISSUE 2, P283-288, FEBRUARY 01, 2007

Fok, L., & Fung, H. (2004). Self-Concept among people with and without visual impairment: The role of achievement motivation. Journal of Psychology in Chinese Societies, 5(1), 7- 24.

Garaigordobil, M., & Bernarás, E. (2009). Self-concept, self-esteem, personality traits and psychopathological symptoms in adolescents with and without visual impairment. The Spanish journal of psychology, 12(1), 149-160.