LASIK: Entenda como funciona a cirurgia e suas indicações 

Se em algum momento você desejou livrar-se de seus óculos com certeza deve ter se deparado com o termo LASIK. Mas afinal, o que essa sigla tem a nos dizer? “Laser-Assisted-In-Situ-Keratomileusis” ou LASIK é uma técnica de cirurgia refrativa que emprega diferentes tipos de lasers para corrigir erros esferocilindricos (miopia, hipermetropia e astigmatismo). 

Essa cirurgia é composta de quatro momentos e, a duração da cirurgia gira em torno de 15 minutos, contando do momento em que o paciente adentra ao centro cirúrgico, até a sua saída. 

  1. Colírios anestésicos e, em alguns casos, outros medicamentos serão aplicados no olho para evitar desconforto durante o procedimento e potencializar a experiência do paciente
  2. O laser de Femtosegundo é usado para criar um retalho fino e circular na córnea (“flap”). O cirurgião então levanta esse retalho para acessar a região posterior da córnea (estroma).
  3. O Excimer Laser é aplicado para remodelar o estroma da córnea. Esse laser,  altamente especializado, abla quantidades microscópicas de tecido corneano a fim de remodelá-lo, de forma que ao final da aplicação ocorra a correção da curvatura corneana e, consequentemente, do erro refrativo.
  4. O flap da córnea é recolocado no lugar, aderindo ao estroma sem ser necessário o uso de pontos. 

O emprego do laser não só minimiza as taxas de complicações dessa cirurgia, como também aumenta os níveis de assertividade e previsibilidade da cirurgia. De modo que, atualmente, a técnica LASIK oferece uma taxa de sucesso de mais de 95%. 

E o Pós-Operatório? 

Durante todo o procedimento, o paciente se mantém acordado e alerta, não sendo necessário permanecer internado após o procedimento. Entretanto, é fortemente recomendado que você leve um acompanhante quando for realizar a cirurgia, já que ao final do procedimento alguns pacientes relatam embaçamento visual

Logo após o procedimento, o cirurgião insere uma lente de contato terapêutica que será removida na primeira vista pós-operatória, geralmente no dia seguinte ao procedimento. Além disso, será necessário o uso de colírios e medicamentos indicados pelo seu médico, especialmente na primeira semana após o procedimento. 

Geralmente, sintomas como coceira, ardência ou visão turva costumam desaparecer em algumas horas. E, de fato, é possível perceber melhora na visão já após as primeiras 24 horas, com melhora completa da visão em aproximadamente 2 meses. 

Com relação à prática de esportes e atividades diárias, não há restrições com relação a atividades leves como caminhadas. Entretanto, atividades como esportes aquáticos e academia devem ser evitados por pelo menos 15 dias, e esportes com contato direto, como futebol, devem ser evitados por pelo menos 30 dias. Esses números podem sofrer alterações conforme a recuperação de cada paciente e recomendações do próprio médico.

Quem pode fazer LASIK? 

O método LASIK costuma ser uma das primeiras alternativas dos oftalmologistas por ser uma das cirurgias com pós-operatório menos doloroso se comparado ao método PRK. Apesar disso, algumas contra indicações gerais a essa técnica são: 

  • Pessoas menores de 18 anos 
  • Pessoas que o grau ainda não está estabilizado há pelo menos um ano
  • Pessoas grávidas ou em período de amamentação
  • Pessoas com a espessura corneana muito fina
  • Pessoas com outras doenças oftalmológicas
  • Pessoas que utilizam medicamentos que afetam os olhos

Como podemos perceber, todos esses quesitos necessitam de uma avaliação minuciosa de um oftalmologista. E, para garantir que nenhum desses tópicos comprometa o resultado cirúrgico, alguns exames devem ser solicitados, são eles: fundo de olho, mapeamento da retina, topografia e tomografia da córnea, dentre outros que seu médico achar necessário. 

Além disso, para garantir que os resultados dos exames demonstrem confiabilidade, é necessário que pacientes usuários de lentes de contato deixem de utilizá-las por um período mínimo de duas a quatro semanas, já que as lentes podem alterar na conformação corneana. 

Caso o paciente se torne apto para a realização da cirurgia com o método LASIK, é importante estar ciente de que no dia do procedimento é necessário que se evite qualquer tipo de produto estético na área do rosto como loções, maquiagens e cremes.

Complicações e Riscos… 

Assim como qualquer outro procedimento, a cirurgia refrativa apresenta riscos e complicações. É bem verdade que com o aparato tecnológico e com o auxílio do Laser essas complicações se tornam mínimas e a taxa de sucesso cirúrgico supera os 95%. Entretanto, os cuidados citados acima devem ser seguidos a risca, e quaisquer dúvidas ou sintomas após o procedimento devem ser discutidos com seu oftalmologista.