Com que frequência devo ir ao oftalmologista?

Você já foi ao oftalmologista esse ano?

Ou vai apenas quando percebe algo de errado com a visão?

A visão é um dos sentidos mais preciosos que possuímos e cuidar dela é crucial para garantir uma boa qualidade de vida.

Por isso, consultas regulares ao oftalmologista desempenham um papel fundamental na manutenção da saúde ocular e na prevenção de possíveis doenças.

Mas com que frequência devemos fazer essas consultas?

Aqui está o que você precisa saber:

Recomendações conforme a idade

Crianças e adolescentes: Além do “teste do olhinho” realizado ao nascer, a primeira consulta oftalmológica deve ocorrer durante o primeiro ano de vida, preferencialmente entre os 6 e 12 meses. Consultas subsequentes devem ser realizadas anualmente, principalmente se houver histórico familiar de problemas oculares, dificuldade de aprendizado na escola, ou se forem observados sinais de alerta (estrabismo ou dificuldade de visão).

Adultos até 40 anos: para adultos sem problemas de visão pré-existentes, é recomendável uma consulta a cada 2 anos. No entanto, se você usa óculos ou lentes de contato, ou tem condições de saúde que podem potencialmente afetar seus olhos, como diabete, a frequência das consultas deve ser anual.

Adultos acima de 40 anos: após essa idade, recomenda-se um check-up oftalmológico anual. Isso se deve ao aumento do risco de doenças oculares relacionadas à idade, como catarata, glaucoma e degeneração macular relacionada à idade.

Recomendações específicas para as principais doenças oculares

Retinopatia Diabética: No caso de pacientes diabéticos, o rastreamento para retinopatia diabética deve começar logo após o diagnóstico da diabete. Após o primeiro exame, consultas anuais ou a cada 6 meses são recomendadas para monitorar quaisquer alterações na retina que possam surgir.

Glaucoma: O glaucoma é uma condição ocular séria que pode levar à perda permanente da visão se não for tratada. Indivíduos com fatores de risco para glaucoma, como idade acima de 60 anos, histórico familiar da doença, diabete ou pressão intraocular elevada, devem fazer consultas regulares conforme a orientação do oftalmologista.

Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI): Para pacientes com mais de 50 anos, especialmente aqueles com histórico de tabagismo (incluindo cigarros eletrônicos) ou histórico familiar de DMRI, consultas anuais são essenciais para monitorar a saúde da retina e detectar sinais precoces da doença.

Catarata: A catarata é uma opacificação progressiva do cristalino. A frequência das consultas oftalmológicas pode variar dependendo do estágio da catarata e dos sintomas apresentados. No entanto, é geralmente recomendado um acompanhamento anual para monitorar a progressão da doença.

Conclusão

A frequência ideal das consultas oftalmológicas varia conforme a idade, presença de condições oculares específicas, histórico médico pessoal e familiar.

Seguir as recomendações médicas de check-up regular pode ajudar a detectar precocemente problemas oculares e garantir um tratamento adequado, preservando assim a saúde visual a longo prazo.

Sempre consulte seu oftalmologista para orientações específicas com base em sua situação individual.

Fontes:

  • Academia Americana de Oftalmologia (AAO)
  • Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO)
  • Associação Americana de Diabete (ADA)
  • Fundação Nacional do Olho (NEI)
  • Instituto Nacional de Saúde dos Olhos (NIH)