Como montar uma clínica oftalmológica é um grande desafio para os oftalmologistas que desejam empreender e oferecer serviços de qualidade para seus pacientes.
Afinal, trata-se de um projeto complexo, e exige um planejamento cuidadoso para garantir o sucesso do empreendimento.
Você precisa considerar questões como a escolha do local, aquisição de equipamentos e materiais adequados, contratação de uma equipe qualificada, além de fazer estratégias de marketing para atrair e fidelizar clientes.
Neste artigo, exploraremos cada uma dessas etapas em detalhes.
Aqui, você tem acesso a um guia completo para montar uma clínica oftalmológica de sucesso.
Portanto, se você é um oftalmologista com visão empreendedora, continue lendo e descubra como transformar seu sonho em realidade.
Como montar uma clínica oftalmológica?
Aprender como montar uma clínica oftalmológica exige o conhecimento em diversos fatores, entre eles: planejamento, localização, regras sanitárias, tributos, custos, investimentos e marketing digital.
A seguir, você confere esses pontos de maneira prática e didática.
Vamos a eles!
1- Planejamento
O primeiro passo para abrir uma clínica oftalmológica é entender o nível de complexidade desse investimento. Ou seja: quais são os equipamentos que você vai precisar para tirar essa ideia do papel.
Geralmente, estes são os itens mais indicados para que você inicie os trabalhos:
- Lâmpada de fenda;
- Oftalmoscópio;
- Tonômetro;
- Lensômetro;
- OBI (Oftalmoscopia Binocular Indireta);
- Autorrefrator.
Outro investimento completo para clínicas e hospitais oftalmológicos é o Eyecare BI. Trata-se de uma plataforma completa para clínicas e hospitais oftalmológicos.
Nela, você tem acesso à agenda, prontuário personalizado, controle de estoque e financeiro. Tudo isso em uma única plataforma, que você pode acessar quando e onde estiver.
2- Localização
A escolha de um espaço básico e bem localizado é outra decisão que não pode ser ignorada pelo oftalmologista.
Isso porque, um local com difícil acesso, ausência de estacionamento e sem estrutura adequada prejudica o fluxo e a fidelidade dos pacientes.
Quer saber como escolher sua localização? Dê o play e assista:
3- Regras sanitárias
Ao aprender como montar uma clínica oftalmológica, lembre-se de analisar as exigências das legislações e normas da Anvisa, como a RDC nº 50/2012 e a RDC 153/2017.
Também é preciso que você cuide do alvará de funcionamento, emitido pela prefeitura, e do registro no CNAE.
Ademais, organize a seguinte documentação:
- Licença de funcionamento sanitária
- Certificado de conformidade do Corpo de Bombeiros
- Cadastro da clínica no departamento de limpeza urbana do município.
- Outros documentos podem ser exigidos conforme a cidade ou estado de instalação da sua clínica oftalmológica.
4- Tributos
Com o planejamento desenhado, localização definida e regras sanitárias alinhadas, o próximo passo é compreender questões relacionadas à tributação, sobretudo, quando se fala dos custos fixos do seu negócio.
No segmento da saúde, você pode abrir uma clínica oftalmológica pelo Lucro Presumido, Lucro Real ou ainda pelo Simples Nacional.
A propósito, confira este vídeo e entenda na prática a diferença entre essas três possibilidades:
5- Custos e investimento
Essa é uma das etapas mais importantes quando se fala sobre como montar uma clínica oftalmológica. Afinal, é preciso que você leve em consideração todos os custos para evitar prejuízos no meio do percurso.
De maneira geral, recomenda-se que você registre os seguintes gastos:
- Investimento em equipamentos;
- Infraestrutura;
- Contratação de pessoal;
- Documentação;
- Taxas.
Adicionalmente, verifique as documentações obrigatórias, e são essenciais no custo fixo de um negócio, como os impostos a serem recolhidos.
Em um primeiro momento, questões financeiras podem ser uma dor de cabeça, mas trouxemos este vídeo que ajuda a dar os primeiros passos.
É só dar o play:
6- Contratação de colaboradores
Aqui, você deve contratar os profissionais responsáveis pela limpeza, assistentes clínicos, contador financeiro, além do auxiliar para fazer cotação de equipamentos, controlar a inadimplência e emitir a nota fiscal.
7- Marketing
Este estudo conduzido pela Software Advice revela que 71% dos pacientes buscam avaliações na internet antes de entrar em contato com um profissional da saúde.
Logo, cuidar da sua reputação online é essencial para o sucesso da clínica oftalmológica.
Nesse contexto, você pode usar diversas estratégias de marketing digital, entre elas, anúncios pagos, pois potencializa o tráfego, o número de pacientes, as conversões e, como consequência, aumenta a receita.
Entre os tipos de mídia paga mais usadas pelos profissionais, destacam-se:
- Anúncios pagos por clique;
- Anúncios pop-up;
- Anúncios gráficos;
- Anúncios em vídeo;
- Anúncios em redes sociais;
- Retargeting;
- entre outros.
Já sei como montar uma clínica oftalmológica, e agora?
O próximo passo é com você!
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