[Guia] Marketing digital para Oftalmologistas!

Dominar as estratégias de marketing digital para oftalmologistas é vital para quem busca ter agenda cheia, tornar-se referência na área e construir uma relação de proximidade e confiança com o paciente. 

Se você é gestor de clínicas e pretende trazer esses resultados para o seu consultório, continue a leitura deste artigo. 

Aqui, você aprenderá:

  • Redes sociais;
  • Youtube;
  • Webinars;
  • Remarketing;
  • SEO.

Boa leitura! 

O que é marketing digital? 

Em suma, marketing digital é um grupo de estratégias de marketing aplicada no meio online por meio de várias ferramentas, tais como: vídeos, e-mails, blogs e redes sociais. 

De modo geral, estes são os objetivos do marketing digital para oftalmologistas:

  • melhorar o marketing boca a boca no ambiente online;
  • potencializar os cadastros em sua newsletter de conteúdo;
  • aumentar o número de visitantes para seu site; 
  • expandir a quantidade de pacientes na clínica. 

Esses são apenas alguns dos principais exemplos e, para cada um desses focos, há várias estratégias que podem ajudá-lo. 

Nos próximos tópicos, você confere várias dicas de marketing digital para oftalmologistas. Continue conosco! 

Fonte: Allure Comunicação

Por que investir em marketing digital para oftalmologistas? 

Este levantamento da Software Advice revela que 71% dos pacientes procuram avaliações na internet antes de agendar uma consulta com um novo médico. Portanto, manter uma reputação online é vital para o sucesso de qualquer clínica. 

Tal estudo descobriu ainda que 37% dos entrevistados usou o Google como principal fonte de informação, o que reforça a importância das estratégias nesse mecanismo de busca. 

Fonte: Software Advice 

Marketing digital para oftalmologistas: confira 10 dicas! 

Entre as principais estratégias de marketing digital, podem-se destacar:

  • Redes sociais;
  • Youtube;
  • Webinars;
  • Remarketing;
  • SEO;
  • Google Meu Negócio;
  • Mídia paga;
  • E-mail marketing;
  • Link Building;
  • Iscas digitais. 

Vamos entender cada uma delas! 

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1- Redes sociais 

Implementar ações nas redes sociais é imprescindível para humanizar o relacionamento com os pacientes, potencializar o tráfego do seu site e, consequentemente, o número de pacientes

A propósito, alguns dados do Opinion Box evidenciam o poder dessas ferramentas para qualquer área. Veja só:

  • Brasil é o 2º país em número de usuários de Instagram (levantamento de 2022);
  • 74,1 milhões de usuários ativos em janeiro de 2022, no TikTok (estudo);
  • 61% dos usuários do YouTube estão inscritos no canal de alguma marca ou empresa (análise).

Apesar desses benefícios, a estratégia nas redes sociais não pode ser feita de qualquer forma. Caso contrário, você perderá engajamento e, no pior dos casos, seguidores. 

Para driblar esses problemas, inspire-se em exemplos de sucesso, como a página Oftalmopediatria em Casa

Aqui, as especialistas abordam assuntos sobre a saúde ocular de maneira prática, didática e divertida. 

Fonte: Oftalmopediatria em Casa

Quer trazer esse tipo de material para a sua clínica? Confira estas dicas:

  • estude a sua audiência e publique conteúdos que sejam relevantes;
  • mantenha uma comunicação ativa com o paciente, saiba lidar com as críticas e nunca deixe uma dúvida no ar sem uma explicação científica; 
  • aprenda com as críticas e use essas informações para otimizar a experiência do paciente

2- Youtube 

O vídeo é o segundo tipo de conteúdo mais usado nas mídias sociais para aumentar o engajamento do público, segundo este estudo da HubSpot

Tal resultado é conquistado quando empresas apostam em conteúdos de até 30 minutos. Para materiais entre 30 e 60 minutos, o engajamento costuma cair de 26% para 13%, conforme aponta o relatório da Wistia (2021). 

Ademais, use uma linguagem simples para que o público entenda todas as informações necessárias. 

3- Webinars

São seminários online que você compartilha conhecimento, fortalece sua autoridade no assunto e interage com possíveis novos pacientes

O alcance desse canal é muito grande, pois basta ter acesso à internet. Outro benefício a favor: poucas pessoas negam conhecimento compartilhado e sem custos. 

Para engajar os pacientes com esse tipo de conteúdo, analise as dúvidas que o seu consultório recebe sobre um determinado assunto, seja durante a consulta, por meio de e-mail ou mensagens em redes sociais. 

Em paralelo, elabore enquetes no Instagram e peça que os seus seguidores contem quais os principais problemas que eles enfrentam no dia a dia. 

Tal processo permite descobrir a necessidade do público e aumenta o engajamento da audiência. 

Com a pesquisa definida, você terá insumos suficientes para criar webinars que sejam do interesse do seus pacientes

4- Remarketing

Em suma, o remarketing é uma estratégia que garante que os pacientes que não agendaram uma consulta com a sua clínica tenham uma nova chance. 

Dito de outra forma, ele refaz o marketing para o mesmo usuário, envolvendo aqueles que já demonstraram interesse no atendimento da sua clínica. 

Suponha que uma pessoa está com o olho tremendo e procura por soluções para resolver o problema. Ela faz uma pesquisa no Google para descobrir clínicas próximas a sua região. 

Assim, ela cria uma lista de possibilidades que tratam tal problema no olho. Mas ela ainda não se decide por nenhum especialista. 

A nossa personagem continua pesquisando e, em um anúncio, uma das páginas que ela consultou se mostra mais atrativa. 

A partir daí, esse conteúdo irá segui-la por alguns dias nas redes socais e, se ela já tinha a intenção de tratar a vista tremendo, provavelmente, fará a sua escolha com mais facilidade. 

5- SEO

Na tradução literal, SEO (Search Engine Optimization) significa otimização para ferramentas de busca. 

Isto é: uma série de técnicas que focam em melhorar o rankeamento de uma página nos mecanismos de busca, como o Google. 

Tal processo é feito em sites e blogs, por meio de códigos e conteúdos oferecidos nestas ferramentas. 

6- Google Meu Negócio

Trata-se de uma ferramenta disponibilizada pelo Google que permite gerenciar informações sobre a clínica em todas as plataformas disponíveis do buscador. 

Com ela, você se conecta de maneira mais assertiva com potenciais pacientes, uma vez que a tecnologia exibe os seus dados cadastrados para o usuário que busca exatamente por aquilo que você oferece. 

“Me dá um exemplo?” Claro!

Suponha que você cadastrou sua clínica oftalmológica na Avenida Paulista, São Paulo, e adicionou informações sobre seu atendimento, horário de funcionamento e contato. 

A partir daí, sempre que o usuário fizer uma procura no Google buscando por clínica de oftalmologia na Avenida Paulista, tem grande chance de te encontrar. 

Além disso, o Google Meu Negócio mostra as melhores rotas para chegar até o destino.

Com essas informações, o potencial paciente tem mais recursos para tomar a decisão imediatamente e escolher a sua clínica, ao invés da concorrência. 

Fonte: divulgação/ Google 

7- Mídia paga

Uma das opções mais populares quando se fala de estratégias de marketing digital para oftalmologistas. Afinal, ela aumenta o tráfego, o número de pacientes, as conversões por meio de cliques e, naturalmente, a receita. 

Basicamente, você pode escolher entre: 

  • anúncios pagos por clique; 
  • anúncios pop-up;
  • anúncios gráficos;
  • anúncios em vídeo;
  • anúncios em redes sociais;
  • retargeting;
  • entre outros. 

Os anúncios pagos por clique, por exemplo, permitem que sua clínica promova materiais valiosos no mecanismo de pesquisa, o que serve como uma sugestão para usuários que buscam por tratamentos semelhantes. 

Fonte: Google

8- E-mail Marketing 

Cerca de 80% dos profissionais de marketing afirmam que observaram um aumento no engajamento do e-mail, segundo este estudo da HubSpot.

Entre os tipos de conteúdos que mais geram engajamento no e-mail marketing, podem-se destacar: 

  • anúncios relacionados aos serviços;
  • conteúdo educacional sobre a especialidade da sua clínica; 
  • infográficos;
  • estatísticas do segmento. 

Portanto, teste, monitore os resultados e crie conteúdo valioso para a sua audiência. 

9- Link Building

É uma estratégia que traz autoridade para seu site e te ajuda a conquistar uma posição de maior destaque nos mecanismos de busca, como o Google. 

A propósito, trata-se de um dos elementos mais importantes para avaliar quais páginas são realmente úteis e confiáveis. 

10 – Iscas digitais 

De maneira sucinta, a isca digital é qualquer tipo de conteúdo que busca atrair um lead por meio de uma recompensa ou proposta de valor. As principais são: ebook, infográfico, quiz, modelos de planilha e cupons de desconto. 

Essa estratégia é útil porque traz qualidade e relevância para a sua audiência e chama a atenção para o seu site e blog a fim de otimizar o tráfego e ganhar leads. 

? Aliás, aproveite a oportunidade e faça o download do nosso ebook gratuito que ensina como atrair mais pacientes para a sua clínica. 

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Como otimizar as estratégias de marketing? 

Conhecer as estratégias de marketing digital para oftalmologistas não é o suficiente para ter bons resultados. Afinal, é preciso seguir algumas dicas para ter sucesso com suas ações. Isso envolve: 

1- Analise a sua concorrência 

Registre as estratégias que te chamaram a atenção e faça uma lista do que pode ser usado também em sua clínica. 

Achou difícil? Que nada! 

2- Selecione o seu objetivo 

Com a análise da concorrência concluída, o próximo passo é escolher seu objetivo. 

Por exemplo, se o seu foco é gerar mais visitantes em seu site, concentre-se em estratégias de SEO para que ele alcance as primeiras posições do Google. 

Use este ranking como referência e escolha o seu principal objetivo: 

3- Crie uma persona 

Desenhar a persona é essencial para decidir como a sua clínica vai se comunicar com os pacientes na internet. Ou seja: qual será a linguagem utilizada e os temas mais adequados, por exemplo. 

Fonte: Hotmart 

O que não é permitido no marketing digital para oftalmologistas? 

O marketing médico deve respeitar as normas do Conselho Federal de Medicina (CFM), que estão reunidas na resolução n.º 1.974/11

Em tese, o CFM proíbe

  • compartilhamento de fotos de paciente em material promocional, mesmo que ele conceda autorização;
  • publicação de anúncios de equipamentos que atribuam a eles a eficácia de um procedimento; 
  • aplicação de gatilhos mentais em peças publicitárias, tais como: “o melhor”, “o mais eficiente”, “o único capacitado”, “o resultado garantido”;
  • fazer propaganda de oftalmologista com valores de procedimentos, métodos de pagamentos, parcelamento ou desconto. 

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