Dominar as estratégias de marketing digital para oftalmologistas é vital para quem busca ter agenda cheia, tornar-se referência na área e construir uma relação de proximidade e confiança com o paciente.
Se você é gestor de clínicas e pretende trazer esses resultados para o seu consultório, continue a leitura deste artigo.
Aqui, você aprenderá:
- Redes sociais;
- Youtube;
- Webinars;
- Remarketing;
- SEO.
Boa leitura!
O que é marketing digital?
Em suma, marketing digital é um grupo de estratégias de marketing aplicada no meio online por meio de várias ferramentas, tais como: vídeos, e-mails, blogs e redes sociais.
De modo geral, estes são os objetivos do marketing digital para oftalmologistas:
- melhorar o marketing boca a boca no ambiente online;
- potencializar os cadastros em sua newsletter de conteúdo;
- aumentar o número de visitantes para seu site;
- expandir a quantidade de pacientes na clínica.
Esses são apenas alguns dos principais exemplos e, para cada um desses focos, há várias estratégias que podem ajudá-lo.
Nos próximos tópicos, você confere várias dicas de marketing digital para oftalmologistas. Continue conosco!
Por que investir em marketing digital para oftalmologistas?
Este levantamento da Software Advice revela que 71% dos pacientes procuram avaliações na internet antes de agendar uma consulta com um novo médico. Portanto, manter uma reputação online é vital para o sucesso de qualquer clínica.
Tal estudo descobriu ainda que 37% dos entrevistados usou o Google como principal fonte de informação, o que reforça a importância das estratégias nesse mecanismo de busca.
Fonte: Software Advice
Marketing digital para oftalmologistas: confira 10 dicas!
Entre as principais estratégias de marketing digital, podem-se destacar:
- Redes sociais;
- Youtube;
- Webinars;
- Remarketing;
- SEO;
- Google Meu Negócio;
- Mídia paga;
- E-mail marketing;
- Link Building;
- Iscas digitais.
Vamos entender cada uma delas!
? Fique por dentro: acompanhamento do Ceratocone e indicação de crosslinking
1- Redes sociais
Implementar ações nas redes sociais é imprescindível para humanizar o relacionamento com os pacientes, potencializar o tráfego do seu site e, consequentemente, o número de pacientes.
A propósito, alguns dados do Opinion Box evidenciam o poder dessas ferramentas para qualquer área. Veja só:
- Brasil é o 2º país em número de usuários de Instagram (levantamento de 2022);
- 74,1 milhões de usuários ativos em janeiro de 2022, no TikTok (estudo);
- 61% dos usuários do YouTube estão inscritos no canal de alguma marca ou empresa (análise).
Apesar desses benefícios, a estratégia nas redes sociais não pode ser feita de qualquer forma. Caso contrário, você perderá engajamento e, no pior dos casos, seguidores.
Para driblar esses problemas, inspire-se em exemplos de sucesso, como a página Oftalmopediatria em Casa.
Aqui, as especialistas abordam assuntos sobre a saúde ocular de maneira prática, didática e divertida.
Fonte: Oftalmopediatria em Casa
Quer trazer esse tipo de material para a sua clínica? Confira estas dicas:
- estude a sua audiência e publique conteúdos que sejam relevantes;
- mantenha uma comunicação ativa com o paciente, saiba lidar com as críticas e nunca deixe uma dúvida no ar sem uma explicação científica;
- aprenda com as críticas e use essas informações para otimizar a experiência do paciente.
2- Youtube
O vídeo é o segundo tipo de conteúdo mais usado nas mídias sociais para aumentar o engajamento do público, segundo este estudo da HubSpot.
Tal resultado é conquistado quando empresas apostam em conteúdos de até 30 minutos. Para materiais entre 30 e 60 minutos, o engajamento costuma cair de 26% para 13%, conforme aponta o relatório da Wistia (2021).
Ademais, use uma linguagem simples para que o público entenda todas as informações necessárias.
3- Webinars
São seminários online que você compartilha conhecimento, fortalece sua autoridade no assunto e interage com possíveis novos pacientes.
O alcance desse canal é muito grande, pois basta ter acesso à internet. Outro benefício a favor: poucas pessoas negam conhecimento compartilhado e sem custos.
Para engajar os pacientes com esse tipo de conteúdo, analise as dúvidas que o seu consultório recebe sobre um determinado assunto, seja durante a consulta, por meio de e-mail ou mensagens em redes sociais.
Em paralelo, elabore enquetes no Instagram e peça que os seus seguidores contem quais os principais problemas que eles enfrentam no dia a dia.
Tal processo permite descobrir a necessidade do público e aumenta o engajamento da audiência.
Com a pesquisa definida, você terá insumos suficientes para criar webinars que sejam do interesse do seus pacientes.
4- Remarketing
Em suma, o remarketing é uma estratégia que garante que os pacientes que não agendaram uma consulta com a sua clínica tenham uma nova chance.
Dito de outra forma, ele refaz o marketing para o mesmo usuário, envolvendo aqueles que já demonstraram interesse no atendimento da sua clínica.
Suponha que uma pessoa está com o olho tremendo e procura por soluções para resolver o problema. Ela faz uma pesquisa no Google para descobrir clínicas próximas a sua região.
Assim, ela cria uma lista de possibilidades que tratam tal problema no olho. Mas ela ainda não se decide por nenhum especialista.
A nossa personagem continua pesquisando e, em um anúncio, uma das páginas que ela consultou se mostra mais atrativa.
A partir daí, esse conteúdo irá segui-la por alguns dias nas redes socais e, se ela já tinha a intenção de tratar a vista tremendo, provavelmente, fará a sua escolha com mais facilidade.
5- SEO
Na tradução literal, SEO (Search Engine Optimization) significa otimização para ferramentas de busca.
Isto é: uma série de técnicas que focam em melhorar o rankeamento de uma página nos mecanismos de busca, como o Google.
Tal processo é feito em sites e blogs, por meio de códigos e conteúdos oferecidos nestas ferramentas.
6- Google Meu Negócio
Trata-se de uma ferramenta disponibilizada pelo Google que permite gerenciar informações sobre a clínica em todas as plataformas disponíveis do buscador.
Com ela, você se conecta de maneira mais assertiva com potenciais pacientes, uma vez que a tecnologia exibe os seus dados cadastrados para o usuário que busca exatamente por aquilo que você oferece.
“Me dá um exemplo?” Claro!
Suponha que você cadastrou sua clínica oftalmológica na Avenida Paulista, São Paulo, e adicionou informações sobre seu atendimento, horário de funcionamento e contato.
A partir daí, sempre que o usuário fizer uma procura no Google buscando por clínica de oftalmologia na Avenida Paulista, tem grande chance de te encontrar.
Além disso, o Google Meu Negócio mostra as melhores rotas para chegar até o destino.
Com essas informações, o potencial paciente tem mais recursos para tomar a decisão imediatamente e escolher a sua clínica, ao invés da concorrência.
Fonte: divulgação/ Google
7- Mídia paga
Uma das opções mais populares quando se fala de estratégias de marketing digital para oftalmologistas. Afinal, ela aumenta o tráfego, o número de pacientes, as conversões por meio de cliques e, naturalmente, a receita.
Basicamente, você pode escolher entre:
- anúncios pagos por clique;
- anúncios pop-up;
- anúncios gráficos;
- anúncios em vídeo;
- anúncios em redes sociais;
- retargeting;
- entre outros.
Os anúncios pagos por clique, por exemplo, permitem que sua clínica promova materiais valiosos no mecanismo de pesquisa, o que serve como uma sugestão para usuários que buscam por tratamentos semelhantes.
Fonte: Google
8- E-mail Marketing
Cerca de 80% dos profissionais de marketing afirmam que observaram um aumento no engajamento do e-mail, segundo este estudo da HubSpot.
Entre os tipos de conteúdos que mais geram engajamento no e-mail marketing, podem-se destacar:
- anúncios relacionados aos serviços;
- conteúdo educacional sobre a especialidade da sua clínica;
- infográficos;
- estatísticas do segmento.
Portanto, teste, monitore os resultados e crie conteúdo valioso para a sua audiência.
9- Link Building
É uma estratégia que traz autoridade para seu site e te ajuda a conquistar uma posição de maior destaque nos mecanismos de busca, como o Google.
A propósito, trata-se de um dos elementos mais importantes para avaliar quais páginas são realmente úteis e confiáveis.
10 – Iscas digitais
De maneira sucinta, a isca digital é qualquer tipo de conteúdo que busca atrair um lead por meio de uma recompensa ou proposta de valor. As principais são: ebook, infográfico, quiz, modelos de planilha e cupons de desconto.
Essa estratégia é útil porque traz qualidade e relevância para a sua audiência e chama a atenção para o seu site e blog a fim de otimizar o tráfego e ganhar leads.
? Aliás, aproveite a oportunidade e faça o download do nosso ebook gratuito que ensina como atrair mais pacientes para a sua clínica.
?Fique por dentro: avaliação multimodal em doenças retinianas
Como otimizar as estratégias de marketing?
Conhecer as estratégias de marketing digital para oftalmologistas não é o suficiente para ter bons resultados. Afinal, é preciso seguir algumas dicas para ter sucesso com suas ações. Isso envolve:
1- Analise a sua concorrência
Registre as estratégias que te chamaram a atenção e faça uma lista do que pode ser usado também em sua clínica.
Achou difícil? Que nada!
2- Selecione o seu objetivo
Com a análise da concorrência concluída, o próximo passo é escolher seu objetivo.
Por exemplo, se o seu foco é gerar mais visitantes em seu site, concentre-se em estratégias de SEO para que ele alcance as primeiras posições do Google.
Use este ranking como referência e escolha o seu principal objetivo:
3- Crie uma persona
Desenhar a persona é essencial para decidir como a sua clínica vai se comunicar com os pacientes na internet. Ou seja: qual será a linguagem utilizada e os temas mais adequados, por exemplo.
Fonte: Hotmart
O que não é permitido no marketing digital para oftalmologistas?
O marketing médico deve respeitar as normas do Conselho Federal de Medicina (CFM), que estão reunidas na resolução n.º 1.974/11.
Em tese, o CFM proíbe:
- compartilhamento de fotos de paciente em material promocional, mesmo que ele conceda autorização;
- publicação de anúncios de equipamentos que atribuam a eles a eficácia de um procedimento;
- aplicação de gatilhos mentais em peças publicitárias, tais como: “o melhor”, “o mais eficiente”, “o único capacitado”, “o resultado garantido”;
- fazer propaganda de oftalmologista com valores de procedimentos, métodos de pagamentos, parcelamento ou desconto.
Tudo certo com o marketing digital para oftalmologistas?
Quer aprender estratégias de marketing digital para oftalmologistas de forma rápida e eficiente? Então, não perca mais tempo e inscreva-se agora no Academy.
Com nosso treinamento, você terá acesso a uma metodologia comprovada e o apoio dos melhores especialistas da área.
Além de conhecer outras ações de marketing, você aprenderá:
- Gestão de clínicas;
- Controle de finanças;
- Planejamento empresarial;
- E muito mais!
Ficou interessado?
O Eyecare Academy está dentro do Eyecare BI, nosso software especializado em saúde visual.
Converse com nosso time de especialistas e saiba mais detalhes!