Certificado ISO 27001

Corpo Estranho Corneano no Trabalho: saiba tudo

Corpo Estranho Corneano no Trabalho: saiba tudo
É definido como um objeto, de qualquer origem, que penetrou total ou parcialmente o tecido da córnea.
Sumário

O que é?

É definido como um objeto, de qualquer origem, que penetrou total ou parcialmente o tecido da córnea.

Causas

A principal causa relacionada a essa condição são os acidentes de trabalho.

Profissões que trabalham com a construção civil, bem como aquelas que trabalham em áreas rurais, estão mais sujeitas a esses acidentes.

Sintomas

Incluem a sensação de corpo estranho, lacrimejamento, fotofobia, vermelhidão e, ocasionalmente, secreção.

A visão é raramente afetada.

Durante o exame com lâmpada de fenda, é possível encontrar o corpo estranho na região corneana ou conjuntival, com ou sem um anel ferruginoso circundando-o.

Avaliação

Desde o momento em que o paciente chega ao pronto-socorro oftalmológico, o médico deve realizar os seguintes passos:

  • História: determinar o mecanismo da lesão, tentar determinar o tamanho, formato, velocidade, força e composição do objeto para afastar possível acometimento intraocular.
  • Documentar a acuidade visual antes de realizar qualquer procedimento.
  • Exame de lâmpada de fenda: localizar e avaliar a profundidade do corpo estranho. Examinar cuidadosamente possíveis locais de entrada e possíveis sinais que indiquem a possibilidade de acometimento intraocular. Além disso, a eversão das pálpebras com inspeção dos fórnices à procura de corpos estranhos adicionais é de extrema importância para o tratamento subsequente.
  • Dilatar o olho: em caso de história e exame de biomicroscopia anteriores sugestivos de acometimento intraocular, a avaliação de estruturas localizadas dentro do olho é essencial para o prognóstico do paciente. Se necessário, exames como ultrassonografia ou tomografia podem ser considerados.

Tratamento

De maneira geral, os seguintes passos devem ser seguidos:

  1. Aplicar anestésico tópico e remover o corpo estranho corneano com uma lanceta ou pinça fina sob a lâmpada de fenda.
  2. Remover completamente o anel ferruginoso, preferencialmente na primeira tentativa.
  3. Medir e fazer um diagrama do tamanho do defeito epitelial corneano resultante.
  4. Instituir a antibioticoprofilaxia quatro vezes ao dia por sete dias, de preferência com colírios para facilitar a posologia. Pacientes usuários de lente de contato, ou aqueles em que o mecanismo foi uma ferida de origem animal ou vegetal, devem considerar um espectro maior de antibióticos.
  5. O uso de curativo raramente é necessário. Outras medidas podem ser instituídas, como o uso de lentes de contato terapêuticas ou até mesmo agentes cicloplégicos.
  6. Alertar o paciente para retornar o mais breve possível se houver piora dos sintomas. Além disso, o paciente deve retornar para uma reavaliação pelo menos uma vez.

Prevenção

O uso de equipamentos de proteção, como óculos, é obrigatório em atividades que ofereçam algum risco de acidente ao trabalhador, sendo responsabilidade da empresa fornecê-los e capacitar esses profissionais.

O uso correto dos óculos não só diminui drasticamente a incidência desses acidentes, mas também protege esses indivíduos de possíveis complicações que podem ser mais graves do que o trauma em si.

Conclusão

O corpo estranho corneano é considerado a principal lesão da córnea.

Seus sintomas incluem a sensação de corpo estranho, lacrimejamento, fotofobia, vermelhidão e, ocasionalmente, secreção.

A visão é raramente afetada.

O tratamento consiste basicamente na retirada desse objeto associada à aplicação de colírios antibióticos para evitar possíveis infecções.

Como a causa está muito relacionada a atividades laborais, o uso de óculos de proteção é essencial na prevenção dessa condição.

Mais artigos

tatuagem no olho
Para Pacientes
Eyecare Health

Tatuagem no olho? Saiba mais sobre o que é a tatuagem corneana

A tatuagem no olho, conhecida também como ceratopigmentação ou tatuagem corneana, consiste na coloração artificial da córnea através da utilização de um pigmento. Sua prática, na Oftalmologia, atinge finalidades tanto funcionais quanto estéticas. Mais especificamente, a técnica de tatuagem corneana

Leia mais »
Cirurgia Refrativa: Tipos, Benefícios e Recuperação
Para Pacientes
Dr. Giovanni Garotti

Cirurgia Refrativa: O que é, Tipos e Como é a Recuperação

A cirurgia refrativa representa um marco significativo na oftalmologia moderna, oferecendo uma solução duradoura para milhões de pessoas que buscam reduzir ou eliminar sua dependência de óculos e lentes de contato.  Este procedimento revolucionário utiliza tecnologia laser avançada para remodelar

Leia mais »
Lente de Contato: Tipos, Cuidados e Como Escolher
Para Pacientes
Dra. Raissa Carmo

Lentes de Contato: Guia Prático para Uso Seguro

As lentes de contato são uma alternativa para pacientes com erros refracionais, tais como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia, que têm o desejo de ter independência em relação aos óculos, seja por questões estéticas, seja por má adaptação ao uso

Leia mais »
Conjuntivite: Prevenção, Sintomas e Tratamento
Doenças oculares
Dra Julia Rosenblatt

Conjuntivite: Como Prevenir, Identificar e Curar

A conjuntivite é uma condição ocular muito comum que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Caracterizada pela inflamação da conjuntiva, a membrana fina que reveste a parte branca do olho e o interior das pálpebras, essa condição pode

Leia mais »
trabeculectomia
Para Pacientes
Dra. Sarah Mariz

Trabeculectomia: o que é, recuperação, riscos e custo da cirurgia

A trabeculectomia (também chamada por alguns de traubelectomia) é uma das principais cirurgias oftalmológicas utilizadas no tratamento do glaucoma. Esse procedimento é indicado quando o tratamento clínico, geralmente feito com colírios ou laser, não é suficiente para controlar a pressão

Leia mais »