O papel do laser CO2 no rejuvenescimento periocular

O laser de CO2 fracionado é um dos queridinhos no tratamento da pele e rejuvenescimento periocular. Aqui iremos contemplar algumas das dúvidas mais frequentes dos pacientes sobre esse procedimento.

Benefícios do laser de CO2 para o rejuvenescimento periocular?

O laser de CO2 é eficaz para o tratamento de flacidez da pele e redução de rugas ao redor dos olhos, melhorando a textura e tônus da pele. Pode ser utilizado no resurfacing (rejuvenescimento) palpebral e periorbital por meio da vaporização da pele e estímulo à produção de colágeno novo.

O laser de CO2 pode ser realizado de forma isolada ou associado à blefaroplastia (cirurgia de retirada do excesso de pele das pálpebras). O uso de laser associado à blefaroplastia, em vez da cirurgia isolada, pode promover um melhor resultado estético final.

Acredita-se que a melhora na qualidade da pele com o laser de CO2 seja devido principalmente à formação de colágeno novo dos tipos I e III e ao remodelamento do colágeno.

O que é laser fracionado?

Na tentativa de oferecer aos pacientes um tratamento para rejuvenescimento facial com menor tempo de recuperação e menores taxas de complicações, desenvolveram-se os lasers fracionados. Estes atingem múltiplas pequenas frações de pele, mantendo o tecido ao redor intacto. Dessa forma, são associados a menos efeitos colaterais e a menor tempo de afastamento social, porém necessitam de maior número de sessões.

Onde o laser pode ser aplicado na face?

Pode ser aplicado em toda a região periorbital, principalmente nas pálpebras inferiores, nos “pés de galinha” e em toda a face (full face).

Quais são as contra-indicações ao procedimento?

Pacientes com infecções de pele ativas

– Portadores de lúpus eritematoso ou gestantes

Pacientes com suspeita de lesão cutânea maligna

– Examinar com cautela: pacientes com vitiligo, psoríase e história de radiação ou quelóides

Quais as complicações mais comuns?

Apesar de as complicações com o laser de CO2 fracionado serem em geral leves, temporárias e fáceis de manejar, podem ocorrer as seguintes:

– dor e edema

Vermelhidão e Hiperpigmentação da pele (0,5 a 2%). A hiperpigmentação aparece em média após 32 dias e pode durar 112 dias. É mais frequente em peles mais escuras e é diretamente proporcional a intensidade do tratamento.

– cistos de mília (19%)

– Acne (2 a 10%)

– infecções virais (0,3 a 2%) e bacterianas (0,1%)

– reativação de lesões herpéticas (por isso é comum a realização de profilaxia para herpes em pacientes com histórico de infecções herpéticas).

CONCLUSÃO 

O laser de CO2 fracionado é uma opção segura e eficiente para o rejuvenescimento periocular quando bem indicado. É importante procurar um médico capacitado para a indicação adequada e a realização desse procedimento.

Referências:

Livro Oculoplástica e Oncologia Ocular. Volume 1: oculoplástica. Seção X; Capítulo 105: Laser e Radiofrequência no Rejuvenescimento da Pálpebra Inferior. Pg 801-809. 2021.