Certificado ISO 27001

Olhos vermelhos e lacrimejando: pode ser COVID-19?

Olhos vermelhos e lacrimejando: pode ser COVID-19?

Olhos vermelhos e lacrimejantes podem ser um sintoma de várias condições, incluindo conjuntivites, alergias, infecções virais, irritação ocular e outras doenças oculares, portanto, não são específicos de COVID-19.  Segundo publicação da American Academy of Ophtalmology (Academia Americana de Oftalmologia, em tradução livre), pesquisadores em Wuhan, China, onde o novo coronavírus

Sumário

Olhos vermelhos e lacrimejantes podem ser um sintoma de várias condições, incluindo conjuntivites, alergias, infecções virais, irritação ocular e outras doenças oculares, portanto, não são específicos de COVID-19. 

Segundo publicação da American Academy of Ophtalmology (Academia Americana de Oftalmologia, em tradução livre), pesquisadores em Wuhan, China, onde o novo coronavírus foi detectado pela primeira vez, examinaram 216 crianças com idades entre 2 e 11 anos que estavam com COVID-19. Destas, 22,7% apresentaram várias manifestações oculares. Estudos anteriores mostram que a conjuntivite ocorre em pacientes adultos com coronavírus, mas em uma taxa muito mais baixa, de 1% a 3%.

Para Sonal Tuli, Médico e porta-voz clínico da Academia Americana de Oftalmologia, sem um swab (haste flexível usada para coletar secreções que ajudam a identificar o vírus) inserido diretamente nos olhos, é muito difícil afirmar que a COVID-19 é a causadora de sintomas oculares. “Muitas coisas podem causar conjuntivite, como resfriados, diferentes vírus, alergias e bactérias. Sem um swab, não podemos confirmar que os sintomas oculares relatados foram realmente causados pelo coronavírus”, afirma em publicação da instituição

COVID-19, olho vermelho e sintomas oculares

A COVID-19 é principalmente uma doença respiratória, mas também pode afetar outros sistemas do corpo, incluindo o ocular. Outros sintomas incluem:

Conjuntivite: inflamação da membrana mucosa que reveste a parte branca do olho e a superfície interna das pálpebras. Pode causar olhos vermelhos, coceira e lacrimejamento. Em alguns casos, a conjuntivite pode estar relacionada à COVID-19, mas é mais comumente causada por alergias ou outras infecções virais.

Conjuntivite viral: também é uma inflamação da membrana mucosa que reveste a parte branca do olho e a superfície das pálpebras, porém, é caracterizada por infecção por vírus, sendo adenovírus, enterovírus, coxsackie, poxvírus e herpes os mais comuns. 

Olho seco: O COVID-19 pode piorar o ressecamento ocular, levando a sintomas como coceira e vermelhidão por alguns motivos.

O vírus COVID -19 pode causar olhos vermelhos ou conjuntivite. A conjuntivite é uma inflamação da membrana transparente que cobre a parte branca dos olhos e reveste a parte interna das pálpebras.

Existem vários tipos de conjuntivite, e um deles é a conjuntivite viral.

O que fazer em caso de sintomas de conjuntivite? 

O primeiro passo é procurar um médico oftalmologista. Esse profissional te ajudará a encontrar alternativas para o tratamento adequado e trará orientações para cuidar da sua saúde ocular.

Em geral, o tratamento com sintomáticos e lubrificantes é suficiente para casos leves, mas existem complicações possíveis, logo a consulta com oftalmologista é imprescindível.

Dicas gerais para casos confirmados ou suspeitos de conjuntivite
  • Lave as mãos com frequência, principalmente antes de comer, após usar o banheiro, depois de tossir ou espirrar e sempre que chegar da rua 
  • Tente não tocar nos olhos. Se for o caso, higienize as mãos antes e use um lenço limpo
  • Não use maquiagem nos olhos infectados e não compartilhe seus itens com outras pessoas 
  • Não use maquiagem velha, vencida ou aberta há muito tempo (máscaras de cílios, por exemplo, geralmente expiram após 6 meses de uso) 
  • Mantenha suas lentes de contato e óculos sempre limpos e higienizados – isso é algo muito importante e tema para um outro post.
  • Evite coçar os olhos: isso vale não só para casos de conjuntivite, mas também para a sua saúde ocular em geral
Siga sempre as orientações de um profissional de saúde da sua confiança. Saiba mais sobre a COVID-19 no site do Ministério da Saúde e consulte os endereços dos serviços de saúde clicando aqui.

Mais artigos

Lente Intraocular (LIO)
Para Pacientes
Eyecare Health

LIO: o que é e para que serve a lente intraocular

Você imaginava que a cirurgia de catarata é um dos procedimentos mais realizados no mundo. Essa operação é responsável por devolver a visão a milhões de pessoas todos os anos. Um dos pontos mais importantes dessa cirurgia é a escolha

Leia mais »
cirurgia refrativa
Para Pacientes
Dra. Bianca Nicolela Susanna

Cirurgia refrativa: o que é e quem pode fazer?

Se você usa óculos ou lentes de contato para enxergar melhor, já deve ter ouvido falar da cirurgia refrativa. Esse é um procedimento que promete mais liberdade no dia a dia e mais praticidade na rotina. Mas será que você

Leia mais »
5 causas do olho vermelho e como tratar cada uma delas
Para Pacientes
Dra. Julia Triglia

Olho vermelho: causas, sintomas e possíveis tratamentos

Uma das queixas mais comuns dentro da Oftalmologia é o olho vermelho. Por muitas vezes os pacientes se deparam de forma súbita com os olhos vermelhos, irritados, dolorosos ou inchados, e procuram o oftalmologista para investigação do quadro.  As causas

Leia mais »
tatuagem no olho
Para Pacientes
Eyecare Health

Tatuagem no olho? Saiba mais sobre o que é a tatuagem corneana

A tatuagem no olho, conhecida também como ceratopigmentação ou tatuagem corneana, consiste na coloração artificial da córnea através da utilização de um pigmento. Sua prática, na Oftalmologia, atinge finalidades tanto funcionais quanto estéticas. Mais especificamente, a técnica de tatuagem corneana

Leia mais »
Cirurgia Refrativa: Tipos, Benefícios e Recuperação
Para Pacientes
Dr. Giovanni Garotti

Cirurgia Refrativa: O que é, Tipos e Como é a Recuperação

A cirurgia refrativa representa um marco significativo na oftalmologia moderna, oferecendo uma solução duradoura para milhões de pessoas que buscam reduzir ou eliminar sua dependência de óculos e lentes de contato.  Este procedimento revolucionário utiliza tecnologia laser avançada para remodelar

Leia mais »