O que é bom para a síndrome do olho seco? Descubra! 

A síndrome do olho seco é uma condição ocular bastante comum que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.

Ela ocorre quando os olhos não produzem lágrimas suficientes ou quando as lágrimas produzidas evaporam rapidamente, resultando em uma sensação de desconforto e irritação nos olhos. 

Tal condição atinge pessoas de todas as idades e não é exclusiva de pacientes com mais de 40 anos, como se costuma pensar.

Os sintomas dessa doença variam de pessoa para pessoa, mas geralmente incluem sensação de areia ou irritação nos olhos, vermelhidão, ardor, coceira, sensibilidade à luz e visão embaçada. 

Em casos mais graves, ela pode causar danos à córnea e até mesmo levar à perda da visão.

Quer saber mais informações? 

Então, continue a leitura e tire suas dúvidas! 

O que é síndrome do olho seco? 

A síndrome do olho seco é caracterizada pela redução da quantidade ou pelo aumento da evaporação da lágrima, o que faz com que a lubrificação dos olhos seja prejudicada. Isso leva a um quadro de sensação de areia nos olhos, vermelhidão, desconforto e sensibilidade à luz. Em casos mais graves, pode gerar uma úlcera ou cicatriz na córnea.

Fonte: AAO

A importância da lágrima para o olho 

Um dos papéis da lágrima é lubrificar os olhos, o que melhora a visão e a saúde ocular

Adicionalmente, ela atua como uma proteção porque vem acompanhada de uma série de eletrólitos, lipídeos, mucinas e enzimas que contribuem para barreiras para a imunidade dos olhos. Ela também é responsável pela oxigenação da córnea, parte do globo ocular fundamental para a visão.

Podemos definir, portanto, que uma lágrima saudável é fundamental para evitar os sintomas e sinais da síndrome do olho seco.

Aproveite para ler: O que causa conjuntivite? Saiba tudo aqui! 

Quais são as causas da síndrome do olho seco? 

As causas mais comuns da síndrome do olho seco são: idade avançada, alterações hormonais, uso excessivo de dispositivos eletrônicos e uso de alguns  medicamentos como antidepressivos ou anticoncepcionais. 

Tal condição ainda é comum em pacientes com outras comorbidades, como, lúpus, artrite reumatoide, blefarite, além da falta de vitamina A no organismo. 

Aproveite para ler: Qual grau de miopia é considerado cegueira?

Quais são os sintomas da síndrome do olho seco? 

São sintomas da síndrome do olho seco: 

  • Olhos vermelhos e secos; 
  • Sensação de poeira ou areia nos olhos;
  • Coceira;
  • Ardência nos olhos;
  • Visão embaçada, borrada ou dupla que melhora se o paciente piscar várias vezes;
  • Desconforto ao usar o computador, ver TV ou ler;
  • Lacrimejamento excessivo;
  • Maior quantidade de crostas ao redor das pálpebras, especialmente ao acordar;
  • Sensação de pálpebras pesadas;
  • Sensibilidade à luz.

Como é feito o diagnóstico da síndrome do olho seco? 

O teste de Schirmer revela se o olho do paciente produz quantidade necessária de lágrimas. Também é indicado para diagnosticar doenças reumatológicas. 

De maneira geral, seu oftalmologista pode aplicar dois estudos das lágrimas. São eles: 

  • Schirmer I: calcula a produção de lágrima total causada por uma irritação forçada;
  • Schirmer II: analisa a produção mínima de lágrimas do organismo quando ele se apresenta em repouso, após a instilação de colírio  anestésico.

O que é bom para a síndrome do olho seco? 

O tratamento para a síndrome do olho seco depende da causa. Pode ser realizada por meio do uso de colírios lubrificantes, que melhoram a lubrificação e o desconforto provocado por essa condição. Esse processo deve ser feito por orientação do oftalmologista

O médico ainda pode prescrever o uso de outros medicamentos, que podem ser administrados por via ocular ou por via oral. 

Colírio para síndrome do olho seco 

Colírios lubrificantes são os mais utilizados quando se fala sobre síndrome do olho seco. Embora sua comercialização seja liberada sem receita médica, a orientação do oftalmologista é essencial para que o melhor tratamento possível seja prescrito, evitando assim qualquer tipo de complicações.

Aproveite para ler: Como pingar colírio? Confira o passo a passo!

Dispositivos médicos para síndrome do olho seco

O E-Eye (IRPL®) é um dispositivo de luz pulsada que oferece a solução imediata e de longa duração para pacientes que sofrem com ressecamento nos olhos. 

Autocuidados para síndrome do olho seco

Estes são os principais cuidados para evitar ressecamento nos olhos: 

  • Diminua o contato com dispositivos eletrônicos. Caso não seja possível, recomenda-se que você faça intervalos de alguns minutos a cada hora; 
  • Aumente o consumo diário de água para que o organismo produza a quantidade adequada de lágrimas; 
  • Pisque diversas vezes ao dia; 
  • Use óculos escuros para proteger os olhos contra o sol, vento e impurezas do ar; 
  • Prefira ambientes ao ar livre, sem a presença de ar-condicionado ou ventiladores ligados.

A Associação Americana de Oftalmologia (AAO) ainda orienta que você fique longe de quartos muito quentes. No inverno, adicione umidade ao ar com um umidificador ou, caso prefira, coloque uma panela de água perto de seu aquecedor ou radiador.

A propósito, confira este vídeo feito pela AAO, que ensina como cuidar do olho seco:

Conclusão

Enfim, a síndrome do olho seco é uma condição oftalmológica comum, que afeta pessoas de todas as idades em todo o mundo. 

Ela é causada pela produção insuficiente de lágrimas ou pela má qualidade das lágrimas, o que resulta em sintomas desconfortáveis, como irritação, vermelhidão, coceira e sensação de areia nos olhos. 

Embora não haja cura para a síndrome do olho seco, existem tratamentos disponíveis para aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes

Por isso, é vital que você consulte um oftalmologista se apresentar sintomas de olho seco, pois o diagnóstico precoce e o tratamento adequado podem prevenir complicações a longo prazo. 

Além disso, medidas preventivas, como descansar os olhos com frequência, manter-se hidratado e usar óculos de proteção reduzem o risco de desenvolver a doença. 

Próximos passos! 

Esperamos que, até aqui, você tenha entendido tudo sobre a síndrome do olho seco. E, caso precise de ajuda, nós podemos auxiliar no seu bem estar visual.

Faça agora mesmo o download do aplicativo Glauco, que está disponível no Google Play e na App Store, e conheça nossos benefícios:

  • Suporte para acompanhar a sua jornada de tratamento. Você nunca estará sozinho;
  • Lembretes de medicamentos e consultas e educação sobre sua saúde na palma da sua mão;
  • Se o seu oftalmologista utilizar o Eyecare BI, ele estará ainda mais próximo do seu cuidado. 

Deixe a sua saúde ocular em boas mãos!

As informações neste site não têm a intenção de substituir uma consulta pessoal com um oftalmologista.

O leitor não deve desconsiderar aconselhamento médico nem adiar a busca por aconselhamento médico devido a alguma informação encontrada neste blog. 

Procure sempre um oftalmologista para que ele possa lhe auxiliar no seu caso específico.