Certificado ISO 27001

Alimentação e saúde ocular: 5 alimentos que você deve evitar

Alimentação e saúde ocular: 5 alimentos que você deve evitar

Que a alimentação saudável é importante para prevenir patologias sistêmicas tais como obesidade, diabetes, hipertensão arterial, etc, nós já sabemos. Mas quando se fala sobre alimentação e saúde ocular é preciso redobrar a atenção com alguns vilões. Se você se preocupa com sua alimentação e hábitos saudáveis, esse texto vem

Sumário

Que a alimentação saudável é importante para prevenir patologias sistêmicas tais como obesidade, diabetes, hipertensão arterial, etc, nós já sabemos. Mas quando se fala sobre alimentação e saúde ocular é preciso redobrar a atenção com alguns vilões.

Se você se preocupa com sua alimentação e hábitos saudáveis, esse texto vem com algumas informações valiosas sobre alimentos que devemos evitar ou pelo menos ingerir com cuidado e parcimônia para termos uma saúde ocular em dia! 

Parece interessante? Continue a leitura e tire suas dúvidas!

Alimentação e saúde ocular: confira 5 alimentos que você deve evitar

Açúcares e carboidratos

O consumo excessivo de açúcares na alimentação pode propiciar o desenvolvimento de diabetes. O diabetes, apesar de ter componente genético em sua fisiopatologia, também tem como causa o consumo excessivo de açúcares e, por consequência, o descontrole glicêmico crônico. Além de causar alterações vasculares sistêmicas, isto é, em vários órgãos do nosso corpo, como coração, cérebro e membros, o diabetes também pode causar alterações oculares. Pacientes com diabetes podem desenvolver retinopatia diabética, que em casos graves e avançados pode levar a perda de visão de forma irreversível. Leia também o texto Retinopatia diabética: afinal, do que se trata?, publicado no blog da Eyecare que aborda de forma mais profunda esse tópico. 

Margarina e óleos vegetais

As margarinas e óleos vegetais são considerados perigosos para a saúde do corpo, bem como para a saúde dos olhos. As margarinas são alimentos ultraprocessados com altos níveis de gorduras hidrogenadas. O consumo de tais alimentos aumenta o nível do colesterol LDL no sangue que é considerado o colesterol “ruim“ do corpo. Os níveis aumentados deste tipo de colesterol propicia o depósito de placas de gordura nas paredes dos vasos, causando obstrução vascular e, por consequência, redução da perfusão tecidual. Esse dano à parede dos vasos pode comprometer diversos tecidos do corpo, como o cérebro, o coração e, no caso do nosso assunto principal, a retina. 

Alimentos ricos em gorduras trans

A gordura trans industrial é amplamente utilizada na indústria alimentícia, principalmente em produtos que são ultraprocesados. O consumo de alimentos ricos em gorduras trans, como exemplo sorvetes, cremes vegetais, massas instantâneas, salgadinho de pacote, bolos prontos, biscoitos, chocolates e pipocas de microondas, têm efeito similar ao consumo de gorduras hidrogenadas, aumentando o colesterol do tipo LDL, que é popularmente conhecido como o colesterol “ruim“ pela sua capacidade de mobilizar gordura para as paredes dos vasos sanguíneos, levando ao entupimento vascular e a menor circulação sanguínea dos tecidos. Além disso, tais alimentos reduzem a quantidade de colesterol do tipo HDL, popularmente conhecido como colesterol “bom“ já que tem efeito protetor cardiovascular, fazendo o “caminho inverso” que o colesterol do tipo LDL faz. 

Bebidas alcoólicas em excesso

O consumo de bebidas alcoólicas em excesso pode trazer malefícios a curto e longo prazo para a saúde dos nossos olhos. A curto prazo o consumo de bebidas alcoólicas em excesso pode causar turvação visual, baixa visão, visão dupla, diminuir a percepção de contraste, dentre outros. A longo prazo o consumo excessivo de álcool pode causar lesão ao nervo óptico induzindo a chamada neuropatia óptica tóxica ou carencial. Inicialmente, os pacientes com este quadro apresentam baixa de visão e embaçamento visual, que em geral é bilateral e simétrico. Com o avançar da doença pode apresentar redução da visão de cores que, em geral, esta mais comprometida que a acuidade visual. Todavia este quadro nos casos mais avançados pode levar até a cegueira destes pacientes. Pacientes com baixa visão podem melhorar se a causa for tratada de forma rápida, todavia se houver atrofia do nervo óptico, a visão não pode ser mais recuperada. 

Condimentos prontos e sal

O consumo excessivo de sal tanto de forma direta como em condimentos e alimentos pode ser prejudicial tanto a saúde do corpo como dos olhos. Sabemos que o consumo excessivo de sal na alimentação é fator de risco para desenvolvimento de hipertensão arterial sistêmica (HAS). A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que o consumo diário de sal seja de no máximo 5 gramas por dia. A HAS é uma doença vascular multifatorial que afeta vários órgãos do corpo, inclusive os olhos. Quando afeta os olhos é também denominada retinopatia hipertensiva, que tal como a retinopatia diabética, também pode afetar a visão levando a casos graves de baixa visual irreversível. 

Um exemplo de que a má alimentação, alimentação restrita e com poucas verduras e frutas pode causar mal a saúde dos olhos, bem como levar a cegueira, foi abordado em um artigo publicado no Annals of Internal Medicine em 2019: Blindness Caused by a Junk Food Diet. Este artigo relata o caso de um adolescente britânico de 17 anos que adotava uma alimentação seletiva, baseada principalmente em comida ultraprocessada, frituras e fast-food por longos anos. Este paciente desenvolveu hipovitaminose de vitamina B12 por privação de ingestão. Por não realizar o tratamento de forma correta, começou a apresentar perda visual, caracterizando quadro de neuropatia óptica carencial secundária a deficiência de vitamina B12. A condição é reversível, se detectada precocemente. Mas se não for tratada, pode levar a danos estruturais permanentes ao nervo óptico e cegueira. Fica o alerta a todos para cuidar sempre da alimentação. 

Agora que você sabe a relação entre alimentação e saúde ocular, pode aplicar essas dicas na sua rotina diária. Além disso, se tiver alguma dúvida, não hesite em procurar nossa equipe. Será um prazer ajudar e esclarecer eventuais dúvidas sobre o assunto!

Mais artigos

DMRI – Degeneração Macular
Para Pacientes
Eyecare Health

DMRI: o que é e quais são as causas

Ler, dirigir e reconhecer rostos. A visão central é a responsável por enxergar detalhes e realizar atividades. Quando essa área é afetada, a qualidade de vida pode mudar bastante. Uma das principais doenças que comprometem essa função é a Degeneração

Leia mais »
Lente Intraocular (LIO)
Para Pacientes
Eyecare Health

LIO: o que é e para que serve a lente intraocular

Você imaginava que a cirurgia de catarata é um dos procedimentos mais realizados no mundo. Essa operação é responsável por devolver a visão a milhões de pessoas todos os anos. Um dos pontos mais importantes dessa cirurgia é a escolha

Leia mais »
cirurgia refrativa
Para Pacientes
Dra. Bianca Nicolela Susanna

Cirurgia refrativa: o que é e quem pode fazer?

Se você usa óculos ou lentes de contato para enxergar melhor, já deve ter ouvido falar da cirurgia refrativa. Esse é um procedimento que promete mais liberdade no dia a dia e mais praticidade na rotina. Mas será que você

Leia mais »
5 causas do olho vermelho e como tratar cada uma delas
Para Pacientes
Dra. Julia Triglia

Olho vermelho: causas, sintomas e possíveis tratamentos

Uma das queixas mais comuns dentro da Oftalmologia é o olho vermelho. Por muitas vezes os pacientes se deparam de forma súbita com os olhos vermelhos, irritados, dolorosos ou inchados, e procuram o oftalmologista para investigação do quadro.  As causas

Leia mais »
tatuagem no olho
Para Pacientes
Eyecare Health

Tatuagem no olho? Saiba mais sobre o que é a tatuagem corneana

A tatuagem no olho, conhecida também como ceratopigmentação ou tatuagem corneana, consiste na coloração artificial da córnea através da utilização de um pigmento. Sua prática, na Oftalmologia, atinge finalidades tanto funcionais quanto estéticas. Mais especificamente, a técnica de tatuagem corneana

Leia mais »