Como usar tobramicina? Confira 7 dicas úteis! 

A tobramicina é um antibiótico prescrito para diversas doenças, entre elas a conjuntivite bacteriana. Sua resposta ao tratamento, geralmente, se inicia em um a dois dias, melhorando a saída de secreção ocular e melhorando a hiperemia e a irritação. 

Contudo, a sua administração não pode ser feita de qualquer forma. É preciso, por exemplo, redobrar a atenção com o horário da aplicação, quantidade de doses e os riscos que esse fármaco pode trazer para a sua saúde. 

Pensando nisso, desenvolvemos este guia que ensina de maneira prática e didática tudo sobre o medicamento: o que é, para que serve, como usar e muito mais.

Ficou curioso?

Continue conosco e acompanhe! 

Para que serve a tobramicina?

A tobramicina é um antibiótico prescrito para o tratamento de infecções externas dos olhos e seus anexos, inclusive quando são causadas por conjuntivite bacteriana. Sua administração deve ser conduzida de acordo com a receita, geralmente entre 7 a 14 dias, sendo necessário seguir o horário indicado para garantir a eficácia. 

Esse fármaco também é prescrito para pacientes com ceratite ou a ceratoconjuntivite, pois diminui  o desenvolvimento das bactérias nocivas. 

Você pode adquirir a medicação  em farmácias ou drogarias. Ele está disponível em formato de colírio ou pomada oftalmológica. Sua fórmula é encontrada por meio de diversos nomes, entre eles Tobrex, Tobracular, Tobranom ou Tobracin. 

Crianças com mais de dois meses e adultos podem utilizar o medicamento apenas com indicação do oftalmologista

Como usar o colírio de tobramicina no olho? 

Aplique uma gota da tobramicina no olho afetado. Repita o processo a cada quatro horas para os casos leves a moderados. Pacientes com infecções mais graves devem aplicar uma gota no olho de hora em hora até obter melhora, conforme prescrição médica. 

Para evitar problemas, siga a orientação do seu oftalmologista, cumpra com os horários, as doses e a duração do tratamento, que não pode ser interrompido sem orientação médica. 

Dicas para aplicação da tobramicina

  • Lave as mãos;
  • Incline a cabeça para trás e com o dedo indicador de uma mão, pressione suavemente a pele logo abaixo da pálpebra inferior;
  • Puxe a pálpebra inferior para longe do olho para criar um espaço;
  • Instale  o medicamento;
  • Solte a pálpebra e feche suavemente os olhos;
  • Mantenha os olhos fechados por 1 ou 2 minutos, para permitir que o medicamento seja distribuído no olho.

Leia também: Como pingar colírio? Confira o passo a passo!

Como usar a pomada de tobramicina?

Pacientes com infecções oculares leves a moderadas devem usar 1 centímetro do medicamento, no olho afetado, entre 2 a 3 vezes diariamente. Os casos graves, por sua vez, pedem uma dose de 1 centímetro, a cada 3 ou 4 horas, até que o indivíduo perceba a melhora, de acordo com orientação médica. 

Ao observar uma evolução dos sintomas, o oftalmologista pode diminuir a quantidade de aplicações do medicamento. 

O que fazer se eu esquecer uma dose? 

Ao se esquecer de aplicar a tobramicina, o paciente deve fazer esse procedimento imediatamente. Entretanto, caso esteja perto do horário da próxima dose, retorne ao esquema tradicional e ignore a dose esquecida. 

Se tiver alguma dúvida, lembre-se de procurar auxílio com o seu médico para que ele explique as melhores opções para o seu caso. 

Quando voltar às atividades? 

Pacientes com conjuntivite bacteriana devem permanecer afastados  até que não haja mais secreção ocular e a infecção esteja resolvida. 

Riscos de tobramicina 

O uso de tobramicina exige alguns cuidados para gestantes, lactantes, pacientes que utilizam lentes de contato e administram mais de um fármaco oftalmológico. 

A seguir, você confere cada uma dessas orientações. 

Gestantes e lactantes 

O uso desse fármaco durante a gravidez ou amamentação deve ser prescrito apenas se o benefício potencial para a mãe justificar o risco potencial ao embrião ou ao feto. 

Pacientes idosos 

Estudos sobre o antibiótico não observaram diferenças de eficácia e segurança entre idosos e jovens. 

Pacientes que usam lentes de contato 

Ao pingar a tobramicina, recomenda-se que você remova as lentes de contato do olho, pois o medicamento contém um conservante que pode ser absorvido por esse material. Em seguida, aguarde 15 minutos para colocar as lentes  novamente.

Pacientes que administram mais de um fármaco oftalmológico  

Ao usar mais de um colírio, espere um período de, pelo menos, 10 minutos entre cada aplicação. 

Fique atento:

O uso do colírio pode causar vista embaçada durante um determinado período. Como consequência, você pode ter a habilidade e a atenção prejudicadas. Tendo isso em mente, evite dirigir automóveis ou operar máquinas logo após o uso da medicação , combinado? 

Leia também: Como colocar lente de contato? [Passo a Passo]

Quais são as precauções e advertendência de tobramicina? 

Existem algumas preocupações e advertências que devem ser seguidas pelos pacientes que usam a tobramicina. São elas:

  • Pare de usar o antibiótico assim que apresentar qualquer reação alérgica; 
  • Remova as lentes de contato antes de usar o fármaco; 
  • Evite usar lentes de contato caso observe sinais e sintomas de infecção ocular bacteriana; 
  • Agende uma consulta médica antes de aplicar o fármaco, pois seu uso sem prescrição pode trazer riscos para a sua saúde; 
  • Jamais use a tobramicina com o prazo de validade vencido. Armazene o seu frasco em sua embalagem original. Após aberto, ele é válido por 10 dias; 
  • Procure o oftalmologia em caso de superinfecção para que ele prescreva a terapia mais viável para a sua situação; 

Adicionalmente, tenha cuidado com o uso do medicamento por um longo período, pois microrganismos resistentes podem se desenvolver, inclusive fungos.

Quais são os riscos da superdosagem de tobramicina?

Pacientes com superdose devem higienizar os olhos com água filtrada em abundância, pausar o tratamento e consultar seu oftalmologista imediatamente. Também é possível ir ao socorro médico. Nesse caso, leve a embalagem e a bula do fármaco para consulta. 

Quais são os outros colírios para conjuntivite? 

Existem outros colírios para conjuntivite que podem ser prescritos pelos oftalmologistas. São eles: Moxifloxacino; Ofloxacino e Ciprofloxacino. Em alguns quadros, pode ser recomendado a prescrição de outras substâncias e colírios manipulados, além de medicações por via oral e endovenosas. 

Próximos passos 

Esperamos que, até aqui, você tenha entendido tudo sobre essa doença ocular. E, caso precise de ajuda, nós podemos auxiliar no seu bem estar visual.

Faça agora mesmo o download do aplicativo Glauco, que está disponível no Google Play e na App Store, e conheça nossos benefícios:

  • Suporte para acompanhar a sua jornada de tratamento. Você nunca estará sozinho;
  • Lembretes de medicamentos e consultas e educação sobre sua saúde na palma da sua mão;
  • Se o seu oftalmologista utilizar o Eyecare BI, ele estará ainda mais próximo do seu cuidado. 

Deixe a sua saúde ocular em boas mãos!