O que é a visão 20/20? Entenda melhor

Você já ouviu falar em visão 20/20?

Entender os termos e conceitos relevantes pode ajudar os pacientes a tomar decisões informadas sobre sua visão.

Um desses termos comuns é a tal da “visão 20/20”.

Neste artigo, vamos explicar o seu significado, mas antes vamos expor alguns conceitos importantes relacionados à acuidade visual.

Afinal, o que é a acuidade visual?

A acuidade visual é a capacidade do olho de identificar a forma e o contorno dos objetos e distinguir detalhes finos.

Imagine tentar ler uma placa de rua ou identificar um rosto familiar à distância – uma boa acuidade visual que torna isso possível.

A miopia, hipermetropia, astigmatismo e a presbiopia são condições que diminuem a acuidade visual e devem ser corrigidas por meio do uso de óculos de grau, lentes de contato ou cirurgias refrativas.

Além dessas, outras patologias como catarata, glaucoma e doenças retinianas também podem causar baixa acuidade visual (BAV).

Como é medida a acuidade visual?

A acuidade visual é geralmente medida através do teste de Snellen.

Este teste é feito com uma tabela durante as consultas oftalmológicas (em processos de renovação da carteira de motorista também).

A tabela contém letras e números de diferentes tamanhos, dispostas em linhas horizontais.

Durante o exame, é solicitado que o paciente leia as letras de uma determinada distância. O médico registra a menor linha de letras que o paciente pode ler com precisão e isso determina a sua acuidade visual.

Em caso de pacientes pediátricos e analfabetos, o teste pode ser realizado com números, desenhos ou com uma tabela de optotipos, que utiliza somente a letra E em diversas posições e o paciente deve indicar com as mãos para onde as barras da letra estão apontando.

Tabela de Snellen

O que é a visão 20/20?

Desta tabela, surgiu o termo “visão 20/20”, que significa que uma pessoa consegue enxergar com nitidez a uma distância de 20 pés o que uma pessoa com visão normal deveria conseguir ver a essa mesma distância.

Portanto, quando dizemos que alguém tem “visão 20/20”, estamos nos referindo a uma visão que é considerada “normal” do ponto de vista de acuidade visual.

Mas, é importante destacar que a visão 20/20 não é o único indicador de uma boa saúde ocular, já que o teste não avalia a definição das cores, nem a percepção de profundidade e a visão periférica.

OBS: Em alguns casos, é mencionado o termo “visão 6/6”, onde o teste de acuidade visual deve ser feito a 6 metros de distância do paciente ao invés de 20 pés, já que o sistema métrico (em metros) atualmente é um sistema universal.

Conclusão

Entendido o significado da visão 20/20 e da acuidade visual, deve-se realizar exames oftalmológicos regulares e buscar tratamento adequado quando necessário para preservar sua visão e desfrutar de uma vida com nitidez e clareza visual.

Lembre-se sempre de consultar um oftalmologista se tiver dúvidas sobre sua visão ou se notar quaisquer alterações em sua saúde ocular.

Curiosidades

  • O teste de Snellen foi criado em 1863 pelo holandês Herman Snellen e o gráfico é usado até hoje em todo o mundo como ferramenta para a medição da acuidade visual.
  • Para passar no exame de vista da CNH, a acuidade visual deve ser no mínimo 20/40.
  • Segundo a classificação da OMS (Organização Mundial da Saúde), a definição de cegueira é uma visão inferior a 20/400.
  • Boa parte dos jovens apresenta visão 20/15.
  • O recorde mundial de melhor acuidade visual em um humano é 20/8. Ou seja, a acuidade visual do recordista é tão boa que ele consegue ver com nitidez a 20 metros o que uma pessoa com “visão normal” conseguiria ver no máximo até 8 metros de distância.

Fontes

American Academy of Ophtalmology

American Opometric Association