Como ser um oftalmologista? Formação e campos de atuação

Como ser um oftalmologista? É isso que discutiremos no artigo de hoje!

Sabemos que nossos olhos são a nossa janela para o mundo! Por esse motivo, precisamos cuidá-los da melhor maneira ao longo de nossas vidas. E quem nos ajuda com essa tarefa tão árdua?

Para isso, lançamos mão de uma das especialidades mais complexas e envolventes da medicina: a Oftalmologia.

Como ser um oftalmologista? Entenda na prática!

Para tornar-se oftalmologista, em primeiro lugar, é necessário formar-se em Medicina. A Medicina é um curso de graduação com duração de seis anos. Ao longo desses seis anos, os aspirantes a médicos passam por todas as áreas da Medicina, algumas de maneira mais aprofundada, outras, menos.

Na maior parte dos cursos, a oftalmologia é uma área pouco explorada na graduação, pois envolve conhecimento e tecnologias muito específicas, que não são necessárias para a formação de um médico generalista. Portanto, aqueles que possuem um interesse na área acabam buscando estágios optativos ao longo do curso para aprimorarem seus conhecimentos.

Após a graduação de Medicina, para tornar-se oftalmologista é necessário passar por uma residência médica – em outras palavras, uma especialização médica em oftalmologia. O curso básico de residência médica em oftalmologia dura três anos. Durante esses três anos, teoria e prática sobre todas as áreas da oftalmologia são explorados e aprendidos pelo já então Médico, tornando-o apto para exercer a profissão ao final do curso.

Após o término da residência, ainda é possível realizar uma subespecialização dentro da oftalmologia. O conhecimento é tão profundo e complexo, que, muitas vezes, os três anos de residência não contemplam assuntos mais específicos.

Por isso, o oftalmologista pode especializar-se em diferentes esferas, tais como: retina, córnea, cirurgia refrativa, plástica ocular, estrabismo, entre outros. Em geral, essas sub-especializações duram cerca de dois anos.

Portanto, do início da carreira médica até a formação completa do oftalmologista, são necessários aproximadamente onze anos de estudos! É tempo, não é mesmo?

E quais os campos de atuação do Oftalmologista?

O oftalmologista atua principalmente em ambiente ambulatorial. Mais especificamente, realizando consultas oftalmológicas que incluem a verificação de erros de refração (“grau de óculos”), exame completo das estruturas externas e internas dos olhos, diagnóstico de diferentes patologias – como retinopatia diabética, catarata, ceratocone, alta miopia, degeneração macular relacionada à idade, etc. – e seus tratamentos.

A especialidade engloba um mundo de doenças que são tratadas clinicamente, porém também é um prato cheio para quem tem afinidade com a área cirúrgica; cirurgia de catarata, de retina, de estrabismo, de plástica ocular e de vias lacrimais são alguns dos exemplos em que o oftalmologista pode adentrar na esfera cirúrgica.

Nem todos oftalmologistas acabam operando, mas, no geral, percebe-se a escolha de uma das sub-especialidades para aprimorar suas habilidades. Além disso, é possível trabalhar em ambiente hospitalar – neste caso, atuando mais em emergências oftalmológicas.

E qual a diferença entre Oftalmologista e Optometrista?

Optometrista

O optometrista é um médico especializado em saúde ocular, responsável por diagnosticar, tratar doenças oculares e realizar cirurgias oftalmológicas.

Um profissional qualificado para identificar problemas de refração – como miopia, hipermetropia, astigmatismo, etc – utilizando-se de recursos não invasivos através de testes de acuidade visual e refração.

Se este profissional eventualmente identifica algum problema ocular, deve encaminhá-lo para o oftalmologista para que esse faça o diagnóstico e inicie o tratamento. De acordo com o Supremo Tribunal Federal (STF), os optometristas, podem confeccionar, vender e comercializar lentes de refração, mas não podem fazer consultas ou exames. Esta função é exclusiva do oftalmologista.

Oftalmologista

Profissional médico dedicado ao cuidado integral dos olhos, incluindo prevenção, diagnóstico e tratamento de condições visuais.

O oftalmologista, por sua vez, além de realizar as funções de identificação de problemas de refração como o optometrista, também apresenta as características já discutidas anteriormente neste texto. Mais especificamente, pode receitar óculos, solicitar exames específicos para diagnóstico de patologias, pode indicar tratamentos e realizar cirurgias.

Agora que você já conhece um pouco melhor como é desempenhado o percurso de um oftalmologista ao longo de sua formação, tire conosco suas dúvidas caso tenha ficado faltando alguma informação que tenha interesse.

Nós, da Eyecare Health, temos uma equipe composta por profissionais oftalmologistas qualificados que poderão, com prazer, te explicar como ser um oftalmologista. Conte conosco.