Tenho alta miopia: estou correndo algum risco?

Atualmente, estima-se que a miopia seja um distúrbio que atinja cerca de 35% da população por todo o mundo, segundo estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS). Essa alteração que tem componente genético, em geral, causa redução de acuidade visual para longe, isto é, em termos práticos, dificuldade de se enxergar de longe. Quando em grau mais elevado ultrapassando os 6 graus de refração ( -6,00 dioptrias) é considerado alta miopia. Além de ter impacto direto na qualidade de visão do paciente já que alguns pacientes alto míopes não conseguem enxergar sem óculos e em casos mais extremos mesmo com prescrição de óculos tem acuidade visual reduzida, a alta miopia pode levar a problemas oculares graves.
Continue lendo esse texto para saber mais informações sobre os riscos que os alto míopes correm.

O que a miopia causa?

O principal fator causal seria de ordem genética, indivíduos míopes já nascem com globo ocular mais alongado, o que causaria a formação das imagens a frente da retina. No entanto, existem alguns estudos que apontam sobre a influência dos hábitos de vida, principalmente durante o desenvolvimento visual na infância que podem influenciar no desenvolvimento e progressão da miopia. Tais hábitos seriam uso de telas e smartphones na infância, leitura em locais pouco iluminados, além de poucas atividades em ar livre. Sendo assim, a OMS recomenda que crianças entre 2 a 5 anos de idade passem no máximo uma hora por dia diante de telas, que incluem celular, TV, computador e tablets.

Um estudo publicado no JAMA Ophthalmology “Progression of Myopia in School-Aged Children After COVID-19 Home Confinement“, realizado com crianças chinesas aponta os primeiros dados em larga escala sobre o aumento de casos de miopia entre crianças após o confinamento associado ao aumento do uso de telas. Neste estudo, foram avaliadas 123.535 crianças com idade ente 6 a 13 anos e foi observado o aumento de casos de miopia nas faixas etárias de 6, 7 e 8 anos. Nas crianças na faixa etária de 6 anos a quantidade de míopes no período de 2015 a 2019 era de 5,7%, em 2020 saltou para 21,5% nesta faixa etária.

Quais seriam os riscos da alta miopia?

A alta miopia causa grande impacto na qualidade de visão dos pacientes, já que alguns não conseguem enxergar sem o uso de óculos. Porém, além disso, pode provocar uma série de complicações oculares que se não tratadas ou prevenidas em tempo hábil podem levar a complicações graves chegando à cegueira. Os pacientes alto míopes possuem globo ocular alongado e com isso a retina por ser uma estrutura delicada e fina presente no fundo do olho é um dos responsáveis pela visão, também precisa se alongar ficando mais fina comparativamente às pessoas emétropes ou hipermetropes, isto é, pessoas sem miopia.

Veja então abaixo alguns riscos e possíveis complicações que os alto míopes podem correr

Descolamento de retina

A retina é uma fina estrutura localizada no fundo do olho que possui células chamadas de fotorreceptores que são responsáveis por captar luz e converter para impulso elétrico que ao serem enviados ao cérebro formam imagens. Como o olho do paciente alto míope é muito alongado a retina também fica muito alongada e, por isso, fica mais propensa ao descolamento. Quando descolada do fundo do olho a retina perde sua nutrição e função e vai se degenerando. O descolamento de retina é uma emergência médica e deve ser tratado o quanto antes. Quanto mais tempo a retina fica descolada e sem suprimento de nutrientes, menor chance de recuperação visual o paciente tem. Os principais sintomas que os pacientes percebem são: presença de flashes luminosos, percepção e aumento de moscas volantes ou sujerinhas na visão e também campo de visão totalmente escurecido. Tais sinais e sintomas indicam necessidade de avaliação oftalmológica de urgência.

Degeneração da Retina

A degeneração retiniana ocorre devido a fragilidade tecidual secundária ao crescimento anormal e exagerado do globo ocular. Como resultado pode ocorrer degeneração da região macular, baixa de visão patológica, sensação de olhos embaçados e sangramentos retinias anormais.

Glaucoma e Catarata

estudos que demostram uma relação de maior frequência e casos mais precoces de glaucoma e catarata em pacientes alto míopes.

Perda de Visão

A alta miopia é capaz de reduzir a acuidade visual distorcendo as imagens, tornando-as menos nítidas, prejudicando as atividades do dia a dia. Essas distorções podem ser tratadas através da correção do erro refracional, isto é, prescrição de óculos e lentes corretivas ou até mesmo, cirurgia refrativa. Todavia, algumas complicações da alta miopia como descolamento de retina, catarata e glaucoma podem causar perda visual permanente sendo importante serem tratadas e prevenidas quando possível.

? Aproveite para ler: Como melhorar a visão? Checklist Fácil com 12 passos

Podemos previnir as complicações da alta miopia?

Alguns sintomas de doenças oculares como de glaucoma, por exemplo, são incialmente silenciosos sendo diagnosticados somente durante uma consulta oftalmológica. Além disto, pequenas rasgaduras ou roturas na retina também podem ser silenciosas e serem diagnosticadas durante o exame de fundo de olho. Caso visualizadas deve ser feito tratamento preventivo com fotocoagulação com laser de argônio que cria uma barreira na área afetada, reduzindo a chance de um descolamento de retina futuro.

Para os alto míopes recomenda consulta anual ao oftalmologista para diagnóstico precoce e indicação de possíveis medidas preventivas. Caso surja algum sintoma de baixa de visão, aparecimento ou aumento súbito de moscas volantes, presença de flashes luminosos, o exame deve ser realizado o quanto antes já que estes sintomas podem estar associados a um descolamento de retina.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os riscos da alta miopia e como prevenir algumas complicações associadas, marque uma consulta com oftalmologista da nossa equipe!