Alimentação e saúde ocular: 5 alimentos que você deve evitar

Que a alimentação saudável é importante para prevenir patologias sistêmicas tais como obesidade, diabetes, hipertensão arterial, etc, nós já sabemos. Mas quando se fala sobre alimentação e saúde ocular é preciso redobrar a atenção com alguns vilões.

Se você se preocupa com sua alimentação e hábitos saudáveis, esse texto vem com algumas informações valiosas sobre alimentos que devemos evitar ou pelo menos ingerir com cuidado e parcimônia para termos uma saúde ocular em dia! 

Parece interessante? Continue a leitura e tire suas dúvidas!

Alimentação e saúde ocular: confira 5 alimentos que você deve evitar

Açúcares e carboidratos

O consumo excessivo de açúcares na alimentação pode propiciar o desenvolvimento de diabetes. O diabetes, apesar de ter componente genético em sua fisiopatologia, também tem como causa o consumo excessivo de açúcares e, por consequência, o descontrole glicêmico crônico. Além de causar alterações vasculares sistêmicas, isto é, em vários órgãos do nosso corpo, como coração, cérebro e membros, o diabetes também pode causar alterações oculares. Pacientes com diabetes podem desenvolver retinopatia diabética, que em casos graves e avançados pode levar a perda de visão de forma irreversível. Leia também o texto Retinopatia diabética: afinal, do que se trata?, publicado no blog da Eyecare que aborda de forma mais profunda esse tópico. 

Margarina e óleos vegetais

As margarinas e óleos vegetais são considerados perigosos para a saúde do corpo, bem como para a saúde dos olhos. As margarinas são alimentos ultraprocessados com altos níveis de gorduras hidrogenadas. O consumo de tais alimentos aumenta o nível do colesterol LDL no sangue que é considerado o colesterol “ruim“ do corpo. Os níveis aumentados deste tipo de colesterol propicia o depósito de placas de gordura nas paredes dos vasos, causando obstrução vascular e, por consequência, redução da perfusão tecidual. Esse dano à parede dos vasos pode comprometer diversos tecidos do corpo, como o cérebro, o coração e, no caso do nosso assunto principal, a retina. 

Alimentos ricos em gorduras trans

A gordura trans industrial é amplamente utilizada na indústria alimentícia, principalmente em produtos que são ultraprocesados. O consumo de alimentos ricos em gorduras trans, como exemplo sorvetes, cremes vegetais, massas instantâneas, salgadinho de pacote, bolos prontos, biscoitos, chocolates e pipocas de microondas, têm efeito similar ao consumo de gorduras hidrogenadas, aumentando o colesterol do tipo LDL, que é popularmente conhecido como o colesterol “ruim“ pela sua capacidade de mobilizar gordura para as paredes dos vasos sanguíneos, levando ao entupimento vascular e a menor circulação sanguínea dos tecidos. Além disso, tais alimentos reduzem a quantidade de colesterol do tipo HDL, popularmente conhecido como colesterol “bom“ já que tem efeito protetor cardiovascular, fazendo o “caminho inverso” que o colesterol do tipo LDL faz. 

Bebidas alcoólicas em excesso

O consumo de bebidas alcoólicas em excesso pode trazer malefícios a curto e longo prazo para a saúde dos nossos olhos. A curto prazo o consumo de bebidas alcoólicas em excesso pode causar turvação visual, baixa visão, visão dupla, diminuir a percepção de contraste, dentre outros. A longo prazo o consumo excessivo de álcool pode causar lesão ao nervo óptico induzindo a chamada neuropatia óptica tóxica ou carencial. Inicialmente, os pacientes com este quadro apresentam baixa de visão e embaçamento visual, que em geral é bilateral e simétrico. Com o avançar da doença pode apresentar redução da visão de cores que, em geral, esta mais comprometida que a acuidade visual. Todavia este quadro nos casos mais avançados pode levar até a cegueira destes pacientes. Pacientes com baixa visão podem melhorar se a causa for tratada de forma rápida, todavia se houver atrofia do nervo óptico, a visão não pode ser mais recuperada. 

Condimentos prontos e sal

O consumo excessivo de sal tanto de forma direta como em condimentos e alimentos pode ser prejudicial tanto a saúde do corpo como dos olhos. Sabemos que o consumo excessivo de sal na alimentação é fator de risco para desenvolvimento de hipertensão arterial sistêmica (HAS). A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que o consumo diário de sal seja de no máximo 5 gramas por dia. A HAS é uma doença vascular multifatorial que afeta vários órgãos do corpo, inclusive os olhos. Quando afeta os olhos é também denominada retinopatia hipertensiva, que tal como a retinopatia diabética, também pode afetar a visão levando a casos graves de baixa visual irreversível. 

Um exemplo de que a má alimentação, alimentação restrita e com poucas verduras e frutas pode causar mal a saúde dos olhos, bem como levar a cegueira, foi abordado em um artigo publicado no Annals of Internal Medicine em 2019: Blindness Caused by a Junk Food Diet. Este artigo relata o caso de um adolescente britânico de 17 anos que adotava uma alimentação seletiva, baseada principalmente em comida ultraprocessada, frituras e fast-food por longos anos. Este paciente desenvolveu hipovitaminose de vitamina B12 por privação de ingestão. Por não realizar o tratamento de forma correta, começou a apresentar perda visual, caracterizando quadro de neuropatia óptica carencial secundária a deficiência de vitamina B12. A condição é reversível, se detectada precocemente. Mas se não for tratada, pode levar a danos estruturais permanentes ao nervo óptico e cegueira. Fica o alerta a todos para cuidar sempre da alimentação. 

Agora que você sabe a relação entre alimentação e saúde ocular, pode aplicar essas dicas na sua rotina diária. Além disso, se tiver alguma dúvida, não hesite em procurar nossa equipe. Será um prazer ajudar e esclarecer eventuais dúvidas sobre o assunto!