Exames de vista: cronograma para crianças, adultos e idosos! 

Exames de vista são uma parte essencial da saúde ocular e ajudam a detectar problemas de visão precocemente, permitindo tratamentos mais eficazes. 

Com a crescente importância da tecnologia em nossas vidas diárias, muitos indivíduos passam a maior parte do tempo olhando para telas de computador, smartphones e outros dispositivos eletrônicos. 

Isso pode levar a problemas de visão, como fadiga ocular, visão embaçada e até mesmo miopia

Neste artigo, exploraremos a importância dos exames de vista e como se preparar para cada um deles! 

Continue a leitura e tire todas suas dúvidas! 

Exames de vista: confira os 7 principais!

Entre os principais exames de vista, podem-se destacar: teste do olhinho, motilidade ocular, Ishihara, fundo de olho, campo visual, OCT e refração. 

A seguir, você confere as principais características de cada uma, sua importância e como são executados. 

1- Teste do olhinho 

O teste do olhinho é feito ainda na maternidade, com o apoio de um oftalmoscópio. 

Nele, o médico analisa se há reflexo vermelho quando joga a luz no rosto da criança. 

Em caso positivo, o olho do pequeno está saudável. 

Mas, caso esteja branco ou sem visualização nítida, é preciso investigar o motivo, pois pode ser sinal de catarata, glaucoma, entre outras doenças. 

2- Teste de motilidade ocular

A proposta desse exame é verificar a força dos músculos que movimentam os olhos, bem como a sua ausência de controle ou coordenação. 

Seu objetivo é identificar doenças oculares, tais como:

  • Estrabismo;
  • Dificuldade de convergência;
  • Defeito em algum nervo craniano.

Para fazer esse teste, o oftalmologista coloca um pequeno objeto à frente do paciente, como uma caneta ou uma luz. 

Em seguida, o profissional faz movimentos com o objeto para que se possa acompanhá-lo com os olhos. 

De maneira geral, o teste da motilidade deve ser feito em todos os paciente no exame oftalmológico de rotina.

3- Teste Ishihara

Também conhecido como exame de senso cromático, esse teste verifica a percepção das cores pelo paciente e pode diagnosticar o daltonismo

Aqui, o médico observa sua capacidade em distinguir várias tonalidades de cores. Para isso, ele usa cartões com imagens circulares e possuem pontilhados de diversas tonalidades, como mostra a imagem abaixo.¹ ² 

Fonte: Colorlitelens

O teste de Ishihara é indicado tanto para crianças quanto para adultos, especialmente quando você tem dificuldades para identificar cores. 

4- Exame de fundo de olho 

Esse exame oftalmológico avalia as estruturas do olho, entre elas: nervo óptico, vasos sanguíneos da retina e a região da mácula.¹ ²

Observando essas estruturas, o oftalmologista é capaz de identificar alterações na retina ou até diagnosticar doenças sistêmicas.¹ ² 

Mas, você deve estar se perguntando: “quando devo fazer o exame de fundo de olho?”¹ ²

Bem, ele é indicado, geralmente, após os 40 anos ou quando o paciente tem diabete, pressão alta, glaucoma, doenças retinianas ou outras doenças sistêmicas. ¹ ²

Ademais, o exame de vista é feito em recém-nascidos prematuros para que o médico observe se há problemas oftalmológicos, entre eles:

  • Retinopatia da prematuridade;
  • Descolamento de retina;
  • Retinoblastoma;
  • Infecções como sífilis, rubéola, toxoplasmose ou citomegalovírus, no caso da mãe ter sofrido alguma infecção durante a gestação.¹ ²

5- Exame de refração 

Tradicionalmente, esse é o exame de vista mais comum entre os oftalmologistas, pois analisa o grau dos olhos do paciente. 

Tal procedimento permite que o oftalmologista identifique a presença de miopia, hipermetropia, presbiopia e astigmatismo. 

Em paralelo, ele verifica a necessidade do paciente de utilizar óculos ou lentes de contato

6- Teste OCT

O OCT ou tomografia de coerência ótica busca identificar diversas doenças dos olhos que afetam a retina, vítreo ou nervo óptico. Neste grupo, destacam-se: degeneração ou edema macular, glaucoma ou retinopatia diabética. 

Tal exame de vista deve ser feito quando o médico suspeitar de doenças do vítreo, da retina ou do nervo óptico, principalmente quando o indivíduo for diagnosticado com condições como diabetes, hipertensão intracraniana ou glaucoma, por exemplo. 

É importante ressaltar que o exame de OCT é um exame complementar, que pode auxiliar no seguimento e em alguns diagnósticos, mas não substitui o exame oftalmológico. 

7- Exame de campo visual 

É recomendado para analisar a capacidade de perceber o campo visual central e periférico. Ele é indicado, especialmente para diagnóstico e acompanhamento do tratamento do glaucoma. 

Adicionalmente, esse exame é feito para diagnosticar alterações no campo visual em doenças da retina e do nervo óptico, tais como:

  • Retinopatia diabética;
  • Pseudotumor cerebral;
  • Retinose pigmentar;
  • Tumores;
  • Neurites;
  • Alterações na mácula.¹ ²

Quando fazer exames de vista? 

A frequência dos exames de vista variam conforme a idade, fatores de risco para doenças sistêmicas e presença de visão funcional em apenas um olho. 

Logo abaixo, você confere a frequência ideal de exames de vista, de acordo com sua idade e orientações da Academia Americana de Oftalmologia (AAO) e a Associação Americana de Oftalmologia Pediátrica e Estrabismo.²

Recém-nascido 

Um médico ou outro profissional de saúde treinado deve examinar os olhos de um recém-nascido para verificar se há indicadores básicos da saúde ocular, tais como reflexo vermelho e alterações no reflexo pupilar.² 

6 a 12 meses

Um segundo exame deve ser realizado no primeiro ano de vida da criança. Nessa triagem geralmente verifica-se o alinhamento e o movimento dos olhos, a ectoscopia, além do reflexo vermelho e reflexos pupilares.² 

12 a 36 meses

A criança é examinada para verificar o quanto seus olhos são saudáveis e se há alguma alteração como ambliopia, por exemplo. Alguns testes podem ser realizados para quantificar a visão dessa criança e um exemplo disso é o teste de Teller.² 

3 a 5 anos

Um oftalmologista deve examinar para verificar os seguintes sinais: 

  • Olhos desalinhados (estrabismo);
  • “Olho preguiçoso” (ambliopia);
  • Erros refrativos (miopia, hipermetropia, astigmatismo);
  • Outro problema de foco na imagem.²

5 anos ou mais 

A miopia é o problema mais comum nessa faixa etária e é corrigido com óculos

Crianças que fazem uso de hormônios para o crescimento devem ser acompanhadas mais de perto.²

Adultos

Se seus olhos são saudáveis ​​e a visão é boa, você deve fazer um exame completo pelo seu oftalmologista uma vez aos 20 anos e duas vezes aos 30 anos.³

Existem algumas exceções:

  • Se você tiver uma infecção, lesão ou dor nos olhos, ou se notar moscas-volantes repentinas e flashes ou padrões de luz, chame seu oftalmologista.
  • Se você usa lentes de contato, consulte seu oftalmologista anualmente.
  • Se você tem diabete ou histórico familiar de doença ocular como glaucoma, por exemplo, converse com seu oftalmologista sobre a frequência com que seus olhos devem ser examinados.³

A AAO recomenda que os adultos façam um exame oftalmológico completo aos 40 anos. Essa faixa etária condiz com o período de aparecimento dos primeiros sinais de doença ou alterações na visão. É importante detectar doenças oculares precocemente. O tratamento precoce pode ajudar a preservar sua visão.³

Idosos 

Se você tem 65 anos ou mais, verifique seus olhos a cada um ou dois anos. Seu oftalmologista verificará sinais de doenças oculares relacionadas à idade, como:

  • Lembre-se, sempre siga o cronograma recomendado pelo seu oftalmologista para futuros exames oftalmológicos.³

Cada parte do exame oftalmológico fornece informações importantes sobre a saúde dos seus olhos. Faça um exame oftalmológico completo como parte de seus cuidados com a saúde geral.³

Em resumo, os exames de vista são uma parte crucial da manutenção da saúde ocular e devem ser feitos regularmente.³ 

Eles podem ajudar a detectar problemas de visão precocemente, antes que se tornem mais graves, e permitir que sejam tomadas medidas preventivas e de tratamento mais eficazes.³

Portanto, evite negligenciar sua saúde ocular e faça exames de vista contínuos para garantir uma visão saudável e nítida a longo prazo.

Próximos passos!

Esperamos que, até aqui, você tenha entendido tudo sobre exames de vista. E, caso precise de ajuda, nós podemos auxiliar no seu bem-estar visual.

Faça agora mesmo o download do aplicativo Glauco, que está disponível no Google Play e na App Store, e conheça nossos benefícios:

  • Suporte para acompanhar a sua jornada de tratamento. Você nunca estará sozinho;
  • Lembretes de medicamentos e consultas e educação sobre sua saúde na palma da sua mão;

Deixe a sua saúde ocular em boas mãos!

Referências consultadas

Referências consultadas: 

1.AAO.The 8-Point Eye Exam. Disponível em: <https://www.aao.org/young-ophthalmologists/yo-info/article/how-to-conduct-eight-point-ophthalmology-exam>Acesso em:março, 2023.

2.AAO.Eye Screening for Children. Disponível em: <https://www.aao.org/eye-health/tips-prevention/children-eye-screening>Acesso em:março, 2023.

3.AAO.Eye Exam and Vision Testing Basics. Disponível em: <https://www.aao.org/eye-health/tips-prevention/eye-exams-101>Acesso em:março, 2023.