Olhos vermelhos e lacrimejando: pode ser COVID-19?

Última atualização em 14 de fevereiro de 2024 por

Olhos vermelhos e lacrimejantes podem ser um sintoma de várias condições, incluindo conjuntivites, alergias, infecções virais, irritação ocular e outras doenças oculares, portanto, não são específicos de COVID-19. 

Segundo publicação da American Academy of Ophtalmology (Academia Americana de Oftalmologia, em tradução livre), pesquisadores em Wuhan, China, onde o novo coronavírus foi detectado pela primeira vez, examinaram 216 crianças com idades entre 2 e 11 anos que estavam com COVID-19. Destas, 22,7% apresentaram várias manifestações oculares. Estudos anteriores mostram que a conjuntivite ocorre em pacientes adultos com coronavírus, mas em uma taxa muito mais baixa, de 1% a 3%.

Para Sonal Tuli, Médico e porta-voz clínico da Academia Americana de Oftalmologia, sem um swab (haste flexível usada para coletar secreções que ajudam a identificar o vírus) inserido diretamente nos olhos, é muito difícil afirmar que a COVID-19 é a causadora de sintomas oculares. “Muitas coisas podem causar conjuntivite, como resfriados, diferentes vírus, alergias e bactérias. Sem um swab, não podemos confirmar que os sintomas oculares relatados foram realmente causados pelo coronavírus”, afirma em publicação da instituição

COVID-19, olho vermelho e sintomas oculares

A COVID-19 é principalmente uma doença respiratória, mas também pode afetar outros sistemas do corpo, incluindo o ocular. Outros sintomas incluem:

Conjuntivite: inflamação da membrana mucosa que reveste a parte branca do olho e a superfície interna das pálpebras. Pode causar olhos vermelhos, coceira e lacrimejamento. Em alguns casos, a conjuntivite pode estar relacionada à COVID-19, mas é mais comumente causada por alergias ou outras infecções virais.

Conjuntivite viral: também é uma inflamação da membrana mucosa que reveste a parte branca do olho e a superfície das pálpebras, porém, é caracterizada por infecção por vírus, sendo adenovírus, enterovírus, coxsackie, poxvírus e herpes os mais comuns. 

Olho seco: O COVID-19 pode piorar o ressecamento ocular, levando a sintomas como coceira e vermelhidão por alguns motivos.

O vírus COVID -19 pode causar olhos vermelhos ou conjuntivite. A conjuntivite é uma inflamação da membrana transparente que cobre a parte branca dos olhos e reveste a parte interna das pálpebras.

Existem vários tipos de conjuntivite, e um deles é a conjuntivite viral.

O que fazer em caso de sintomas de conjuntivite? 

O primeiro passo é procurar um médico oftalmologista. Esse profissional te ajudará a encontrar alternativas para o tratamento adequado e trará orientações para cuidar da sua saúde ocular.

Em geral, o tratamento com sintomáticos e lubrificantes é suficiente para casos leves, mas existem complicações possíveis, logo a consulta com oftalmologista é imprescindível.

Dicas gerais para casos confirmados ou suspeitos de conjuntivite
  • Lave as mãos com frequência, principalmente antes de comer, após usar o banheiro, depois de tossir ou espirrar e sempre que chegar da rua 
  • Tente não tocar nos olhos. Se for o caso, higienize as mãos antes e use um lenço limpo
  • Não use maquiagem nos olhos infectados e não compartilhe seus itens com outras pessoas 
  • Não use maquiagem velha, vencida ou aberta há muito tempo (máscaras de cílios, por exemplo, geralmente expiram após 6 meses de uso) 
  • Mantenha suas lentes de contato e óculos sempre limpos e higienizados – isso é algo muito importante e tema para um outro post.
  • Evite coçar os olhos: isso vale não só para casos de conjuntivite, mas também para a sua saúde ocular em geral
Siga sempre as orientações de um profissional de saúde da sua confiança. Saiba mais sobre a COVID-19 no site do Ministério da Saúde e consulte os endereços dos serviços de saúde clicando aqui.