Tremor palpebral: o que é, causas e tratamento adequado

O tremor palpebral, também conhecido como mioclonia, é uma queixa comum e preocupante por parte dos pacientes. O tremor palpebral é algo incontrolável, causado pela contração do músculo que circunda a órbita, o músculo orbicular do olho. É uma condição benigna na maioria dos casos, com duração de alguns minutos, podendo permanecer até por dias, com longos intervalos de melhora. 

Na grande maioria dos casos, o tremor dos olhos desaparece sem que o paciente perceba, mas algumas vezes é persistente e incomoda muito. Pode ambas as pálpebras, porém na maioria dos casos acomete apenas a inferior.

O que causa tremor palpebral?

Geralmente, o tremor está muito relacionado com condições que causam estresse no dia a dia dos pacientes. Nesses casos, a duração do tremor costuma coincidir com o período de duração do episódio desencadeante. 

Por exemplo, em um dia em que temos um cansaço físico ou mental intenso, proximidade de alguma data importante, problemas pessoais em geral, estresse, uma má noite de sono, entre outras diversas situações que podem provocar uma liberação excessiva de adrenalina no nosso organismo. 

Essa tremedeira no olho pode ser um sinal importante de alerta de que o corpo está no auge do estresse e cansaço, por isso deve-se ficar atento a estes sinais.

Porém, se o tremor nos olhos persistir mesmo sem nenhuma situação de estresse, devemos ficar atentos a outras causas que podem provocar esses tremores:

Olho seco

Queixa muito comum em idosos, usuários de lentes de contato, pacientes que utilizam muito telas (celular, computador, tablet) durante o dia ou pacientes com alterações hormonais. A Síndrome do Olho Seco afeta milhões de pessoas em todo o mundo e o tratamento é feito com colírios lubrificantes e diminuição da exposição aos fatores desencadeantes.

Ingesta excessiva de cafeína e álcool 

O efeito estimulante da cafeína e relaxante do álcool, consumidos em excesso, podem provocar tremores nos olhos, que podem coincidir com o período de ingesta dos mesmos. O ideal é diminuir o consumo dessas substâncias. A cafeína é encontrada no café, chá, refrigerantes e energéticos.

Deficiência de magnésio

A sua deficiência é a principal causa nutricional de tremor palpebral.  O magnésio atua facilitando os impulsos nervosos e regulariza a contração muscular. Pode ser encontrado em alimentos como arroz, espinafre, castanha de caju, couve, banana, entre outros alimentos. Dificilmente investigado no dia a dia, devemos pensar nesta deficiência em casos em que foram descartadas outras causas de tremores nas pálpebras. Procurar o nutricionista e aumentar a ingesta dos alimentos citados acima geralmente melhoram os tremores.

Cansaço visual

Queixa comum em pacientes que forçam a visão devido uso de grau errado dos óculos ou mesmo a falta de óculos. Existe também o Cansaço Visual Digital, que está relacionado com uso em excesso de computadores e celulares, podendo provocar tremores oculares.

Alergias

Pessoas alérgicas liberam muita histamina, causando coceira e irritação nos olhos. Muitos estudos têm relacionado a produção excessiva de histamina com espasmo palpebral.

Causas neurológicas

Existem causas raras neurológicas que podem provocar tremores palpebrais, como blefarospasmo ou espasmo hemifacial, provocando a contração muscular involuntária. Nestes casos, devemos sempre investigar e procurar ajuda em conjunto com médico especialista.

Quando procurar um especialista?

Sempre que houver qualquer dúvida ou preocupação sobre tremores nas pálpebras, deve-se procurar um profissional para uma melhor avaliação. Em especial, destacam-se alguns casos como:

·       Além dos tremores, o olho ficar vermelho ou irritado;

·       Associado a inchaço das pálpebras;

·       Tremor que afeta outras partes do rosto;

·       Visão embaçada;

Como evitar o tremor nas pálpebras?

É importante seguirmos algumas orientações para evitarmos os tremores:

·       Moderar o consumo de substâncias com base de cafeína e álcool;

·       Evitar situações estressantes;

·       Ter períodos de descanso e sono de qualidade;

·       Fazer intervalos durante o dia no uso de celulares e computadores;

·       Praticar exercícios físicos;

·       Manter uma boa alimentação, equilibrada, com ingesta de vitaminas e minerais;

·       Evitar contato com agentes que causam alergias;

A automedicação é sempre contraindicada, por isso, em casos de dúvidas, outros sintomas associados ou caso os tremores persistam, procure um médico oftalmologista para indicar o melhor tratamento. Em raros os casos que não melhoram com medidas prescritas, pode-se indicar o botox (toxina botulínica) para cessar os tremores oculares.