Abril marrom: saiba mais sobre o mês de conscientização sobre a cegueira

O Abril Marrom é uma campanha de conscientização sobre a prevenção e o tratamento das diversas doenças oculares que podem levar à cegueira. 

Durante todo o mês de abril, diversas ações são realizadas visando alertar a população sobre a importância da saúde ocular e incentivar a realização de exames oftalmológicos regulares. 

A seguir, explicamos os principais temas relacionados à campanha Abril Marrom, incluindo as doenças oculares mais comuns.

Continue conosco e tire suas dúvidas!  

O que é abril marrom? 

O Abril Marrom busca conscientizar a população a respeito da prevenção e combate das diferentes causas de cegueira. A proposta é deixar a sociedade em alerta, diminuindo assim os problemas relacionados à saúde visual.  

Tal preocupação deve ser colocada em pauta, já que quase 50 milhões de brasileiros lidam com algum tipo de distúrbio da visão, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). 

Desses, 60% dos pacientes têm cegueira e deficiência visual, que caso fossem tratadas com antecedência, poderiam ter sido evitadas. 

Adicionalmente, é preciso se preocupar com outros tipos de doenças que causam cegueira. São elas:

  • catarata;
  • glaucoma;
  • erros refratários;
  • Retinopatia Diabética;
  • Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI).

Como evitar problemas de visão? 

A consulta com um oftalmologista é uma das medidas mais importantes para evitar problemas oftalmológicos, visto que esse profissional avalia o seu quadro atual e recomenda as melhores formas de prevenção e tratamento. 

De maneira geral, recomenda-se que você agende uma consulta uma vez por ano. 

Além disso, a Academia Americana de Oftalmologia (AAO) orienta a visita ao médico para as seguintes situações: 

  • Pacientes com 20 anos e olhos saudáveis: marque apenas um exame completo feito pelo seu oftalmologista;
  • Pacientes com 30 anos: agende um exame completo, duas vezes, ao completar essa faixa etária;
  • Idosos com 65 anos ou mais: faça exame de sua saúde ocular a cada um ou dois anos. Aqui, seu médico verifica sinais de doenças associadas à idade, tais como: catarata, retinopatia diabética, degeneração macular e glaucoma.

Existem ainda outros casos que a consulta é indicada: 

  • Se você tiver uma infecção, lesão ou dor nos olhos, ou se notar moscas-volantes repentinas e flashes ou padrões de luz;
  • Se você usa lentes de contato, consulte seu profissional anualmente;
  • Se você tem diabete ou histórico familiar de doença ocular, converse com seu médico sobre a frequência com que seus olhos devem ser examinados.

? Aproveite para ler: O que levar para a sua consulta oftalmológica? Entenda! 

Conclusão 

A campanha Abril Marrom é de extrema importância para conscientizar a população sobre a prevenção e tratamento das doenças oculares que podem levar à perda da visão. 

É fundamental que você esteja ciente da importância de fazer exames oftalmológicos regulares, sobretudo para quem tem histórico de doenças oculares na família ou já apresentou sintomas como dor nos olhos, visão embaçada ou outros desconfortos.

Além disso, é preciso lembrar que muitas doenças oculares podem ser prevenidas por meio de hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada, uso correto de óculos de sol e proteção adequada durante atividades esportivas e profissionais que possam prejudicar a visão. 

Portanto, a campanha Abril Marrom é uma oportunidade para disseminar informações importantes e conscientizar a população sobre a importância da saúde ocular, contribuindo para a prevenção e tratamento das doenças que podem afetar a visão.

Como a Eyecare Health contribui para a saúde visual no Brasil? 

Uma vez que você já sabe o que é Abril Marrom, gostaríamos de apresentar algumas propostas que aplicamos para tornar a saúde visual mais democrática e acessível para todos. 

Para empresas 

O Benefício Visão é um benefício de saúde ocular feito por especialistas para a sua empresa. Conheça, a seguir, os principais benefícios: 

  • Acesso 24/7 a especialistas, garantindo atendimento humanizado e resultados clínicos concluídos;
  • Uso de ferramenta proprietária para triagem oftalmológica, iniciando o atendimento antes mesmo da consulta;
  • Relatórios sobre a saúde ocular dos empregados atendidos, incluindo insights para suporte à tomada de decisão.

Para oftalmologistas 

O Eyecare BI é uma plataforma completa para clínicas e hospitais oftalmológicos. Em suma, estes são os principais recursos da ferramenta:

  • Gestão integrada: agenda, prontuário personalizado, controle de estoque e financeiro em uma só plataforma, que você pode acessar quando e onde estiver
  • Conexão com o paciente: você conectado com o seu paciente, acompanhando seus hábitos e resultados durante a jornada do tratamento oftalmológico;
  • Segurança de dados: permissões de acesso por perfil profissional e protocolos de dados conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). 

Para pacientes

O Glauco é um aplicativo disponível para tratamento de saúde ocular. Confira só os recursos disponíveis:

  • Suporte para acompanhar a sua jornada de tratamento;
  • Lembretes de medicamentos e consultas e educação sobre sua saúde na palma da sua mão.

Esse sistema já está disponível no Google Play e na App Store.

Ficou interessado?

Converse com nossos especialistas e tire suas dúvidas!